PDA

Vizualizar Versão Completa : Formas de transmissão

LuisDantas
08-07-2004, 15:36
Saudações a todos.

Sou recém-chegado ao fórum. Espero sinceramente que tenhamos um intercâmbio construtivo, embora deva dizer desde já que meu interesse pelo Islam não se estende à prática religiosa em si - seria impossível, já que sou ateu convicto.

Isso, é claro, não é motivo para que eu não busque o melhor diálogo possível com esse vasto e variado povo que busca sua orientação espiritual no Alcorão e nas Hadiths. O fato de que eu pessoalmente não acredito em Deus é irrelevante, pois eu acredito firmemente na sinceridade e valor da prática religiosa islâmica nas vidas de pelo menos muitos de vocês. Não estou disposto a fazer de conta que não percebo a existência da religião que mais cresce no mundo e que já tem mais de um bilhão de adeptos, por isso sinto que tenho a obrigação moral de procurar entendê-los e dialogar de forma harmoniosa.

Estou bem ciente de que ao dizer isso trago certo grau de preocupação e desconfiança. Mesmo nos fóruns ateístas que frequento, é difícil evitar a mentalidade de que entre ateus e religiosos teístas há um lado certo e outro errado. Não tenho receio de ser agredido verbalmente por muçulmanos: conheço a fé o bastante para saber que isso é praticamente impossível de acontecer. Devo confessar, porém, que tenho sim um certo receio de que possam desconsiderar o que tenho a dizer e perguntar por vir da boca de um tolo que não aceitou sequer a Deus, que dirá ao Alcorão. Esse no entanto me parece um fraco motivo para deixar de tentar.

Um de meus interesses são religiões em geral. Tenho percebido que no meio islâmico não são muito frequentes referências às crenças não-abraâmicas. É possível que eu tente fazer tais referências, agradeço se me informarem de alguma política a respeito que eu deva obedecer. Obviamente, no mínimo devo evitar insultos ao Islam e ao que é para ele sagrado, bem como aos praticantes em si.

Uma curiosidade - como se deve fazer em português a abreviação do louvor aos nomes de Jesus e do Profeta? Em inglês, creio, seria (pbuh) - Peace Be Upon Him. Tenho visto (swas) sendo usado, mas não creio que seja uma sigla da língua portuguesa. Qual é o costume recomendado?

Para encerrar, quero recomendar um texto curto de minha autoria, disponível em http://dantas.editme.com/files/textos/transmissao_oral.2.htm. Eu o escrevi certa vez em que conscientizei de que a faculdade que frequento está de uma forma geral supervalorizando a transmissão escrita, esquecendo que ter os textos e passar os olhos apressadamente sobre eles é algo bem diferente de compreendê-los e manter viva sua mensagem. Evidentemente, esse é um problema ainda maior para assuntos religiosos do que para assuntos técnicos. O Islam naturalmente tem uma transmissão pelo menos parcialmente escrita através dos Hadiths e do próprio Alcorão. Mas acredito que exista alguma forma de transmissão oral, por menos canônica que seja. Apreciaria detalhes e comentários.

Paz, Metta, Salaam.

Luís Dantas.

simao
08-07-2004, 17:12
ola.

gostei muito da sua mensagem ,porque foca certos pontos onde eu estou de acordo.nao sou muçulmano mas tambem nao sou ateu.
se quiser trocar impresoes por favor nao hesite.

Harron
09-07-2004, 04:47
Olá Luis Dantas,

Você faz-me pensar! Vejo que é conhecedor do Islam. Pessoalmente, não gosto de dialogar com quem é ateu. É uma forma de me defender. Estou bem Graças a Allah nesta minha existência, então porquê complicar e começar a duvidar? Mas, se porventura isso acontecesse, consideraria como uma prova da minha Fé. Já agora, fazendo uma excepção ouso perguntar-lhe, qual o sentido em dialogarmos? Você explicou...mas não entendi muito bem e daí essa minha interrogação!

A finalizar e sem pretender ofender gostava de lhe perguntar se você tem emoções? Tem medos ou receios na vida? Sente angústias?
Acredite que é mesmo curiosidade em saber o que um ateu sente.

Que Allah dê a orientação a todos o humanos. Amem.

LuisDantas
09-07-2004, 05:16
Olá Luis Dantas,

Você faz-me pensar! Vejo que é conhecedor do Islam.

Você é generoso. Eu me esforço, mas não me diria conhecedor.

Pessoalmente, não gosto de dialogar com quem é ateu.

Aprecio sinceramente a franqueza. E vou ser franco também, lamento ouvir isso. Eu acho que sou igual a todo mundo nesse particular: prefiro que me digam que gostam de dialogar comigo...

É uma forma de me defender.

De mim? Sou acaso tão perigoso ou tão desprezível assim?

Harron, eu realmente sou gente como todo mundo. Não estou querendo atacar os muçulmanos ou o Islam, até porque, quem sou eu diante deles? Eu sinto falta de fraternidade, troca, diálogo. Quero crer que os muçulmanos, bem como os não-muçulmanos, podem compreender essa necessidade. Aliás, não é esse um dos maiores valores do Islam - o respeito e dedicação à família e à comunidade?

Eu acho, isso sim, que não são todos que podem dizer sinceramente que crêem em algum deus. Menos ainda podem se comprometer a louvar especificamente o Deus de Abraão na forma proposta pelo Alcorão sem entrar em um conflito de consciência. Eu gostaria de não ter de escolher entre a solidão e a hipocrisia, e acho difícil me conformar em que essa escolha seja realmente necessária. É uma dificuldade que tenho com o Islam - pelo menos parte do tempo parece que vocês realmente desejam que todos, absolutamente todos, se comprometam a louvar e agradecer a Allah. Receio que não posso concordar com essa meta.

Estou bem Graças a Allah nesta minha existência, então porquê complicar e começar a duvidar?

Não lhe peço para duvidar necessariamente. Apenas para acreditar em mim quando lhe digo que sou ateu e nem por isso menos humano ou menos honrado do que qualquer outro ser humano.

Quanto aos motivos - porque no fundo eu sou tão seu irmão quanto o mais honrado muçulmano. Porque se Allah escolheu soprar vida em mim sem me instilar a fé em sua existência, deve ter tido seus motivos. Porque é uma forma lógica de expressar sua fé e misericórdia. Ou simplesmente porque um outro ser humano que pensa, sente, sofre e ama como você está pedindo que tente.

Você não precisa aceitar nem valorizar qualquer uma dessas respostas, mas fazem sentido para mim.

Mas, se porventura isso acontecesse, consideraria como uma prova da minha Fé.

Como já disse, não lhe peço para duvidar. Apenas para não me rejeitar porque eu próprio duvido. Minha dúvida, ou no caso descrença, não é uma tentativa de te agredir.

Já agora, fazendo uma excepção ouso perguntar-lhe, qual o sentido em dialogarmos?

Qual o sentido de quaisquer dois seres humanos dialogarem?

Em que ele se aplica menos a pessoas como eu?

Você explicou...mas não entendi muito bem e daí essa minha interrogação!

Eu realmente aprecio sua abertura. Não sei se consegui ser mais claro.

A finalizar e sem pretender ofender gostava de lhe perguntar se você tem emoções?

Eu ADORO sua sinceridade, sem qualquer ironia. Me abre muitas portas maravilhosas. Sim, tenho emoções. Não acho que sejam muito diferentes das de quem quer que seja. Certamente não acho que ser ateu me torne ou deva me tornar menos emotivo.

Tem medos ou receios na vida? Sente angústias?

Não tenha dúvida. Eu sou vascaíno!

Desculpe se a brincadeira veio fora de hora. Mas acredite, eu SOU gente como todos os outros...

Acredite que é mesmo curiosidade em saber o que um ateu sente.

Acredito, sinceramente. Esteja à vontade para prosseguir, com meu apreço e simpatia. Muito agradeço pela coragem de perguntar o que, suspeito, muitos pensam mas preferem não se aborrecer em dizer.

Que Allah dê a orientação a todos o humanos. Amem.

Que a paz e a boa fortuna acompanhem a todos nós.

Salaam,

Luís.

Lay
09-07-2004, 12:38
Saudações a todos.

Sou recém-chegado ao fórum.
Assalamu Aleikum

Olá Luis Dantas, seja vem vindo, espero estarmos a altura das suas expectativas, e podemos ter vários diálogos produtivos para todos nós. :)

Lay
09-07-2004, 12:42
nao sou muçulmano mas tambem nao sou ateu.
Assalamu Aleikum

Irmão Simão, agora me deixou confusa, na sua outra postagem disse que se converteu a pouco tempo, e aqui afirma o contrario. :?

RC
09-07-2004, 13:06
olá Luis Dantas

Na realidade eu estou um pouco afastado dos debates, apenas intervi neste momento para lhe dizer, seja bem-vindo ao forum 8)

Estava a reconhecer o seu nome de algum lugar...do str, onde tive uma curta "estadia" com o nome kulgan :)

Uma curiosidade - como se deve fazer em português a abreviação do louvor aos nomes de Jesus e do Profeta? Em inglês, creio, seria (pbuh) - Peace Be Upon Him. Tenho visto (swas) sendo usado, mas não creio que seja uma sigla da língua portuguesa. Qual é o costume recomendado?

A abreviatura "saws" é arabe.

Peço a alguém mais fluente na lingua arabe que transcreva e diga o exacto significado...já a tradução que conheço é a paz e as bençãos de Deus estejam com ele
como daria isso em português, uma abreviatura demasiado grande :lol:

Metta - será paz, mas a questão é em que língua :?:

Paz, Metta, salaam

Ricardo Correia

LuisDantas
09-07-2004, 15:57
olá Luis Dantas

Na realidade eu estou um pouco afastado dos debates, apenas intervi neste momento para lhe dizer, seja bem-vindo ao forum 8)

Estava a reconhecer o seu nome de algum lugar...do str, onde tive uma curta "estadia" com o nome kulgan :)

Em me lembro bem, Ricardo. Espero que nos honre com seu retorno algum dia, de preferência em breve.

já a tradução que conheço é a paz e as bençãos de Deus estejam com ele
como daria isso em português, uma abreviatura demasiado grande :lol:

De acordo... talvez pbdse, Paz e Bençãos de Deus Sobre Ele?

Metta - será paz, mas a questão é em que língua :?:

Pali. Não é exatamente "paz", mas "amor abrangente".

LuisDantas
09-07-2004, 17:52
Grato pelas boas-vindas, Lay. A você também, Simão.

Malê
11-07-2004, 15:54
as-Salamu alaikun Luís,

Vc é Budista, não?

Theravarda?

Salaam

Malê

LuisDantas
11-07-2004, 18:01
as-Salamu alaikun Luís,

Vc é Budista, não?

Theravarda?

Salaam

Malê

Exatamente, Malê. Nós já nos conhecemos?

Salaam,

Luis.

Malê
12-07-2004, 04:01
Salaam Luís,

O Budismo é uma religião bastante peculiar e interessante, e eu conheço algo dele e de algumas sanghas brasileiras, a vajra de Três Coroas, a theravada de BH, entre outras. Já estive em listas budistas, e o conheço delas e de fóruns céticos.

Além disso, os theravadas são os q utilizam com mais frequência o Pali, não?

Salaam

Malê

LuisDantas
12-07-2004, 04:28
Além disso, os theravadas são os q utilizam com mais frequência o Pali, não?

Certamente.