PDA

Vizualizar Versão Completa : 30 Duás (Súplicas) pessoais, para fazer no Ramadão

YiossufAdamgy
14-10-2004, 15:01
http://www.islamonline.com/cgi-bin/news_service/pics/1133.jpg

30 Duás (Súplicas) pessoais para fazer durante o mês sagrado de Ramadão

A Duá (súplica) constitui a essência do culto. Hazrat Anas, que Allah esteja satisfeito com ele, refere que o Profeta (s.a.w.) disse isso, conforme mencionado por Tirmidhi.

O Profeta, que as benções de Allah estejam com ele, disse o seguinte:

Existem três tipos de pessoas às quais as Duás não são recusadas: àquele que jejuou e parou de o fazer, a um governante justo e a uma pessoa oprimida. (Abu Huraira, segundo Tirmidhi).

Pessoa alguma faz uma Duá sem que Allah lhe conceda o que pede, ou sem que Allah o afaste de um mal similar, isto desde que essa pessoa não Lhe peça algo pecaminoso ou que quebre os laços familiares (Jabir refere isto conforme foi dito pelo Profeta (s.a.w.). (Tirmidhi).

Alguns Muçulmanos que não falam Árabe entendem as Duás como palavras Árabes agradáveis que os Imames pronunciam no fim das orações. Normalmente, estes Muçulmanos limitam-se a repetir ?Amém? no final de cada uma, sem entenderem aquilo que estão a pedir a Allah.

Outros Muçulmanos que não falam Árabe tentam memorizar algumas das principais Duás em Árabe, e compreendem aquilo que estão a dizer.

Mas, algo que frequentemente se esquece a respeito das Duás, é que estas constituem uma forma de comunicação directa com Allah. E que Allah entende todas as línguas. Na realidade, foi Ele Quem criou e conhece todas as línguas, mesmo que se trate do dialecto de rua, específico do local onde se vive. Allah sabe também o que se encontra escondido nas profundezas dos nossos corações, ou seja, aqueles sentimentos de dor, de angústia, de ressentimento, de amor, de ódio, de amargura, de saudade, etc., que tão bem conseguimos esconder de todos os demais, incluindo a nossa própria família e os nossos amigos mais chegados.

Assim sendo, porque não deixar tudo isso sair? Porque não deixar que Allah seja o nosso ?terapeuta?? Especialmente, nas noites do Ramadão, permitam que o tapete onde oram seja o vosso ?divã?, enquanto se revelam Àquele que manda, que vos conhece melhor do que vós mesmos, e Lhe pedem tudo aquilo que desejam.

Existem Duás que, definitivamente, fazem parte da Sunnah que podem e devem usar durante a Laylatul Qadr. Por exemplo, no Hadice que se segue, Aicha, que Allah esteja satisfeito com ela, disse o seguinte:
Eu disse: ?Ó Mensageiro de Allah, caso eu saiba que noite é a noite de Qadr, o que deverei eu dizer??
Ele respondeu: ?Diz o seguinte: Ó Allah, Tu és a personificação do perdão e amas perdoar. Então, perdoa-me!?. (Ahmad, Ibn Majah, Tirmidhi).

No entanto, a Duá não pode ser feita de forma descuidada, isto de acordo com o que foi dito pelo Profeta (s.a.w.) num Hadice referido por Abu Huraira: Faz a Duá e assegura-te de que obténs resposta. E fica sabendo que Allah não responde à Duá feita por um coração desatento, que não está concentrado. (Tirmidhi).

Eis aqui alguns exemplos de Duás pessoais e relevantes, que pode fazer durante o Ramadão, Incha'Allah (Se Deus quiser):

Todos os dias, Incha'Allah, irei colocar neste Fórum UM DUÁ. Se quiserem, poderão estar atentos, e recitar esse DUÁ. Hoje é a 1ª. Noite de Ramadão. Eis, pois o 1º. Duá:

1º. DUÁ:

Ó Allah, por favor, perdoa-me de todo o mal que fiz e que continuo a fazer. Tu és tão Misericordioso e Clemente, por favor, perdoa-me e ajuda-me a manter-me afastado de tudo aquilo que é errado. A mim, é-me tão difícil fazê-lo, e sou tão fraco, mas Tu és a Força. Por favor, eleva-me em sinceridade.

Wassalam,
Ramadam Mubarak
M. Yiossuf Adamgy
(Director da Revista Islâmica Portuguesa Al Furqán)

Salmakhan
15-10-2004, 20:38
Obrigada Irmão por este ensinamento....
Ramadan Munarak
Salma

YiossufAdamgy
17-10-2004, 10:46
Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum.

Conforme prometido, eis aqui mais alguns duás para fazer durante o mês abençoado de Ramadan:

2º. - Ó Allah, por favor, suplico-Te que orientes os meus pais e os meus irmãos em direcção a Ti. Não permitas que estes morram sem perceberem Quem, na realidade, é o seu Senhor. Permite-lhes que vejam a verdade e ajuda-os a resistir às pressões vindas de amigos que tentam afastá-los de Ti.

3º. - Ó Allah, abençoa com as Tuas dádivas aquelas pessoas boas, cujos ternos corações as levam a estender a mão aos seus vizinhos .

4º. - Ó Allah, por favor, orienta os meus vizinhos, o Sr. e a Srª. tal, em direcção a Ti. Eles são pessoas tão decentes e boas, e são tão agradáveis para connosco. Nunca se opuseram a nós, na nossa Religião (Din), e Tu tens visto o quão abertos são para connosco. Por favor, orienta-os em direcção ao caminho certo.

Até amanhã, inch'Allah.
Continuação de um Bom Ramadan.
Wassalam.
Yiossuf Adamgy

YiossufAdamgy
19-10-2004, 00:21
Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum.

Eis, aqui, mais 2 duás para fazer no 5º e 6º dias do mês abençoado de Ramadan:

5º. ? Ó Allah, faz com que cada aspecto da minha vida seja dedicado a Ti e ao serviço da Tua Causa. Por favor, remove todas as falsas intenções que eu possa possuir.

6º. ? Ó Allah, salva a humanidade de ser a sua própria pior inimiga. Protege a Tua Criação da opressão. Salva o povo do Iraque, do Afeganistão, da Palestina e todo o povo oprimido do mundo.

Até a próxima, inch'Allah.
Wassalam,
Yiuossuf Adamgy.

YiossufAdamgy
20-10-2004, 13:41
Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum.

Eis, aqui, mais 2 duás para fazer no 5º e 6º dias do mês abençoado de Ramadan:

7º. - Ya Allah, permite-me que Te ame como Tu mereces ser amado, e permite-me temer-Te tal como mereces ser temido, e permite-me que abandone este mundo servindo à Tua Causa.

8º. - Ó Allah, incrementa o meu conhecimento, mas permite que este conhecimento seja sincero, que não busque a fama ou a glória, o estatuto social ou as riquezas materiais. Permite que este conhecimento sirva a Tua causa, seguindo um caminho por Ti aceitável, e permite que este beneficie a humanidade.

Wassalam,
Yiuossuf Adamgy.

YiossufAdamgy
22-10-2004, 19:42
Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum.

Eis, aqui, mais 2 duás para fazer no 9º e 10º dias do mês abençoado de Ramadan:

9º. - Ó Allah, por favor, orienta os meus filhos e orienta todas as crianças, as quais se encontram rodeadas de tantas tentações e de coisas proibidas. Protege-as, Senhor, de todas as más influências que as rodeiam. Dá-lhes amigos que fortaleçam a sua fé e que as ajudem a permanecer no Caminho Certo.

10º. - Ó Allah, orienta-me na busca do meu conhecimento de Ti e desta Din (religião) abençoada naqueles que são sinceros, que possuem o conhecimento Islâmico certo, que são moderados e equilibrados.

Wassalam,
Yiuossuf Adamgy.

YiossufAdamgy
24-10-2004, 12:36
Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum.

Eis, aqui, mais 2 duás para fazer no 11º e 12º dias do mês abençoado de Ramadan:

11º. - Ó Allah, ajuda-me a manter-me afastado do que é Haram (ilícito), e ajuda-me a alcançar o que é melhor neste mundo (halal).

12º. - Ó Allah, não permitas que me afaste de Ti, não obstante as inúmeras provas e dificuldades a que me submetes e com que me testas. Permite que estas dificuldades sirvam para que me torne num Muçulmano mais forte e mais sincero para Contigo.

Wassalam,
Yiuossuf Adamgy.

YiossufAdamgy
26-10-2004, 12:54
Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum.

Eis, aqui, mais 2 duás para fazer no 12º e 13º dias do mês abençoado de Ramadan:

12º. - Ó Allah, não permitas que me afaste de Ti, não obstante as inúmeras provas e dificuldades a que me submetes e com que me testas. Permite que estas dificuldades sirvam para que me torne num Muçulmano mais forte e mais sincero para Contigo.

13º. - Ó Allah, abençoa os nossos conceituados e sinceros eruditos e líderes que tanto se esforçam por estabelecer o Islão segundo o caminho equilibrado do Teu amado Profeta (s.a.w.).

Wassalam,
Yiuossuf Adamgy.

YiossufAdamgy
28-10-2004, 00:48
Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum.

Eis, aqui, mais 3 duás para fazer no 14º, 15º e 16º dias do mês abençoado de Ramadan:

14º. - Ó Allah, abençoa todos aqueles que me instruíram a Teu respeito e a respeito do Islão, ensinando-me quão importante é ser paciente para com os mais pequenos e para com os idosos, e o quão importante é dizer a Verdade, não obstante o quanto esta possa desagradar aos outros.

15º. - Ó Allah, concede-me a capacidade de perdoar a todos os que me magoaram, quer com gestos, quer com palavras, e reúne os nossos corações.

16º. - Ó Allah, por favor, liberta-me desta horrível dívida que tanto me incomoda. Por favor, concede-me meios que sejam Halal (permitidos pelo Islão) para me libertar dela o mais rapidamente possível, de modo a que, no Dia do Juízo Final, Te possa encarar livre de todas as dívidas.

Wassalam,
Yiuossuf Adamgy.

YiossufAdamgy
30-10-2004, 11:12
Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum.
Eis, aqui, mais 3 duás para fazer no 17º, 18º e 19º dias do mês abençoado de Ramadan:

17º. - Ó Allah, arranja maneira de que o meu filho se case o mais rapidamente possível. Permite-lhe desposar uma irmã que seja sincera e devota para Contigo, e que seja compatível com ele.

18º. - Ó Allah, arranja maneira de que a minha filha se case o mais rapidamente possível. Permite-lhe desposar um irmão que seja sincero e devoto para Contigo, e que seja compatível com ela.

19º. - Ó Allah, por favor, concede ao meu amigo e à sua esposa, filhos saudáveis. Eles anseiam tanto por serem pais e, incha'Allah, seriam uns grandes pais Muçulmanos. Por favor, concede-lhes filhos que cresçam e que sejam para eles uma fonte de Misericórdia.

Wassalam,
Yiuossuf Adamgy.

YiossufAdamgy
03-11-2004, 12:30
Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum.

Eis, aqui, mais 3 duás para fazer no 20º, 21º e 22º dias do mês abençoado de Ramadan:

20º. - Ó Allah, ajuda os órfãos e os pobres onde quer que estes estejam. E concede-me os meios e a capacidade para fazer por eles tudo aquilo que me for possível.

21º. - Ó Allah, orienta e protege os nossos adolescentes de todas as tentações oferecidas pelo sexo, pelas drogas, pelo álcool, e protege-os de todos os outros males da nossa sociedade. Eles necessitam tanto da Tua Ajuda e da Tua Orientação.

22º. - Ó Allah, purifica o meu coração do mal da arrogância e do orgulho, e permite-me que morra como um dos Muçulmanos sinceros e humildes.

Wassalam,
Yiossuf Adamgy.

YiossufAdamgy
06-11-2004, 12:15
Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum.

Eis, aqui, mais 3 duás para fazer no 23º, 24º e 25º dias do mês abençoado de Ramadan:

23º. - Ó Allah, arranja uma maneira para que eu possa fazer a Hajj o mais rapidamente possível, de modo a que me seja possível cumprir a minha obrigação para Contigo.

24º. - Ó Allah, concede paciência à irmã/irmão tal, para que consiga lidar com a doença de que padece. Os tratamentos provocam-lhe tanta dor. Por favor, concede-lhe paciência e permite que a sua doença seja uma maneira que lhe permita ver seus pecados perdoados.

25º. - Ó Allah, abençoa os irmãos tal e tal, os quais estão sempre na nossa Maçjid, ocupados em trabalhos de reparação, de limpeza, isto depois de todos os demais a deixarem numa confusão.

Wassalam,
Yiossuf Adamgy.

YiossufAdamgy
09-11-2004, 14:02
Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum.
Eis, aqui, mais 3 duás para fazer no 26º, 27º e 28º dias do mês abençoado de Ramadan:

26º. - Ó Allah, Tu és o Perdoador e amas perdoar. Então, perdoa-me".». (Ahmad, Ibn Majah e Tirmidhi).
A transliteração arábica desta Duá é: "Allahumma innaka 'afuwwun tuhibbul 'afwa fa 'fu 'anni".

27º. - Ó Allah, retira os véus dos olhos de todos aqueles que têm sido enganados e que vêem o Islão como algo de maléfico, isto devido à ignorância e aos estereótipos dos mídia.

28º. - Ó Allah, aproxima de Ti todos os seres humanos, e aproxima-os uns dos outros. Por favor, não faças de nós, Muçulmanos, um teste para eles, devido à nossa eventual representação errónea do Islão e devido ao nosso algum mau comportamento.

Com os Votos de um LAILAT-UL-QADR frutífero, até a próxima, inch'Allah.
Wassalam,
Yiossuf Adamgy.

YiossufAdamgy
11-11-2004, 22:45
Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum.

Ramadan Alwidah

Ó, quão rápida é agora esta última parte do Ramadão!
Sento-me, perguntando a mim mesmo e pensando,
Se usei, de forma proveitosa, os primeiros dias do Ramadão,
Ou será que o tempo passou sem que eu desse por isso?

Chega o Ramadão; durante um curto mês está aí.
Verei eu o Ramadão do próximo ano?
Allah, ó Allah, ajuda-me a orientar o meu coração,
Pois, apenas Tu é Quem sabes
Se sou suficientemente devoto para Contigo."
_________

Eis, aqui, mais 3 duás para fazer no 29º, 30º dias do mês abençoado de Ramadan:

29º. - Ó Allah, por favor, ajuda-me a deixar de fumar este ano. É tão difícil deixar de fumar, depois de todos estes anos, e apenas Tu o podes tornar fácil.

30º. - Ó Allah, Beneficente e Misericordioso, perdoa-me todos os meus pecados, faltas e negligências; perdoa-me todo o mal que fiz, o bem que deixei de fazer e o bem que fiz mal feito.

Com os Votos de um ID-MUBARAK extensivo a todos os muçulmanos, até a próxima, inch'Allah.

Wassalam,
Yiossuf Adamgy.