myCIW (SÓ PARA VISUALIZAÇÃO - FÓRUNS TRANCADOS!)

Voltar   myCIW (SÓ PARA VISUALIZAÇÃO - FÓRUNS TRANCADOS!) > Temas Islâmicos > Religião Comparativa

Opções do Tópico
Antigo 11-12-2007, 03:49
JPaulo JPaulo está offline
Membro Registado

Padrão Símbolos do islamismo

O símbolo do cristianismo é a cruz por razões óbvias.
Mas por que o símbolo do islamismo é a lua crescente ?

E a Caaba ? O que seria ?
Cientistas dizem ser provavelmente um meteorito porém "quase nada estudado porque os islâmicos não permitem".
Por que tanta reverência a Caaba ?
Antigo 11-12-2007, 09:55
Tayeb Tayeb está offline
Administrador

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por JPaulo
O símbolo do cristianismo é a cruz por razões óbvias.
Mas por que o símbolo do islamismo é a lua crescente ?

E a Caaba ? O que seria ?
Cientistas dizem ser provavelmente um meteorito porém "quase nada estudado porque os islâmicos não permitem".
Por que tanta reverência a Caaba ?
Olá Paulo,

Que se diga que a cruz tornou-se símbolo do cristianismo a partir do século IV.

No Islão não existe nenhum símbolo. A bandeira do profeta era branca sem nada escrito. As bandeiras do Islão passaram a ser pleno branco, ou verde, ou negro.

A lua não é símbolo do Islão. Os muçulmanos começaram a usá-lo depois da conquista de Constatinopla (em 1453). Consta-se que o sultão Osman, fundador do califato Otomano sonhou uma vez que o crescente da lua dominava todo o mundo. A lua era símbolo da cidade de Constatinopla (moderno Istambul). A cidade adoptou este símbolo depois da derrota de Godos que usavam o calendário lunar.

Quanto a Caaba, este é um edifício em forma de cubo construída por Abraão. A pedra não é Caaba. A pedra que está a referir-se está num dos cantos de Caaba. Nós não adoramos a pedra, como alguns ignorantes tentam acusar-nos. Pelo facto de virarmos para Caaba é a existência do edifício quadrado que referí. O primeiro lugar de culto do Islão é Caaba. Quando nos viramos para Meca estamos a virar-nos para Caaba.

Ma'a-salaama,
Antigo 11-12-2007, 11:48
hajar hajar está offline
Membro Registado

Padrão

Que foi a primeira casa edificada para fins de adoração a Deus.

5.97 . Deus designou a Caaba como Casa Sagrada, como local seguro para os humanos.

2.125 . "Lembrai-vos que estabelecemos a Casa, para o congresso e local de segurança para a humanidade: Adotai a Estância de Abraão por oratório. E estipulamos a Abraão e a Ismael, dizendo-lhes: ""Purificai Minha Casa, para os circundantes (da Caaba), os retraídos, os que genuflectem e se prostram."

22.29 . Que logo se higienizem, que cumpram os seus votos e que circungirem a antiga Casa.
Antigo 11-12-2007, 16:39
sandrine sandrine está offline
Membro Registado

Padrão

eis outras informações

Djabir Ibn Abd Allah (Ra)disse : quando o Mensageiro de Allah (bénédiction e salvação esteja sobre ele) chegou a Mekka, apresentou-se à Pedra e tocou-a. Seguidamente passou à sua direita, pressionou o passo durante três voltas, seguidamente andou normalemente fazendo quatro voltas?. (Muslim 1218)

É trazido que Omar (P.A.a) apresentou-se à Pedra e abraçou-a dizendo: ?sei que és uma pedra e que não podes nem trazer lucro nem prejudicar. Se não tivesse visto o Profeta (bénédiction e salvação esteja sobre ele) abraçar-a, não o teria feito?. (al-Boukhari, 1520 e Mouslim, 1720).

"O que seria?"

A Pedra preta foi descida por Allah muito elevado desde o paraíso. De acordo com Ibn Abbas, o Mensageiro de Allah disse: ?A Pedra preta desceu do paraíso?. (Trazido at-Tarmidhi, 877 e Nassaï, 2935). O hadith é autenticado por at-Tarmidhi.

A Pedra preta era mais branca que o leite, mas são os pecados dos humanos que escureceram-a. De acordo com Ibn Abbas : o Mensageiro de Allah (bénédiction e salvação esteja sobre ele) disse: ?A Pedra preta desceu do paraíso mais branca que o leite, e depois os pecados dos humanos escurecerem-a? (at-Tarmidhi, 877 e Ahmad, 2792).

Tradução feita a partir:
http://www.islamie.com/pierre-noire-...5.html?t=12355

o perdão foi criado apenas para os pecadores. Abou Nouwàs

desculpem-me para os meus erros de português
Antigo 11-12-2007, 18:04
Membro Registado

Padrão

Lá vem o Tayeb de novo com a cruz no cristianismo a partir do Concílio de Nicéia..
S.Paulo escreveu: "A cruz que era símbolo de maldição para os judeus agora para nós é símbolo de salvação".

Mas voltando a pedra preta, então os islâmicos creêm que ela "caiu" ou veio do Paraíso, certo ? Por que não permitem que se faça uma análise científica na tal pedra ?

Nós cristão permitimos por mais de uma vez que se analisasse o Sudário de Turim, por exemplo. Por que não a pedra preta ?
Antigo 11-12-2007, 18:14
Membro Registado

Padrão

Outro detalhe:

O católico crê que dentro do Sacrário está o Corpo de Cristo transubstanciado e por isso se ajoelha toda vez que chega na Igreja ( e não por causa da cruz ).
É costume também se ajoelhar perante uma relíquia consagrada ( uma imagem por exemplo ) mesmo sabendo que a oração não é dirigida a imagem mas sim ao próprio Deus ou a um santo intercessor que está no céu junto com Deus. Somos acusados de idólatras por isso.

Se o que fazemos é idolatria, se ajoelhar em direção a uma "casa" ou pedra ou cidade também seria idolatria.
Antigo 11-12-2007, 18:18
Tayeb Tayeb está offline
Administrador

Padrão

Lá está outra vez você equivocado. Ninguém se ajoelha perante a Casa de Deus em Meca. Quando eu rezo em casa tenho a mesa e o sofá à frente de mim, e até às vezes os sapatos. Não estou adorar nenhum destes objectos por se encontrarem no caminho da minha prostração.
Antigo 11-12-2007, 23:05
Membro Registado

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Tayeb
Lá está outra vez você equivocado. Ninguém se ajoelha perante a Casa de Deus em Meca. Quando eu rezo em casa tenho a mesa e o sofá à frente de mim, e até às vezes os sapatos. Não estou adorar nenhum destes objectos por se encontrarem no caminho da minha prostração.
Não se ajoelha para Meca ? Então porque não se ajoelha em qualquer posição, de costas para Meca por exemplo ?

Evidentemente que não se ajoelha "em frente" a Meca porque você vive em Portugal e Meca está na Arábia Saudita. Mesmo assim se posiciona em direção a Meca, o que dá na mesma.
Antigo 12-12-2007, 10:04
Tayeb Tayeb está offline
Administrador

Padrão

Olá Paulo,

Ajoelhamo-nos em direcção à Meca porque é o nosso quiblah é para onde todos os muçulmanos se viram em oração. Antes de Meca os muçulmanos orientavam as suas direcções de oração para Jerusalém, que foi o primeiro quiblah. Os muçulmanos não adoravam Jerusalém ou outro ponto específico de Jerusalém tal como não adoram Meca ou qualque ponto específico de Meca.

Há uns tempos atrás um congressista americano Tom Tancredo, católico como você, ventilou a questão de nukar Meca, isto é atacar com bombas atómicas, no caso de um novo ataque contra os EUA feito por militantes islâmicos. Este ignorante americano de origem latina é claro que não sabe que os muçulmanos não adoram Meca. Se Meca fôr destruída nós não deixamos de existir, ou de orar.

Aqui está a notícia publicada na CNN:

http://politicalticker.blogs.cnn.com...y-sites-first/

É claro que vocês os cristãos perderam uma das tradições judaicas da vossa fé que era orientar o culto religioso em direcção ao Oriente, nomeadamente por causa de Jerusalém. As vossas igrejas eram orientadas para o Oriente. Assim porque já perderam esta vossa herança, você pode escrever esta frase infeliz "Então porque não se ajoelha em qualquer posição, de costas para Meca por exemplo?".

Os cristãos certamente que durante centenas de anos não adoraram Jerusalém. Vocês não adoram o pedaço de madeira de que é feita a cruz, ou as estátuas de pedras que se encontram nas vossas igrejas. Porque é que vocês não rezam perante as vossas cruzes e estátuas de costas viradas à elas? Seria um espetáculo interessante, vêr os cristãos a rezarem de costas viradas à cruz?

Ma'a-salaama,
Antigo 12-12-2007, 16:26
Membro Registado

Padrão

Tayeb

Sobre o congressista norte-americano sem comentários.
É o mesmo se eu atacar o Islam por causa de Osama Bin Laden.
Só me admirou o seu racismo, meu caro. E daí que o sujeito é latino? Faz alguma diferença ?
Sou latino-americano com muito orgulho e não desejo que se joguem bombas nucleares na Arábia Saudita e em nenhum outro lugar.

Sobre os cristãos orarem de costas prás imagens, pode ser. As Igrejas Católicas são cercadas de imagens ( atrás e na frente ).
Além disso, depois do Concílio do Vaticano II até o sacerdote ora de costas para a cruz e para o sacrário. Já pensou nisso ?

Se os primeiros cristãos oravam em direção a Jerusalém era por puro costume. Isso nunca lhes foi ensinado.

Opções do Tópico

Regras para Posts
Não pode publicar novos tópicos
Não pode publicar respostas
Não pode colocar anexos
Não pode editar os seus posts

Código BB está Ligado
Smiles estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
dúvidas sobre o islamismo Gabrielap Introdução ao Islão 66 25-09-2008 07:40
"O islã" explica origens e preceitos do islamismo YiossufAdamgy Literatura Islâmica 0 07-06-2008 15:32
Terrorismo aumenta a popularidade do islamismo no mundo RC Assuntos Gerais 9 26-07-2004 09:00