myCIW (SÓ PARA VISUALIZAÇÃO - FÓRUNS TRANCADOS!)

Voltar   myCIW (SÓ PARA VISUALIZAÇÃO - FÓRUNS TRANCADOS!) > Temas Islâmicos > Assuntos Gerais

 
 
Opções do Tópico
  #1  
Antigo 23-05-2003, 16:24
Karls Eduardo Karls Eduardo está offline
Membro Registado
 
Registrado em: May 2003
Posts: 6
Padrão O nome do Deus de Israel é copia do nome do Deus da Persia

Em Nome de Deus o Clemente o Misericordioso
------------------------------------------------------


O nome do Deus de Israel(YHWH) é uma copia do nome do Deus da Persia(Mazda)

Por
Karls Eduardo

Como sou muçulmano ja participei de diversos debates com evangelicos, sionistas e outras denominações sobre o tema "o verdadeiro nome de Deus".
Suas alegações são sempre as mesmas : a de que o verdadeiro nome de Deus é "javé" ou sua forma um pouco erronea "jeova" ou em hebraico : YHWH, mais será que isto é verdade ?

A resposta é não, veremos ao ler o texto abaixo que o nome do "Deus de Israel" (YHWH/Javé) nada mais é do que uma copia do nome do "Deus da pérsia"(Mazda).

---
Na pérsia antiga(atual irã) a religião dominante e estatal era o mazdeismo(ainda hoje existem alguns mazdeistas, quase todos do irã), diz a tradição persa que esta religião foi fundada por um profeta chamado zoroastro a milênios antes de cristo(talvez uns 2000 anos AC, não se sabe a data exata da fundação desta religião).

O mazdeismo ou zoroastrismo é a primeira religião quase "monoteista" que se tem noticia na humanidade, o nome do Deus desta religião é Mazda, que em persa( ou iraniano) significa: "O que é" ou seja:"o eterno", os judeus apenas copiaram este termo e o adaptaram para o hebraico, "jeová" , "javé" ou em hebraico "YHWH" significa :"O que é", ou seja: "o eterno", o mesmo nome do Deus mazda da persia, que é muito anterior.

Os mazdeistas utilizavam um chapeuzinho sobre a cabeça(geralmente de cor vermelha), esta tradição foi copiada pelos judeus(que o utilizam geralmente na cor preta). Derrotados pela babilonia os judeus foram libertados pelos persas sob o comando do rei ciro, que seguia a religião mazdeista, foi nesta época que boa parte da cultura persa mazdeista foi copiada e adaptada pelos judeus.

O livro sagrado dos mazdeistas chama-se zend-avesta, ele é muito anterior ao antigo-testamento biblico e grande parte da biblia é copia do zend-avesta.

Conforme conta no zend-avesta, o Deus mazda("o que é") , o "Deus da persia", criou o céu e a terra, o sol a lua, as estrelas, tudo em seis períodos, aparecendo o homem por último. A mesma historia aparece na biblia judaica que foi construida muitos séculos depois do zend avesta.

Também conta o zend-avesta que o Deus mazda criou um casal humano e lhes falou que se fossem bons seriam felizes na terra, mais um demônio em forma de serpente aconselhou eles a desobedecerem a mazda e lhe Deu uns frutos, ao comerem os frutos o casal perdeu a felicidade humana e todos que passaram a nascer dali em diante seriam infelizes.

Um dos principais conceitos do mazdeismo também foi copiado pelos judeus para formarem sua religião: a dualidade. Conforme a religião mazdeista o Deus unico mazda tinha um grande rival, que foi criado por ele mais depois se rebelou e se chamava Angra Maniú(ou Iarina), este dualismo foi copiado por diversas religiões do mundo inclusive o judaismo, que criou baseado no mazdeismo o dualismo "YHWH(javé) X satanás".

Outro famoso pilar da religião judaica é o surgimento de um messias, mais daonde surgiu esta idéia ?
As escrituras sagradas mazdeistas ja anunciavam ao mundo o surgimento de um salvador a terra chamado de "Saoshyant", que nasceria para salvar o mundo do dominio de Angra maniu(Iarina).

E o famoso templo dos judeus chamado de "templo de salomão"?.
Muito anteriormente os mazdeistas também tinham o seu templo, que Mazda ordenou que fosse construido, o seu nome era " templo do fogo", e ficava no alto de um monte, igualmente o templo dos judeus.

As escrituras mazdeistas que surgiram pós-zoroastro contam que o DeusMazda teve um filho que se chamava Mithras, na verdade mithras ja existia como um Deus mesmo antes da existência de zoroastro, e na reforma estabelecida por ele no panteão de Deuses persas, Mithras foi colocado no lugar de o representante divino de Ahura-Mazda na terra, e nas tradições pos-zoroastro Mithras realmente se encarnou de fato na forma humana de um salvador como era esperado por zoroastro, o que mais tarde influenciaria na mitologia de jesus.

Além disto existia a figura mediadora entre mazda e a humanidade, que era chamada de "Spenta Mainyu" que quer dizer "Espirito Santo" !. O mazdeismo também influenciou muito o cristianismo(praticamente toda os ritos da igreja catolica são mazdeistas), e através dos séculos, novos conceitos foram implantados pelos mazdeistas a sua religião. Um destes conceitos dizia que "mazda(pai),mitras(filho de mazda) e spenta mainyu(espirito santo)", formavam uma trindade.Originalmente isto não foi pregado por zoroastro, mais este conceito surgiu através dos séculos no mazdeismo.

O cristianismo foi influenciado por esta trindade para criar a sua o "pai,o filho e o espirito santo". Além do mazdeismo diversas religiões tinham trindades, como o hinduismo por exemplo(braama,vishu e shiva), mais suspeita-se que a do mazdeismo tenha sido a primeira.

Grande parte da cultura judaica é copia da persa, como por exemplo as leis do pentaqueuco(os 5 livros de moises que fazem parte da biblia) e o Vendidad(livro que faz parte do zend-avesta).

O fato dos judeus copiarem quase toda a religião mazdeista causou um racha historico dentre os judeus, que acabou formulando o surgimento de uma das mais famosas seitas judaicas de toda historia, e a unica que sobreviveu ao ataque romano de 70 DC, os fariseus.

Nesta época os fariseus eram a mais forte seita judaica, como pode se ler nos evangelhos foram eles que decidiram na condenação de jesus, porque o governo estava praticamente em suas mãos. Do lado oposto aos fariseus estavam os sadeceus, que eram uma seita judaica que defendia que não deveria haver influência persa na religão deles, os sadeceus não acreditavam no dia da ressureição e vida após a morte, enquanto os fariseus acreditavam.

A palavra fariseus é iniciada por "farsi", mais o que é "farsi"?
Farsi(pharsi) é persa !, em lingua persa.

Fariseus quer dizer " facção persa" ou seja : os judeus que que aceitavam as influências persas mazdeistas na religião judaica.

Os Fariseus foram os unicos sobreviventes do ataque romano de 70 DC, sendo que suas ideias estão presentes no judaismo atual.

Como podemos constatar as influências persas mazdeistas no judaismo são aterradoras, praticamente toda a religião judaica: o nome do Deus, o messias, a criação, o espirito santo, o templo, a ressureição,o juizo final é copia da religião persa mazdeista.

O Livro biblico de daniel, a qual posteriormente o apocalipse se toma de base, é uma copia do maravilhoso "Zand-i Vohuman Yasht ", mais abaixo vamos comparar os dois livros.

Agora, uma curiosidade : a palavra "paraiso" vem de que idioma?
A resposta é: vem do idioma persa, a palavra paraiso vem do persa e significa "jardim", esta palavra também foi copiada pelos judeus para formarem sua religião e ficou conhecida no mundo inteiro.

Vamos abaixo fazer uma pequena comparação do livro biblico de Daniel, com a escritura mazdeista "Zand-i Vohuman Yasht":

--
Escritura mazdeista " Zand-i Vohuman Yasht , que é muito anterior ao livro de Daniel:

". Como é declarado pelo Sudgar Nask(livro mazdeista) que Zoroastro pediu imortalidade de Mazda, então Mazda exibiu a sabedoria onisciente a Zoroastro, e por isto ele(Zoroastro) viu a raiz de uma árvore em qual eram quatro ramos(galhos): um dourado, um de prata, um de aço,
e um era misturado acima com ferro.
Por isso ele (zoroastro) refletiu nesta maneira, que isto foi visto em um sonho, e quando ele acordou de sono, Zoroastro falou assim: " Deus dos espíritos e existências terrestres! parece que eu vi a raiz de uma árvore em qual era quatro ramos(galhos)."
Mazda falou assim com Zoroastro: " Aquela raiz de uma árvore que tu serrou, e esses quatro ramos(galhos), são os quatro períodos que virão :

O de ouro é quando eu e tu conversamos, e o Rei "Vishtasp" aceitará a religião, e demolirá as figuras dos demônios, mas eles permanecem para. . . procedimentos escondidos.
E que o de prata, é o reinado de "Ardashir" é o rei de "Kayanian" (imperador de Kai),
e que o de aço é o reinado dos "glorificados" (anoshak-ruban) o filho de "Khosraw de Kobad",
e o que estava misturado com ferro é a soberania má dos demônios com cabelo desordenado da "raça de Ira",
e quando é o fim do décimo inverno de centésimo de teu milênio, O! Zoroastro . "

[Zand-i Vohuman Yasht(Escritura sagrada mazdeista,1:1 - 5]
-------------------

Agora vamos ler alguns trechos do Livro biblico de Daniel, que é posterior as escrituras mazdeistas :

" Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível. A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre; As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro. "
[Biblia, Livro de Daniel 2:31-33]

" Este é o sonho; também a sua interpretação diremos na presença do rei. Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória. E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro. E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual dominará sobre toda a terra. E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços. E, quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois viste o ferro misturado com barro de lodo. E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil. Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro. " [Biblia, Livro de Daniel 2:36-43]

" Eis, pois, as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: Eu estava assim olhando, e vi uma árvore no meio da terra, cuja altura era grande; Crescia esta árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até ao céu; e era vista até aos confins da terra. A sua folhagem era formosa, e o seu fruto abundante, e havia nela sustento para todos; debaixo dela os animais do campo achavam sombra, e as aves do céu faziam morada nos seus ramos, e toda a carne se mantinha dela. Estava vendo isso nas visões da minha cabeça, estando eu na minha cama; e eis que um vigia, um santo, descia do céu, Clamando fortemente, e dizendo assim: Derrubai a árvore, e cortai-lhe os ramos, sacudi as suas folhas, espalhai o seu fruto; afugentem-se os animais de debaixo dela, e as aves dos seus ramos. Mas deixai na terra o tronco com as suas raízes, atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; e seja molhado do orvalho do céu, e seja a sua porção com os animais na erva da terra; 16 Seja mudado o seu coração, para que não seja mais coração de homem, e lhe seja dado coração de animal; e passem sobre ele sete tempos. "
[Biblia, Livro de Daniel 4:10-16]


Conclusão : Quem ainda tinha alguma duvida, agora não tem mais, a biblia nada mais é do que copias de livros sagrados do antigo oriente.

Porém para nós muçulmanos o mazdeismo é um ensinamento veridico passado por Deus a humanidade, e no zend-avesta contem profecias sobre mohammad e o islam, mais a minha meta com este texto é mostrar que é um mito a tese de que os judeus são um povo escolhido de Deus e que suas escrituras são autenticas e inovadoras, praticamente todas as historias biblicas são copias de outras religiões.

Nós muçulmanos cremos que Deus realmente revelou algo aos judeus, mais estes não são melhores ou superiores a nenhum outro povo e que antes,durante e depois dos judeus, Deus se revelou a milhares de outros povos.

E deixo abaixo a palavra de Deus, que haverá de prevalecer sobre toda humanidade e suas leis humanas, que moralmente estão distantes das leis de Deus :

" Quanto aos fiéis, judeus, sabeus, cristãos, mazdeístas ou idólatras(pagãos), certamente Deus os julgará a todos no Dia da Ressurreição, porque Deus é Testemunha de todas as coisas. " [AlCorão 22:17]

-------------------

Referências :

1-O Comentário de Peake na Bíblia, Matthew Black e H.H. Rowley, ed., edição Revisada, NY:Nelson 1982, seção 607.

2-Enciclopédia América, Danbury, CT, 1988, vol 29, pp,. 813-815, artigo por J. Duchesne-Guillemin.

3-Zarathustra(Zoroastro), Philo, O Achaemenids e Israel, Lawrence Mills, Leipzig, 1903. Lawrence Mills era o professor americano brilhante em Cambridge que não só traduziu muito do Avesta mas publicou vários livros, enquanto incluindo Nossa Própria Religião em Persia Antigo, Chicago 1913, dando exemplos inclusivos de palavras Persas e idéias na Bíblia. Eles foram reimprimidos.

4-Os Mistérios de Mithra, Franz Cumont, Chicago, 1903, também em Dover Livros reimpressão.

5-Site mazdeista : www.avesta.org.
__________________
Karls Eduardo: O Missionário do Islam
  #2  
Antigo 15-06-2003, 18:14
Anonymous
Convidado
 
Posts: n/a
Padrão

Karls, o senhor iluminou-me. Graças a si, vejo que o judaísmo, e por conseguinte o Cristianismo e Islmaismo, não passa de uma cópia do Mazdaísmo, e talvez da religião de Akhenaton. Por isso, vou voltar às minhas raízes. Vou voltar a adorar o Diabo :twisted: . Ou talvez o deus Endovélico. Qual deles é que aceita sacrificios humanos?
  #3  
Antigo 16-06-2003, 16:26
Anonymous
Convidado
 
Posts: n/a
Padrão

Bom....caríssimo participante.
Eu fiz questão de responder todas as suas postagens.
Bom...quanto a essa, devido a pobresa espiritual que se encontra em seu coração, só posso dizer: Que Deus tenha piedade de vc"

Adriana
 
Opções do Tópico

Regras para Posts
Não pode publicar novos tópicos
Não pode publicar respostas
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

Código BB está Ligado
Smiles estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Sobre o nome Espanha Tayeb Reflexões & Cia. 0 12-07-2006 20:27
Uma hipótese para o nome de Allah ajc Assuntos Gerais 9 08-07-2006 20:44
Alteração de nome YoussefHenriqueAbreu Assuntos Gerais 3 02-05-2006 11:03
Não em nome do Islão - Al Furqán YiossufAdamgy Assuntos Gerais 7 27-06-2004 23:50



Powered by vBulletin® Version 3.8.4
Copyright ©2000 - 2014, Jelsoft Enterprises Ltd. :: Translated by vB-Brasil
vBulletin Style by: kreativfantasy.com