PDA

Vizualizar Versão Completa : Pais Muçulmanos e não-Muçulmanos

Tayeb
04-12-2008, 13:00
Pais Muçulmanos e Não-Muçulmanos

Uma das belezas do Islam é que, com respeito ao tratamento aos pais, ele proíbe o Muçulmano de desrespeitá-los mesmo que eles sejam não-Muçulmaos e sejam fanáticos ao ponto de discutir com ele e pressioná-lo a renunciar ao Islam. Deus, o Altíssimo diz:

" E recomendamos ao homem benevolência para com os seus pais. Sua mãe o suporta, entre dores e dores, e sua desmama é aos dois anos. (E lhe dizemos): Agradece a Mim e aos teus pais, porque retorno será a Mim.

Porém, se te constrangerem a associar-Me o que tu ignoras, não lhes obedeças; comporta-te com eles com benevolência neste mundo, e segue a senda de quem se voltou contrito a Mim. Logo o retorno de todos vós será a Mim, e então inteirar-vos-ei de tudo quanto tiverdes feito." {Alcorão 31 : 14-15}

Nestes dois versículos, é ordenado ao Muçulmano não obedecer seus pais naquilo que eles lhe disserem a esse respeito, uma vez que não pode haver obediência para uma criatura que peca contra o Criador -- e que pecado pode ser maior que o de atribuir parceiros a Deus? Ao mesmo tempo, lhe é ordenado que os trate com benevolência neste mundo, sem se deixar afetar pela posição deles contrária à sua fé, e prosseguir no caminho dos crentes probos que se dirigem para Deus e deixar o julgamento entre si mesmo e seus pais para o Mais justo dos Juízes, e para um dia em que os pais não terão mais como beneficiar a criança nem de serem beneficiados por esta. Em verdade, ensinamentos tão tolerante e benéficos não são encontrados em nenhuma outra religião.

Insultar os pais, Um Pecado Gravíssimo

O Profetahttp://www.geocities.com/mohamadbr/saws2.gif não somente proibia insultar ou xingar os pais mas denunciava-o como um pecado grave. Dizia ele:

" Entre os pecados mais graves está o de um homem amaldiçoar aos seus pais! As pessoas que se achavam reunidas não conseguiam compreender como um indivíduo sadio e crente fosse capaz de amaldiçoar aos seus próprios pais, e perguntaram: Como é possível para um homem amaldiçoar aos seus pais? O Profetahttp://www.geocities.com/mohamadbr/saws2.gif respondeu: Ele insulta o pai de um outro homem, e então o outro insulta o pai dele, e ele insulta a mãe do outro, e o outro devolve o insulto à mãe dele." {Al-Bukhari e Muslim}

Desobedecer aos Pais: Um Pecado Gravíssimo

É um direito dos pais que os filhos os tratem com bondade. Obediência e dignidade. A devoção aos pais é um instinto natural que deve ser fortalecido por atos deliberados. Os direitos da mãe são ainda mais destacados em virtude do sofrimento que ela passou durante a gravidez e o parto, a amamentação da criança, e do seu papel na sua educação. Nas Palavras de Deus, o Altíssimo:

" E recomendamos ao homem benevolência para com os seus pais. Com dores, sua mãe o carrega durante a sua gestação e, posteriormente, sofre as dores do seu parto. E de sua concepção até à sua ablactação há um espaço de trinta meses, quando alcança a puberdade e, depois, ao atingir quarenta anos, diz: Ó Senhor meu, inspira-me, para praticar o bem que Te compraz, e faze com que minha prole seja virtuosa. Em verdade, converto-me a Ti, e me conto entre os muçulmanos." {Alcorão 46 : 15}

"Certa vez veio à presença do Profetahttp://www.geocities.com/mohamadbr/saws2.gif um homem que lhe perguntou: Quem é o mais merecedor do meu bom companheirismo? Sua mãe, respondeu o Profetahttp://www.geocities.com/mohamadbr/saws2.gif. E depois quem mais? perguntou o homem. Sua mãe, respondeu o Profetahttp://www.geocities.com/mohamadbr/saws2.gif. E depois? perguntou o homem. Seu pai, respondeu o Profetahttp://www.geocities.com/mohamadbr/saws2.gif. {Al-Bukhari e Muslim}

O Profetahttp://www.geocities.com/mohamadbr/saws2.gif denunciava como pecado a desobediência aos pais, menos graves somente ao de atribuir parceiros a Deus, como foi afirmado pelo al-Qur´an. Al-Bukhari e Muslim relatam ter ele dito:

"Quereis que vos informe sobre os três maiores pecados? Os que estavam presentes responderam: Sim, ó Mensageiro de Deus. E ele disse: Atribuir semelhantes a Deus e a desobediência para com os pais! E sentado-se ereto de posição em que reclinava, ele continuou: E contar mentiras e dar falso testemunho, cuidado com eles."

E ele disse também:

"Deus adia ( a punição dele) todos os pecados para o Dia do Juízo Final, exceto o de desobediência para com os pais, pelo que Deus pune o pecador nesta vida, antes de sua morte." {Al-Hakim}

E também disse:

"Três pessoas não entrarão no Paraíso: aquele que for desobediente para com seus pais, o gigolô e a mulher que imita os homens." {Al-Nissa'i}

Além do mais, o Islam ressalta o tratamento bondoso dos pais, especialmente quando eles já são idosos. à medida que se tornam mais fracos, eles necessitam de mais atenção e cuidado, e mais consideração e cuidado, e mais consideração para com os sentimentos cada vez mais sensíveis. A esse respeito diz o al-Qur´an:

"O decreto de teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais, mesmo que a velhice alcance um deles ou ambos, em vossa companhia; não os reproveis, nem os rejeiteis; outrossim, dirigi-lhes palavras honrosas.

E estende sobre eles a asa da humildade, e dize: Ó Senhor meu, tem misericórdia de ambos, como eles tiveram misericórdia de mim, criando-me desde pequenino!" {Alcorão 17 : 23-24}"

Ao explicar esse versículo, diz certo exegeta:

" Se uma coisa ainda menos desagradável do que dizer " Uff ! " aos pais fosse conhecida, Deus teria proibido também ( a ela )."

Dr. Yussef Al-Karadhawi.

Fonte: http://www.geocities.com/mohamadbr/fatwa16.htm

Orlando
05-12-2008, 20:51
Muito bem...

Bastante interessante. Sublinho tudo

curioso
10-12-2008, 12:51
" Entre os pecados mais graves está o de um homem amaldiçoar aos seus pais! As pessoas que se achavam reunidas não conseguiam compreender como um indivíduo sadio e crente fosse capaz de amaldiçoar aos seus próprios pais, e perguntaram: Como é possível para um homem amaldiçoar aos seus pais? O Profetahttp://www.geocities.com/mohamadbr/saws2.gif respondeu: Ele insulta o pai de um outro homem, e então o outro insulta o pai dele, e ele insulta a mãe do outro, e o outro devolve o insulto à mãe dele." {Al-Bukhari e Muslim}

Uma sociedade que não respeita os mais velhos é uma sociedade a caminhar para a morte.

Muito bom texto Tayeb

Tayeb
10-12-2008, 13:14
Vemos os mais velhos como vasilhames vazios que não servem para nada. É mesmo triste como os idosos são tratados por aqueles que vivem tão intensamente a vida material sem entenderem que não são eternos que um serão também velhos.

Bernard Shaw, que era um ateu como deve saber, disse que o grau de civilização de um povo é medido pelo tratamento que dá aos seus idosos. Ontem ví na CNN um documentário sobre a longevidade de japosneses em Okinawa. Uma das razões é que os japoneses mais jovens naquela localidade têm em grande estima os idosos, que consideram uma preciosidade. Em todos os eventos e acções convidam os mais velhos para participarem e expremirem-se. Consideram os idosos uns sábios dos quais podem aprender.

Ines_Pt
10-12-2008, 23:43
Vemos os mais velhos como vasilhames vazios que não servem para nada. É mesmo triste como os idosos são tratados por aqueles que vivem tão intensamente a vida material sem entenderem que não são eternos que um serão também velhos.

Bernard Shaw, que era um ateu como deve saber, disse que o grau de civilização de um povo é medido pelo tratamento que dá aos seus idosos. Ontem ví na CNN um documentário sobre a longevidade de japosneses em Okinawa. Uma das razões é que os japoneses mais jovens naquela localidade têm em grande estima os idosos, que consideram uma preciosidade. Em todos os eventos e acções convidam os mais velhos para participarem e expremirem-se. Consideram os idosos uns sábios dos quais podem aprender.

Vivemos numa sociedade tão materialista, tão ocupada com "tretices" e despejam os Idosos num lar como seisso fosse a coisa mais natural da vida... não consigo perceber... mesmo sendo a vida difícil como é que se pode fazer isso a alguém que fez tanto pelos seus, que certamente também passou dificuldades... que sabe tanto da vida e que ainda tem muito para ensinar.... é de louvar quem estima os seus pais e os idosos da família.

Sarah
11-12-2008, 15:57
Também acho que os idosos não são bem respeitados, mas não concordo quando dizes que se despejam os idosos num lar. Claro que há casos desses mas na maioria vão para lares porque já não podem estar sozinhos e os filhos e netos têm que ir trabalhar e não podem ficar em casa com eles. Eu tenho 2 avós em lares e estão felizes e são estimadas. Há lares e lares?
Claro que gostava de as ter em casa mas já não podem ficar sozinhas.

Tayeb
11-12-2008, 19:50
Concordo que há casos legítimos de colocar os pais nos lares e há lares bem geridos.

No entanto pelo que ví, que muitos dos idosos são mesmo tratados como vasilhames vazios. Os filhos fazem chantagem emocial com eles e sacam deles dinheiro. A sério saí sempre a chorar destes lugares que visitei. Um amigo meu cuja mulher não queria o sogro em casa, foi forçado a colocar o pai num lar e daí as visitas.

curioso
11-12-2008, 20:48
Ha lares e lares, ha ordenados e ordenados, ha reforas e reformas, ha idosos e idosos.

Infelizmente vivemos num estado que não se preocupa com os idosos a não ser como meros votantes.

Para alguns o complemento que hoje se dá aos reformados ( estou a falar de Portugal ) é algo demonstrativo das preocupações sociais do estado ( não falo de governo porque infelizmente a practica tem sido igual ).

Nada mais falso.

Dar ? 30,00 a quem tem ? 300,00 de reforma é no minimo dar um pouco menos de miséria.

Mais importante era o estado cumprir a sua obrigação de criar uma rede de lares pubicos onde fossem grantidas condições para os idosos viverem ( não falo em existir ).

O custo sera semelhante.

Não consebo que muitos desses idosos, que são portadores de doenças crónicas, tenham que pagar as fraldas que usam, a insolina dos diabetes e alguns outros medicamentos que não são comparticipados.

Acho que se não conseguimos ser solidarios então deveremos ser todos egoistas.

E como bons egoistas devemos pensar que o que estamos a semear para os idosos de hoje vamos colher quando os idosos formos nós.

Se não vai pelo respeito e pela solidariedade ao menos que va pelo egoismo!

Tayeb
11-12-2008, 21:05
Totalmente de acordo curioso. Quem semeia ventos colhe tempestades. Nós seremos as próximas vítimas se nos calarmos.

Ines_Pt
11-12-2008, 22:20
Acho que se não conseguimos ser solidarios então deveremos ser todos egoistas.

E como bons egoistas devemos pensar que o que estamos a semear para os idosos de hoje vamos colher quando os idosos formos nós.

Se não vai pelo respeito e pela solidariedade ao menos que va pelo egoismo!

Esta foi a melhor Ideia que já vi!

Estou 100% de acordo contigo curioso!

Ines_Pt
11-12-2008, 22:25
Também acho que os idosos não são bem respeitados, mas não concordo quando dizes que se despejam os idosos num lar. Claro que há casos desses mas na maioria vão para lares porque já não podem estar sozinhos e os filhos e netos têm que ir trabalhar e não podem ficar em casa com eles. Eu tenho 2 avós em lares e estão felizes e são estimadas. Há lares e lares?
Claro que gostava de as ter em casa mas já não podem ficar sozinhas.

Desculpa Sarah! Mas na verdade os lares que conheço são bastante deprimentes, quando se vai a um lar desses é difícil saír de lá indiferente... dá uma tristeza tão grande... aqueles olhares tristes... impossível falar sobre este assunto e não ficar num misto de emoção e de revolta!

Orlando
12-12-2008, 00:44
Desculpa Sarah! Mas na verdade os lares que conheço são bastante deprimentes, quando se vai a um lar desses é difícil saír de lá indiferente... dá uma tristeza tão grande... aqueles olhares tristes... impossível falar sobre este assunto e não ficar num misto de emoção e de revolta!

Isso é porque nunca viste o lar onde a minha avo esteve.

Ines_Pt
12-12-2008, 00:51
Isso é porque nunca viste o lar onde a minha avo esteve.

Sim... Certamente... admito que já não entro num lar à muitos anos...

El Cairo
08-02-2009, 19:41
Bom domingo para todos(as),

Li a primeira mensagem colocada pelo Tayeb e concordo com tudo o que foi dito acerca das pessoas mais velhas que são os nossos pais e não só, e que após uma vida de dedicação aos filhos são como que "enjeitados" e postos em lares.

Não me querendo desviar do tema aqui apresentado, pergunto-me a mim mesma se os filhos também não deverão ser respeitados pelos pais, quando há uns pares de anos a esta parte, ouço pais a cometerem actos atrozes contra os filhos que, sinceramente, só de pensar neles, dá-me voltas ao estômago.

Se é pecado tratar mal um pai ou uma mãe seja em que circunstância for, pergunto o que se chamará a um pai ou uma mãe maltratarem, violarem, matarem um filho para citar os principais?

Cumprimentos,

El Cairo

Nota: Desculpem a minha pergunta e se me afasto do tema, mas além de pessoas idosas por quem tenho grande apreço - pois fui educada pelos meus avós infelizmente já falecidos - também sou bastante sensível às das tenras idades.

florache
08-02-2009, 22:54
Olá a todos!

Penso ter lido na biografia do Profeta, um caso em que um convertido perguntava que havia de fazer se a mãe não aceitava a sua conversão e fazia jejum em forma de protesto e penso que foi nesse contexto que depois o Profeta lhe revelou essa passagem.

Na verdade o respeito pelos pais deve ser um princípio crucial na vida de qualquer ser humano, e mesmo que eles não concordem com determindas decisões, temos que com carinho mostar que elas podem ser as melhores para o nosso coração.

São palavras sábias essas acerca do respeito dos nossos pais.

Cumprimentos a todos,

~ Florache.

Ines_Pt
09-02-2009, 00:45
Olá a todos!

Penso ter lido na biografia do Profeta, um caso em que um convertido perguntava que havia de fazer se a mãe não aceitava a sua conversão e fazia jejum em forma de protesto e penso que foi nesse contexto que depois o Profeta lhe revelou essa passagem.

Na verdade o respeito pelos pais deve ser um princípio crucial na vida de qualquer ser humano, e mesmo que eles não concordem com determindas decisões, temos que com carinho mostar que elas podem ser as melhores para o nosso coração.

São palavras sábias essas acerca do respeito dos nossos pais.

Cumprimentos a todos,

~ Florache.

Sim, temos que respeitar em tudo os nossos pais, excepto na religião!
Eles têm direitos sobre nós!