PDA

Vizualizar Versão Completa : Mercado de trabalho para muçulmanos

nawarta
31-08-2009, 02:49
Salam

Pesquisei mas nao encontrei nada no forum relacionado com este tema. Julgo ser um assunto muito importante visto que a comunidade muçulmana chega a Portugal e encontra várias barreiras à sua inserção profissional. Logo para começar a aprendizagem da língua. Existem alguns cursos de portugues para estrangeiros, mas pelo que sei todos eles exigem um pagamento que não é assim tão acessivel para quem chega com poucos recursos financeiros. Ora, sem ter os conhecimentos minimos da lingua que empregador vai oferecer trabalho a uma pessoa com a qual não consegue comunicar?! A juntar a esta situação, podemos encontrar o preconceito, o desconhecimento, a desconfiança...enfim.... Sei que a comunidade muçulmana em Portugal se encontra organizada de forma a manter viva a sua cultura e tradiçoes, promovendo convivios e encontros entre os irmãos. Penso que isto é muito positivo pois é uma forma de quebrar o isolamento social e religioso. Julgo que estes encontros poderiam ir mais além e tornarem-se espaços mais estruturados de apoio efectivo para quem cá chega e pretende formar um projecto de vida. Por exemplo, seria útil criar locais que disponibilizassem informações e orientações de natureza variada que facilitassem a integração da pessoa (ex. guia de serviços publicos, locais onde encontrar alimentação halal, onde estudar o portugues, etc). O CNAI por certo já disponibiliza muitas informações importantes para quem chega, mas eu falo de algo mais vocacionado para a comunidade muçulmana e de nível prático. Sei que nessas comunidades existe o ensino da lingua arábe para a população em geral. Porque não fazer o contrário, isto é, estabelecer uma parceria com uma escola ou o IEFP para ser disponibilizado um professor de ensino do portugues para os muçulmanos. Criar uma Univa e estabelecer ligações com associações empresariais no sentido de facilitar a integração de muçulmanos em estágios. Enfim...de repente estes são os exemplos de que me lembro. Não sei se ja existe algo assim, se existe não conheço e penso que seria seguramente algo muito útil. De certo não é facil criar algo do género, pois estas portas não se abrem com facilidade, mas a vontade junta....enfim...podem contar com a minha...

Peregrino
31-08-2009, 23:39
Salaam

Se entendes dessa burocracia e pretendes fazer algo respeito, talvez devesses contatar com a mesquita de Lisboa e mais especificamente com a organização comunidade islâmica de Lisboa ( organismo geral de represetação dos muçulmanos em Portugal).

joana
02-09-2009, 19:03
Como já referi noutro tópico sou assistente social e percebo alguma coisa desta área apesar de não trabalhar especificamente nela. Se puder ajudar nalguma coisa podem contar comigo. Sempre se pode organizar um grupo e começar-se a trabalhar nisso...

El Cairo
03-09-2009, 16:08
Salam Nawarta,

Espero que esteja tudo bem contigo.

Li o tópico agora e também eu gostaria de oferecer a minha possível ajuda. No que toca o ensino da língua portuguesa a disponibilizar à comunidade muçulmana, posso ajudar. Embora a minha profissão me ocupe bastante tempo, gostaria de ajudar, pois também sou sensível a este problema.
Concordo com a Joana, organizar um grupo e começar a "arrumar" as ideias.

El Cairo

nawarta
27-08-2010, 16:13
Salam

Tenho uma duvida que gostaria de expor e agradecia se alguem souber me fornecer algum esclarecimento.
O meu marido é tunisino, já tem cartão de residência em Portugal. Possui um diploma de ensino superior obtido no seu país. Procuramos obter a equivalência do grau do diploma (ou seja, o reconhecimento por parte de uma entidade portuguesa em como o seu diploma é de ensino superior). Fomos directamente a um Instituto Superior onde ministram cursos na mesma área (engenharia). No dito Instituto nenhum funcionário sabia ao certo quais os procedimentos. Por fim, preenchemos um formulario, deixamos fotocopias de varios documentos de identificação pessoal e outros relativos ao diploma, disciplinas e médias obtidas. Após uns meses, enviaram uma carta para casa que refere simplesmente "o diploma não tem reconhecimento legal em Portugal", sem fazer referência a um decreto-lei qualquer que pudesse sustentar esta decisão.
Alguem me poderá prestar alguma informação neste ambito?

Orlando
27-08-2010, 20:16
Salam

Tenho uma duvida que gostaria de expor e agradecia se alguem souber me fornecer algum esclarecimento.
O meu marido é tunisino, já tem cartão de residência em Portugal. Possui um diploma de ensino superior obtido no seu país. Procuramos obter a equivalência do grau do diploma (ou seja, o reconhecimento por parte de uma entidade portuguesa em como o seu diploma é de ensino superior). Fomos directamente a um Instituto Superior onde ministram cursos na mesma área (engenharia). No dito Instituto nenhum funcionário sabia ao certo quais os procedimentos. Por fim, preenchemos um formulario, deixamos fotocopias de varios documentos de identificação pessoal e outros relativos ao diploma, disciplinas e médias obtidas. Após uns meses, enviaram uma carta para casa que refere simplesmente "o diploma não tem reconhecimento legal em Portugal", sem fazer referência a um decreto-lei qualquer que pudesse sustentar esta decisão.
Alguem me poderá prestar alguma informação neste ambito?

Cursos superiores tirados na Tunísia não são reconhecidos em Portugal, nem mesmo o de medicina.

Os cursos e seus países reconhecidos em Portugal estão aqui:
http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Reconhecimento/NARICENIC/Legisla%C3%A7%C3%A3o/Reconhecimento%20Acad%C3%A9mico

É por isso que países europeus criaram o acordo de Bolonha porque por exemplo antigamente um engenheiro civil em Portugal tinha de fazer mais um ano de curso na Inglaterra porque não reconheciam o curso de cá lá.

Peregrino
27-08-2010, 20:25
Penso que o melhor é contatar o ministério da ciência e ensino superior.

Se não for possivel em Portugal, podera tentar usar a França como plataforma, ao que consta por ter sido ex-colonia, existiam facilidades no tratamento destes assuntos. Se for reconhecido em França, seria de certeza em Portugal.

Bom, como referi no inicio, o melhor sera ir diretamente ao ministério. Portugal, tem feito esforços para atrair pessoas qualificadas...

Peregrino
27-08-2010, 20:27
o site indicado pelo Orlando, parece muito bom.
Li apressadamente, vi excepções criadas, para integrar as comunidades qualificadas do leste europeu.
Isto, leva-me a crer, mesmo que os diplomas da Tunisia nao sejam reconhecidos, os interessados têm todo o interesse em tentar a validação, pois as excepções são criadas por existirem candidatos à validação de diploma...

nawarta
30-08-2010, 13:02
Salam,

Obrigado por todos os esclarecimentos. Já consultei o site e realmente parece-me bastante útil. A ideia de tentar obter o reconhecimento na França e depois em Portugal tambem me parece que poderá ser uma solução. Mais uma vez agradeço.

Orlando
30-08-2010, 13:06
Salam,

Obrigado por todos os esclarecimentos. Já consultei o site e realmente parece-me bastante útil. A ideia de tentar obter o reconhecimento na França e depois em Portugal tambem me parece que poderá ser uma solução. Mais uma vez agradeço.

Isso de França, conhecendo o país como conheço tenho duvidas que consiga sem ser lá residente e cidadão