PDA

Vizualizar Versão Completa : O Islão e a Paz

YiossufAdamgy
25-06-2004, 18:38
O ISLÃO E A PAZ

Por: Mahomed Yiossuf Mohamed Adamgy
In Revista Al Furqán, nº. 139, a sair nos finais do mês de Junho.

Povos de todo o Mundo, conheceis a verdade a respeito do Islão?
Ou pensais que este se trata apenas do bombardeamento
e do assassinato de pessoas inocentes?
Esquecei as mentiras!
Estou aqui para vos dizer o que realmente é o Islão.
Vós mereceis conhecer esta linda maneira de viver.

Povos de todo o Mundo,
o Islão diz respeito à paz, não ensina o terrorismo;
O Islão diz respeito ao amor, à família, à caridade
e à oração a um único Deus ...

É algo que deveis saber.
O Islão ajudou-me realmente a crescer;
Não pactua com a arrogância e transmite-nos princípios morais.
Representa uma maneira perfeita de viver,
motivo pelo qual não deveis acreditar em tudo o que virdes e ouvirdes;
São muitos os que se dizem Muçulmanos, mas que não seguem o Islão.

Povos de todo o Mundo,
o Islão diz respeito à paz, não ensina o terrorismo.

Ensina-nos que o Criador fez desta vida um teste para nós e que,
se seguirmos a Verdade e praticarmos boas acções,
por Ele seremos recompensados no Além.
Se nos lembrarmos de Deus, e ensinarmo-nos uns aos outros
o significado da Verdade e da Resignação,
poderemos, assim, viver em conjunto e em paz. É isto o Islão.

Povos de todo o Mundo,
o Islão diz respeito à paz, não ensina o terrorismo.

Wassalam A. W.W.

Hanifa
27-06-2004, 01:57
Penso que este poema diz tudo que eu sinto pelo Islão.
Está muito bem dito.
Muito obrigada ao seu autor.

Sadika
27-06-2004, 17:35
Salaams:

O terrorista para alguns é o combatente de liberdade para outros.

Um dos mais afamados "terroristas" que ganhou o respeito internacional é Nelson Mandela. O Samora Machel de Moçambique também era "terrorista".

É fácil falar da paz quando os muçulmanos são os principais visados na guerra contra o "terrorismo".

Sadika

Tayeb
27-06-2004, 17:42
Assalamu-alaikum irmão Yiossuf:

Moví o tópico para o fórum "Reflexões & Cia" porque o tópico pertence aqui. Os poemas pertencem a este fórum, e não aos Assuntos Gerais.

Reconheço que há uma tendência de colocarmos os nossos tópicos no fórum a que estamos habituados.

É importante porém, que os outros fóruins que respondem aos outros interesses, tenham a sua devida actividade.

Ma'a-salaama,

YiossufAdamgy
27-06-2004, 23:48
Prezados Irmãos,
Assalamu Alaikum

Eis, o meu modesto comentário às afirmações da irmã Sadika:

Salaams:

CORRECTO. E vice-versa para outros.

Um dos mais afamados "terroristas" que ganhou o respeito internacional é Nelson Mandela. O Samora Machel de Moçambique também era "terrorista".

CORRECTÍSSIMO. Inclua, também, (porque não incluíu) Yasser Arafat que ganhou Prémio Nobel de Paz , que "era" terrorista ...

É fácil falar da paz quando os muçulmanos são os principais visados na guerra contra o "terrorismo".

Aqui é que não vejo onde a irmã Sadika quer chegar, ou dizer relacionado ao meu poema "O Islão e a Paz". Eu quis, com esse poema, explicar aos não-muçulmanos e pouco conhecedores do Islão, (que hoje em dia pensam que o Islão é igual ao Terrorismo), de que o Islão diz respeito à paz, não ensina o terrorismo. O Islão diz respeito ao amor, à família, à caridade e à oração a um único Deus ... E que não faz guerra; defende-se. E quando se defende, numa guerra, o Islão diz para não matar indiscriminadamente ... nem injustamente ... Diz para se respeitar os idosos, as mulheres, as crianças, os animais, as árvores, as culturas, etc ... etc...

Wassalam (A paz, essa que você, irmâ Sadika, diz é fácil falar da paz ... , esteja com todos, com toda a sinceridade).

Yiossuf Adamgy
Director da Revista Islâmica Portuguesa Al Furqán

Sadika

Hanifa
28-06-2004, 00:50
Todos nós devemos tentar viver em harmonia uns com os outros, ser tolerantes, tentar praticar boas acções e seguir os pilares fundamentais do Islão. No fundo estes pilares, todos eles invocam a serenidade, a paz, as boas acções, pois, por exemplo para fazer a peregrinação, só a poderemos fazer se estivermos em paz com nos próprios, para isso não devemos trazer ódio no coração.
O Islão permite, é claro, quando atacado a pessoa defender-se, mas isto não é em nome de Deus, mas sim uma defesa pessoal, ou defesa de território, ou da honra, etc.
Não devemos invocar o nome de Deus em vão.
Devemos, também tentar tirar a má imagem que o mundo ocidental tem do Islão devido aos «mass média». E para isso devemos esclarecer muito bem as pessoas. Por exemplo o que acontece no Iraque, não tem nada haver com religião, mas sim com um pais que resolveu atacar outro por causa do ouro negro e com isso só houve mortes e violência. É isto que devemos transmitir para os «mass média», pois no fundo até eles sabem que isso é verdade.
No caso da Palestina e Israel, estamos mais uma vez perante uma situação na qual não se deve invocar o nome de Deus. Apenas podemos dizer que Deus permite o povo oprimido a defender-se, mas a faze-lo de uma maneira justa e não matando crianças, velhos ou mulheres. Este caso é pois uma disputa de território. Que segundo a historia todo ele era da Palestina, mas que os Judeus ao fugirem do nazismo vieram impor-se num território já ocupado.
O Sr. Yiossuf, mas uma vez expôs o assunto de uma maneira clara. E claro que concordo com ele. Quis apenas dar também a minha opinião acerca deste assunto.

RC
28-06-2004, 01:12
Salaams:

Sadika

Salaam

Impossível comparar Nelson Mandela e Samora Machel com criminosos e não combatentes pela liberdade.

Existe resistentes no Iraque, legitimo.
Palestina, legitimo, se bem que talvez fosse bom procurar soluções mais simples do que a guerra directa.
Chechenia, legitimo.
Afeganistão, parece-me existir uma guerra civil, no fundo o mesmo acontece no Iraque!!!

Podem ser os autores do 11/9 ser considerados combatentes da liberdade por alguém?

Na minha humilde opinião, não

Nada justifica actos como 11/9 ou 11/3.

Porque mataram inocentes, o que vai contra a religião islamica.
Nem sequer EUA ou Israel, terem feito o mesmo, justifica tamanha barbarie anti-islamica.

A Palestina não pode justificar tudo...se esses "lutadores da liberdade" o fossem realmente era lá que combateriam.

Todo o muçulmano deve condenar actos terroristas.

Terrorismo é todo o acto contrário á ética islamica.

Não aceito também a propaganda que tanto deseja o tão proclamado choque de civilizações. Quem dificulta a vida aos muçulmanos são essencialmente os terroristas e não os factores exteriores (ocidente), que pode ter alguma culpa, mas o problema essencial reside em alguns regimes dos países muçulmanos.

Aos Arabes essencialmente:
Mudem alguns dos regimes dos vossos países, que tanto prejudicam o povo, porque isso foi o que o Nelson Mandela fez...mostranda a via da convivência e não o terrorismo.

Harron
28-06-2004, 02:29
Olá
Ricardo Correia,

Gostava de lhe perguntar o seguinte:

1ª Pergunta - Se estivesse numa esquina e observasse alguém atear fogo a um cachorro, você ficava horrorrizado? Acredito que sim. Também era capaz de ser notícia de primeira página dos jornais locais.

2ª Pergunta - Porquê é que o mundo ficou chocado com o 11 ?

3ª Pergunta - Porquê é que o Mundo não choca com a mesma intensidade quando uma criança em qualquer parte do mundo morre em circunstâncias indênticas ao do cachorro?

4ª Pergunta - O 11 é o cachorro ou a criança?

RC
28-06-2004, 02:53
Olá Harron

Não respondarei na ordem que vc deseja, nem directamente porque são paralelos incorrectos de se fazer.
No entanto farei um comentário que abrangerá tudoaquilo que vc citou.

Usando o Iraque, tema da actualidade como exemplo:

Certamente sabe que a maioria da população mundial está contra a guerra.

Essa mesma população está chocada com os milhares de mortos causados por uma guerra, incorrecta, injusta, criminosa e barbara...

São essas mesmas pessoas (eu incluído) que também condenam actos horríveis e injustificáveis como o 11/9 ou 11/3

Sabe porquê?

porque para "nós" a vida humana é de um valor incalculável!!!

seja americano, iraquiano, português ou de que nacionalidade for.

É injusto utilizar esse argumento de que as pessoas estariam mais chocadas com o 11/9 do que milhares de mortes na guerra, porque vc não está em condições de saber o que sentem todas essas pessoas ou está!

Quem pode afirmar que o 11/9 constitui um acto de defesa?

UM CRIME NÃO JUSTIFICA OUTRO.

Salahudeen
28-06-2004, 11:01
Um crime pode não justificar outro... mas se formos a ver, os EUA não dão outra alternativa. Quando um povo é oprimido, arranja formas de luta que não sejam só por armas.

Maior que os criminosos de 9/11 só mesmo os EUA!!!!!! Alias os EUA em 200 anos de história mataram mais pessoas que em toda a história da humanidade :revirando:

RC
28-06-2004, 12:02
Assalam Aleikum

Pessoalmente gostava de saber quem pensa que o 11/9 foi um ataque justo, que o dizesse de uma vez por todas, sem rodeios :(

para mim não existe criminosos menores ou maiores do que outros, são simplesmente criminosos.

Povo oprimido, certo...o que se faz lança-se aviões :x

Jamais poderei aceitar tal facto.

O Alcorão é bem claro, quem mata um inocente é como se matasse toda a humanidade.

Mesmo se não faço distinção entre crimes, só o facto de os muçulmanos terem conhecimento da frase em cima citada, já é suficiente para terem uma responsabilidade maior.

Para terminar este assunto em que as diversas opiniões são bastante claras direi, quem luta pela liberdade, efectua essa luta no local da opressão...

Hanifa
28-06-2004, 14:47
Eu sou da opinião do Ricardo.
Os fins não justificam os meios.

E deixo aqui um conselho, acho que toda gente devia ler com muito calma o Corão. Pois irão chegar a conclusão que eu cheguei, é a transmissão da palavra de Deus para que a Humanidade posssa viver em paz e harmonia. Eu levei 4 anos a ler o Corão para poder entender tudo que lia.

1ª Pergunta - Se estivesse numa esquina e observasse alguém atear fogo a um cachorro, você ficava horrorrizado? Acredito que sim. Também era capaz de ser notícia de primeira página dos jornais locais Esta pergunta nem tem resposta, pois já foi dada pela mesma pessoa que a colocou.

2ª Pergunta - Porquê é que o mundo ficou chocado com o 11 ?
Eu penso que mundo ficou chocado com o 11 de Setembro e de Março, mas também ficou chocado quando vê crianças a morrer, ou mulheres, ou quando há outra tragedia qualquer. Indendentemente se é no Iraque, na Palestina ou mesmo em Israel. Mas todos povos devem por todos meios conseguir tentar conseguir a paz, sendo que a guerra será sempre em último caso. A defesa é sempre permitida, mas matar pessoas que não tem nada haver com o assunto, bom isso não. Penso que se querem atacar devem fazelo contra os mandantes dos crimes, ou seja, os politicos. Esses sim sao os criminosos, e não as pessoas que estavam a trabalhar no seu escritorio ou que iam de metro para a escola.

4ª Pergunta - O 11 é o cachorro ou a criança?
Acho que esta pergunta nem tem resposta.

Respeito todas ideias, mas não posso deixar de condenar actos que detrupam o verdadeiro Islão.

Que Deus ilumine a todos para o bom caminho!

Osama
28-06-2004, 15:11
Caros irmãos do Fórum,

Salam a todos.

Estive um pouco ausente, e, agora, ao entrar no n/Fórum, chamou-me a atenção a opinião insistente e beligerante da irmã chamada Sadika.

Não sei se esse será o nome real dela. Não sei porquê mas algo me diz que não é o nome dela; mas não importa. Esse é o nome com que participa neste Fórum. è livre de o fazer.

Depois de ter lido as últimas participações neste Fórum, chamou-me a atenção o seguinte:

Que as intervenções claras e islâmicas do meu amigo e irmão Yiossuf Adamgy fizeram com que algumas pessoas, entre elas a irmã Mariam, estivessem de acordo com ele e até o elogiaram. E não foi uma só vez; pelo menos foi duas ou três vezes. E logo depois desse elogio veio a irmã Sadika a contrariar o que escreveu ou disse o irmão Yossuf. E, por vezes faz isso, repetidamente, relacionado com o mesmo assunto. É insistente e quase maçadora. Será cíumes ... Ou será que eu estou a ver errado? Que Deus me perdoe.

A verdade é que muitos outros participantes vieram, com boa argumentação, em apoio do que disse o irmão Yossuf; entre eles saúdo o irmão Ricardo e a irmã Mariam pela frontalidade, consciência e justeza com que argumentaram as respectivas argumentações. Eu, também, faço minhas as vossas palavras e as palavras do irmão Yiossuf, a quem já o transmiti, pessoalmente.

As argumentações do irmão Haroon e Salahudeen, são bem vindas também; mas quanto a mim e à maioria dos intervenientes, até à data, essas argumentações são fracas, para não dizer que são emocionalmente extremistas, pois evocam um som de vingança e violência que e é contraria aos princípoios nobres do Sagrado Alcorão; estou-me a lembrar, assim de repente, aquele versículo do Alcorão que diz:

« ...ajudai-vos uns aos outros a praticar a virtude e o temor de Deus; e não ajudais uns aos outros no pecado e na hostilidade; e temei a Deus ...».

Para não falar de que a violência gera a violência ...

Lamento a índole e linguagem extremamente beligerante e amarga da irmã Sadika a quem, se não fosse a solidariedade fraterna que deve existir entre irmãos da fé islâmica, eu dir-lhe ia, a ela, e a todos os que, se acham que não se deve falar de paz como o irmão Yussuf falou (para defender o islão, aliás no exercício da sua função,como defensor e divulgador do Islão) e que se deve aceitar ou defender o 11/9 e o 11/3, o seguinte: é fácil falar assim, aqui, porque ir para o Iraque ou América, pegar em bombas e matar inocentes para se vingar dos outros inocentes, não seria fácil; nem em acto, nem em consciência. Ou estarei errado?

Como sempre, com saudações fraternias, me subscrevo.
OSAMA

Harron
28-06-2004, 16:57
Olá a todos,

Foi bom ver as vossas intervenções sobre o assunto. O meu objectivo foi que refletissem. É pena que alguns tenham deduzido que eu apoio o 11. Não, não apoio como condeno. Porém, isso não me tira a faculdade de pensar e de questionar? Será que a Al Qaida existe? Bin Laden existe...mas a Al Qaida exsite mesmo? Ou será outra situação como as bombas de destruição em massa do Iraque!

Mariam, ao afirmar que a 4º Pergunta não tem resposta, deixa-me ainda mais angústiado...pois ela não tem mesmo resposta, porque em ambos os lados estão inocentes. ( Poderia ter escrito inocentes com maíusculas, mas isso seria demonstrar a imparcialidade.)

RC
28-06-2004, 19:38
olá Harron

Pelo que vejo vc aprecia as teorias de conspiração...tudo é possível.

Mas o que interessa, não é sequer saber quem cometeu o acto em si, mas sim afirmar que esse acto é em si mesmo criminoso.

Vamos supôr que o 11/9 foi um acto cometido por serviços secretos americanos (que eu penso ser um absurdo, mas suponhamos na mesma), a verdade é que a culpa foi dirigida á tal suposta organização, chamada de alqaeda e supostamente liderada por Bin Laden...o que se vê é alguns muçulmanos a darem apoio ou manifestar compreensão por esse acto criminoso...E ISSO É PREOCUPANTE.

PORQUE TUDO FOI APRESENTADO COMO UMA LUTA EM NOME DO ISLÃO E ISSO É INTOLERÁVEL.

Sadika
28-06-2004, 21:33
Caros irmãos do Fórum,

Salam a todos.

Estive um pouco ausente, e, agora, ao entrar no n/Fórum, chamou-me a atenção a opinião insistente e beligerante da irmã chamada Sadika.

Salaams irmão Osama,

Diga-me por favor, com o devido respeito, qual foi a minha opinião insistente e beligerante?

Dizer que nem tudo é terrorismo é ser beligerante? Que os terroristas para uns, são combatentes de liberdade para outros?

O que é que há de insistente nisto? Não discordei com o poema, só disse o que é evidente!

Diz que sou insistente. Diga-me o que há de insistente naquilo que disse?

É claro que o meu nome não é verdadeiro, porque tería de o revelar, se pelo facto de estamos num fórum de discussão e todos nós temos nomes que não são verdadeiros?

Sadika

RC
28-06-2004, 21:41
É claro que o meu nome não é verdadeiro, porque tería de o revelar, se pelo facto de estamos num fórum de discussão e todos nós temos nomes que não são verdadeiros?

Garanto-lhe que o Ricardo existe :lol:

Hanifa
29-06-2004, 00:00
Bom,
O meu nome também é verdadeiro, pois eu gosto de assumir aquilo que sou e aquilo que digo.

Chamo-me Nidia Maria (Mariam = pq foi o nome que escolhi após conversão) Carreira Ponte. E sou de Matosinhos.

Mais uma vez digo NÃO AO TERRORISMO (uma forma de vingança não legitima, onde só os inocentes é que pagam)

Viva a paz! Ela deve existir, e ela devemos procurar, e acima de tudo devemos rezar muito a Deus e pedir perdão por todos os pecados cometidos pela Humanidade (qualquer raça e religião).

«Deus é Grande, é Mesiricordioso»

Osama
29-06-2004, 00:20
Walaikum-as-Salam, irmã Sadika:

A irmã Sadika escreveu:
Salaams irmão Osama,
Diga-me por favor, com o devido respeito, qual foi a minha opinião insistente e beligerante?

Se a irmã fosse analisar os tópicos e as suas respostas em questão, c/sinceridade, talvez fosse fácil vislumbrar qual foi a sua insistência e o tom beligerante. Mas compreendo que, as vezes, não podemos ser bons juízes de nós próprios. Mas terei todo o gosto de explicar-lhe, uma vez que mo solicita. Aí vai, em poucas palavras:

No tópico geral intitulado "Não em Nome do Islão", da autoria do irmão Yussuf, colocado no dia 20/6/04, pelas 10,30, a irmã Sadika deu a sua resposta/opinião no mesmo dia, pelas 12,44. Disse o que quis dizer por direito livre de opinião.

Ora, passados 7 dias, no dia 27/6/04, pelas 3,27, a irmã Sadika vem, novamente INSISTIR e repetir o que já tinha dito em relação ao corpo do americano P. Jhonson. Isso é repetitivo e maçador. E com a agravante de que essa sua repetição insistente veio depois da irmã Mariam vir dizer na sua opinião, também de direito livre, que "faço as palavras do sr. Yussuf as minhas". Para um bom entendido é fácil deduzir essa insistência.

Quanto a ser beligerante, no sentido de bélico, claro, na sua resposta ao tópico Reflexões & Cª., intitulado de "O Islão e a Paz", curiosamente também da autoria de sr. Yussuf, e apoiado, também, entre outros, pela irmã Mariam, a irmã responde dizendo a dado passo que «É fácil falar da paz quando os muçulmanos são os principais visados na guerra contra o terrorismo». Ora:

Em primeiro lugar isso foi uma crítica sarcástica em relação ao poema "O Islão e a paz", cujo conteúdo era fácil de entender que se tratava de dizer aos não-Muçulmanos que o islão não era terrorismo, mas, sim paz.

Em segundo lugar, o que é que a irmã Sadika queria? Que se não falasse de paz, porque os muçulmanos estão a ser visados na guerra contra o terrorismo? Que se falasse então de quê. De continuar a guerra, continuar o terrorismo, de continuar os massacres horríveis de ambos os lados? E que não se deve procurar a paz? Esse seu comportamento é BELIGERANTE, pois deixa, no mínimo, transparecer, que se deve continuar com a guerra. Ora sobre a paz deve-se falar e procurar sempre, e pedir constantemente ao Omnipotente que haja paz...

A irmã Sadika escreveu:

Essa sua pergunta ou afirmação é descabida, não tinha que ser trazida aqui, agora, uma vez que eu próprio fui textualmente claro a dizer, aquando da m/última intervenção:«Esse é o nome com que participa neste Fórum. É livre de o fazer».

Além disso, conforme respondeu-lhe, e bem, o irmão Ricardo, NEM TODOS NÓS TEMOS NOMES QUE NÃO SÃO VERDADEIROS, visto que há alguns que até são figuras conhecidas.

Prezada irmã Sadika: Já lhe dei as explicações que me solicitou. E fí-las com todo o gosto e fraternalmente. Espero que tenha compreendido a situação. E se as reconhecer, será uma virtude.

Saudações Fraternais,
OSAMA

Sadika
29-06-2004, 00:29
Salaams Mariam e Ricardo:

Não compreendo a vossa agressividade, se me permitem usar o termo que o irmão Osama aplicou comigo.

Lá porque utilizam os vosso nomes verdadeiros pensam ser superiroes aos que não utilizam?

Se tivessem o cuidado de lerem as minhas intervenções anteriores teriam sabido que sou contra o terrorismo, quer seja muçulmano, quer não seja. Recuso insinuações contra mim como a de irmã Mariam.

Não revelo o meu nome verdadeiro para proteger a miha privacidade. Se, vocês, irmão Ricardo e irmã Mariam, utilizam nomes verdadeiros o problema é vosso.

Será que todos podem dizer o mesmo aqui que usam nomes verdadeiros? Claro que não! Porque quem anda por essas coisas da Net, sabe que deve ter o cuidado de se proteger. Aconselho às irmãs muçulmanas, principalmente, de nunca revelarem o nome verdadeiro e utilizarem emails de hotmail, e outros serviços semelhantes, e modo a manter o anonimato.

O Islão ensina-nos a ter cuidado com a nossa segurança pessoal.

Sadika

Hanifa
29-06-2004, 00:46
Sadika,
A pesar de sentir um pouco de agressividade (que pode ser apenas minha impressão?) na sua mensagem, penso que lhe devo responder assim mesmo. Pois Deus pede para sermos tolerantes e respondermos sempre com serenidade.
A minha intenção não era ser agressiva e acho que não o fui.
Acho que talvez estava um pouco com «pé a tras» quando leu a minha mensagem. Pois se ler as minhas mensagens elas falam sempre do mesmo Paz, Harmonia e Ponderação.
Não fiz qualquer insunação contra ninguém, se entendeu isso, peço desculpas se a ofendi, pois não gosto de magoar ninguém, e cada um tem direito a sua opiniãol.
Apenas escrevi o que penso.
Penso que assumir que uso o meu nome verdadeiro não a deve ofender.
Como também dizer que sou contro o terrorismo, aqui também não está implicito que a estou acusar de ser seja o que for, mas apenas a expressar o que me vai na alma. Eu sou assim, uma pessoa muito directa e gosto sempre de dizer o que penso.
E com relação a ultimo paragrafo que escrevi, faz apenas uma exaltação a PAZ MUNDIAL, pois é o que eu desejo sempre que rezo. E nada haver consigo.
E claro que o usar o nome próprio, é da responsabilidade de cada um!

Vá sorria! Pois este mundo são dois dias e um já vai na conta!! :P

RC
29-06-2004, 00:48
Salaams Sadika

Agressividade!!!

é seu direito pensar desse modo e sinceramente nem sequer vou dizer nada a respeito.

Quanto a usar outro nome, penso que até é algo de correcto de sua parte, porque nunca se sabe....

não usei outro nome, porque simplesmente, quando cheguei, não vinha com intenção de permanecer...e hoje sinto a falta das possibilidades que o anonimato proporciona, até pensei em nunca mais postar em nenhum forum em que o meu nome tivesse sido revelado...na verdade essa ainda é uma possibilidade...mas o evoluir dos acontecimentos até isso dificulta...a seu tempo se verá...

Como vê não se trata de questão de superioridade alguma...

neste tópico minha insistência foi no sentido de condenar o terrorismo independentemente dos motivos ou se tudo não passa de uma invenção.

Osama
29-06-2004, 11:55
Salam a todos os irmãos

Vejo que a Irmã Sadika não tem a virtude de reconhecer que além de provocadora, foi insistente e está a ser maçadora.

Quanto a mim, fui convidado para registar-me neste Fórum.

Em mensagem privada com o irmão Ricardo, disse-o que, por motivos imprevistos, futuramente estarei ausente, quer de Lisboa e, por consequência, até do Fórum. Já o comuniquei, também ao meu amigo Yussuf Adamgy e a Al Furqán, com a qual manterei a minha colaboração na revista, naquilo que me for possível.

E quiçá vem mesmo a calhar, pois, por vezes, estamos a dispender tempo e solidariedade para coisas fúteis e não úteis. Do meu ponto de vista deve-se evitar isso.

Faço votos sinceros para que este Fórum, que há pouco tempo atingira um nível considerado razoável, não caia apenas e somente em provocações e mediocricidade, o que seria lamentável, sobretudo pelo empenhado esforço de alguns nesta causa nobre.

Espero que os participantes se debrucem pelos temas mais interessantes em termos culturais, humorísticos e islâmicos que façam juz ao Fórum da Comunicade Islâmica da Web.

Saudações Fraternais,
OSAMA

Tayeb
29-06-2004, 12:10
Assalamu-alaikum e saudações:

Acho que houve percipatação de parte a parte.

É nossa intenção que se mantenha um ambiente sereno e de diálogo dentro dos vários fóruns e os moderadores devem fazer o esforço de encorajar o diálogo neste referido ambiente.

A questão de terrorismo, causa de tanto debate amargo, faz-me pensar nos 10.000 ou mais mortos anónimos, no Afeganistão, que inclui mulheres, velhos e crianças, uns 10 vezes ou mais de feridos, e outros tantos em números aproximados no Iraque, aos quais ninguém nem sequer pede desculpas! É este o mundo "justo" de combate ao terrorismo em que vivemos!

De facto o Islão é a Paz como o irmão Yioussuf diz no seu poema. É contra o terrorismo, quer seja por muçulmanos, quer seja por não-muçulmanos.

Nur
29-06-2004, 18:54
OOLLLAA, isto aqui esta animado...

Que a Paz de Allah esteja convosco!!!

Gostava de oferecer uma palavrinha apenas...

Na minha opiniao, o problema que despoletou tudo foi a palavra "Terrorismo" e o seu significado. La por uns chamarem Nelson Mandela de Terrorista, nao quer dizer que ele o seja... E so um jogo de palavras para conquistar uma posicao politica...

E a mesma coisa que os Estados Unidos chamarem a um tiroteiro errado entre o mesmo esquadrao de "Guerra Amigavel". Se me permitem, acho que e uma pessima combinacao de palavras, acho que palavras como "Guerra" e "Amigavel" nem sequer deveriam estar na mesma frase, nem tao pouco no mesmo paragrafo, e nao quero ser radical e dizer que nao devem ser escritas no mesmo texto, hehehe...

Este jogo de palavras apenas tentam reduzir a importancia do que acontece no mundo e desviar a opiniao publica... O mais triste de tudo e que resulta...

O Bush chamar a Guerra ao Terror uma cruzada e horrivel... Ele nem sequer tem nenhuma recoleccao do que uma cruzada e... E deixa a maior parte do mundo arabe amargo com tal comparacao...

Tambem nao posso deixar de mencionar como a grande parte do povo Israelita chama de "extremistas" a estudiosos Judeus quando estes afirmam que Israel cada vez mais esta a fazer o pior nas suas accoes...

E tudo uma sopa de palavras...

O que interessa e que Terrorismo significa a propagacao de terror, e nunca podemos defender que podera ser algum acto libertador. As coisas sao o que sao, independentemente do que as intitulam...

Nelson Mandela, nunca foi nem nunca sera um terrorista, pois nunca propagou terror, o maximo que lhe podem chamar e sim um activista, e mesmo assim nao gosto da palavra, chamam activista a uma pessoa que defende uma posicao para o bem de uma comunidade, acho que defender uma posicao como humanos e precisamente ser humano, portanto vamos la dar-lhe o titulo de humanista, ok?

Acho que como muculmanos devemos compreender que talvez seja o destino do mundo que lutadores da paz sejam perseguidos, sempre foi assim e sempre ha-de ser, mas nao importa tanto olhar para os maus exemplos mas sim ver que, embora o mundo em que vivemos seja tao negro, haja tantas coisas belas a debrotar e a surpreender-nos...

A flor que nasce no meio da adversidade e sempre a mais bela!

E se nada disto parecer bom argumento, podemos sempre seguir o exemplo do Profeta Mohamed, que a paz e as bendicoes de Allah estejam com ele... Ele foi sempre perseguido e sempre manteve a serenidade e existem muitos Hadices que mostram a sua sabedoria e superioridade...

So podemos fazer um testemunho valido, atraves do amor pelo proximo, se lutarmos com violencia, so teremos violencia de volta e pior de tudo seremos vistos da mesma maneira que a outra parte...

Acho que o meu contributo esta mais que prolongado, como o costume...

Que a paz de Allah esteja convosco, caros irmaos e irmas...

Ma'salama!

Lucia