Vizualizar Versão Completa : Casamento e o Islão
Olá a todos :) À já algum tempo que venho entrando no fórum e leio as vossas mensagens. A primeira vez que o fiz foi para obter mais conhecimento sobre o Islão e conhecer a comunidade muçulmana portuguesa. Nunca participei mas hoje decidi faze-lo. Gostaria de vos felicitar pois acho que é um espaço bastante agradável.
Já agora uma pergunta...quando, por exemplo, um muçulmano casa com uma cristã e ambos têm filhos, qual irá ser a religião dos filhos?
Os filhos devem ser muçulmanos e cabe ao pai garantir a educação deles.
Se algum muçulmano não der a educação islâmica aos seus filhos e não garantir que eles sigam a fé islàmica, ele somente ele será responsável perante Deus.
Esta regra é alicável mesmo que ele esteja casado com uma muçulmana. A responsabilidade de assegurar a educação islâmica é dele. A mãe complementa a educação é claro por ser muçulmana.
E se o pai for cristão e a mãe muçulmana? Quem vai ensinar religião para a molecada?
Dados empíricos demonstram que a mulher é na esmagadora maioria dos casos a que transmissora da sua religião.
Dados empíricos demonstram que a mulher é na esmagadora maioria dos casos a que transmissora da sua religião.
Mas não foi isso que Tayeb escreveu..
Não importa, o que importa é a pratica. Nem é preciso ver estaticistas para saber que a mãe é que transmite os bens religiosos.
khadijah
15-02-2008, 11:45
em principio uma muçulmana não casará com um cristão, precisamente por causa da questão da educação dos filhos.
Isso acontece porque infelizmente o pai nem sempre é praticante e nao tem tempo para educar os filhos.... se bem que ultimamente nem a mae tem condicoes, por motivos de trabalho. Entao o que teem feito é enviar as crianças para a catequese islamica ( falo isso de expreiencia propria de mt alunos meus.)
Mas deve se ter em conta que uma ordem de Allah no Alcorao nao pode ser modificada. No Livro, somente os homens tiveram a premissao de um casamento inter religioso.
De notar que as outra religioes mototeistas nem isso aceitam. Alias se nao me engano, ate um catolico nao pode casar pela igreja se nao tiver sido baptizado. (jp corrige-me se tiver errado)
Allah sabe melhor!
Eu escrevi sobre o pai muçulmano. Não ponha palavras na minha boca que de acordo com o Islão tem a obrigatoriedade de transmitir a religião aos filhos. Assim num casamento entre um muçulmano e uma cristã ou judia os filhos terão que seguir a religião muçulmana.
Qual é o seu problema Paulo? Não consegue lêr direito?
Eu escrevi sobre o pai muçulmano. Não ponha palavras na minha boca que de acordo com o Islão tem a obrigatoriedade de transmitir a religião aos filhos. Assim num casamento entre um muçulmano e uma cristã ou judia os filhos terão que seguir a religião muçulmana.
Eu perguntei se fosse ao contrário, se o pai fosse cristão e a mãe muçulmana..
Isso acontece porque infelizmente o pai nem sempre é praticante e nao tem tempo para educar os filhos.... se bem que ultimamente nem a mae tem condicoes, por motivos de trabalho. Entao o que teem feito é enviar as crianças para a catequese islamica ( falo isso de expreiencia propria de mt alunos meus.)
Mas deve se ter em conta que uma ordem de Allah no Alcorao nao pode ser modificada. No Livro, somente os homens tiveram a premissao de um casamento inter religioso.
De notar que as outra religioes mototeistas nem isso aceitam. Alias se nao me engano, ate um catolico nao pode casar pela igreja se nao tiver sido baptizado. (jp corrige-me se tiver errado)
Allah sabe melhor!
No catolicismo é preciso três Sacramentos antes de se casar na Igreja: Batismo, Primeira Eucaristia ( Comunhão ) e Crisma.
Portanto você estava a jogar com palavras e a chatear sabendo de antemão que uma muçulmana não se pode casar na Igreja.
Paulo você não tem vida fora deste espaço. Acha que eu e outros somos tão livre como você aparenta ser?
Ma'a-salaama,
Eu perguntei se fosse ao contrário, se o pai fosse cristão e a mãe muçulmana..
Daí mesmo que o Islão não permite que a mulher muçulmana se case com um não muçulmano, porque cabe ao pai educar os seus filhos na religião. Se proventura uma situação destes ocorrer a mulher muçulmana não terá condições para educar os seus filhos para serem muçulmanos. Os filhos serão invariavelmente ou agnósticos ou não muçulmanos.
A educação começa na casa. Se o pai não é muçulmano e a mãe é muçulmana, talvez esta terá que permitir que se sirvam bebidas alcoolicas e carne de porco ou não halal. Não haverá condições próprias de higiene islâmica nem para rezar dentro da casa. Os muçulmanos rezam 5 vezes por dia.
Não é nada prático mesmo a mulher ser muçulmana e ter um marido não muçulmano. Existem excepções e eu conheço alguns casos em que o marido é praticamente muçulmano. Não se converteu mas não come carne de porco nem bebe bebidas alcoolicas. Os filhos têm educação islâmica e fiquei admirado quando falando com um dos filhos cheguei à conclusão que ele pensa que o pai é muçulmano mas não praticante.
Como o molana disse o Alcorão é claro e as mulheres muçulmanas não devem casar-se com não muçulmanos. Esta prerrogativa só existe para os homens muçulmanos de casarem com não muçulmanas dos Povos do Livro.
Eu tenho opinião pessoal sobre esta matéria baseada em fatwas de muftis que desencorajam o casamento entre muçulmano e não muçulmana. Porém, é certo que o Alcorão permite e perante Deus o casamento é valido.
Ma'a-salaama,
Portanto você estava a jogar com palavras e a chatear sabendo de antemão que uma muçulmana não se pode casar na Igreja.
Paulo você não tem vida fora deste espaço. Acha que eu e outros somos tão livre como você aparenta ser?
Ma'a-salaama,
Quem jogou com palavras? Uma muçulmana pode se casar na Igreja desde que cumpra os Sacramentos.
É possível cumprir os Sacramentos sem se converter ao cristianismo pois quem irá ficar sabendo afinal? Apenas Deus e mais ninguém..
Allah sabe melhor!
Molana diga-me onde está escrito no Corão que as muçulmanas não podem casar com adptos do Livro?
Peregrino
15-02-2008, 13:50
Ma'a-salaama,
Quem jogou com palavras? Uma muçulmana pode se casar na Igreja desde que cumpra os Sacramentos.
É possível cumprir os Sacramentos sem se converter ao cristianismo pois quem irá ficar sabendo afinal? Apenas Deus e mais ninguém..
É preciso cumprir o baptismo, logo só se casa se for católica.
No Islão não precisa fingir nada, basta ser como é.
Ma'a-salaama,
É preciso cumprir o baptismo, logo só se casa se for católica.
No Islão não precisa fingir nada, basta ser como é.
Fingir o que? Eu falei que é possível fingir e não que deve-se fingir..
Agora, se uma mulher cristã quiser se casar com um muçulmano terá que fingir sim.
Penso eu que a cerimônia de casamento é baseada no Alcorão. Logo o imame ou quem quer que seja dirá em algum momento que a pessoa deve repetir que "Maomé é o profeta de Deus", certo?
Se o cristão repetir isso estará indo contra o cristianismo.
Ha muita gente que tem de fingir ser muçulmano para se casar com quem gosta
Peregrino
15-02-2008, 14:39
JPaulo até se apresentar ou seja comunicar quem vc era no RV não darei seguimento às suas mensagens.
Trata-se de uma questão de honestidade. Verifico que vc não pretende conhecer o Islão, apenas colocar suas ideias sobre o que seria o Islão ou lançar tumulto de forma a confundir os não muçulmanos interessados em participar e usufruir efectivamente deste espaço.
Deus sabe mais :!:
Peregrino
15-02-2008, 14:41
Ha muita gente que tem de fingir ser muçulmano para se casar com quem gosta
Não entendo porque dá uma no cravo outra na ferradura.
Sempre a criticar. Não se cansa de ser do contra :?:
Não esteja sempre pronto a julgar os outros, penso que será de bom modo preocupar-se mais consigo mesmo.
A crença é um acto individual, nenhum de nós tem o direito de a colocar em causa.
JPaulo até se apresentar ou seja comunicar quem vc era no RV não darei seguimento às suas mensagens.
Trata-se de uma questão de honestidade. Verifico que vc não pretende conhecer o Islão, apenas colocar suas ideias sobre o que seria o Islão ou lançar tumulto de forma a confundir os não muçulmanos interessados em participar e usufruir efectivamente deste espaço.
Deus sabe mais :!:
Esteja a vontade para dar seguimento ou não as minhas postagens.
Você verifica o que e baseado em que? Sempre escrevo com respeito e dentro das suas rigidas regras.
Chego mesmo a criticar a minha própria religião e não a sua e vêm me acusar de fazer tumulto ?
Religião é algo sério na vida da pessoa e não serei eu ou qualquer outro que irá "confundir" alguém com alguns comentários em um fórum de anônimos.
Se se sente desconfortável aqui porque se mantém aqui? Pergunto-lhe mesmo se tem mais vida do que andar aqui a vigiar o que se passa?
Desculpem :oops: não era minha intenção causar mau-estar aqui no fórum.
Mesmo assim, obrigada por me terem esclarecido :)
Desculpem :oops: não era minha intenção causar mau-estar aqui no fórum.
Não era para si a última mensagem. Se lêr as mensagens a resposta que dei era para o JPaulo que anda aqui a criar confusão. Ele não é muçulmano e quer opinar. O espaço é livre e todos podem opinar.
Já tinha reparado que esse senhor é o chamado "espírito de contradição".
Gostaria de perguntar à D. Khadijah o que a levou a converter-se?
Já tinha reparado que esse senhor é o chamado "espírito de contradição".
Não sou nenhum "espírito" minha senhora, sou de carne e osso como você..
khadijah
15-02-2008, 17:38
As'salamu aleikom
Foram várias as razões que me levaram a converter, mas considero que as principais foram:
- a importância da familia no Islão
- o desejo de compreender e partilhar a fé do meu marido
Sempre acreditei num único Deus, mas desde muito cedo deixei de me identificar com a Igreja Católica.
No Islão encontro os valores morais com que me identifico e que podem guiar um casal na paz e harmonia que me parecem um pouco perdidos hoje em dia.
Antes de me converter li vários livros, pesquisei inumeros artigos, falei com muitas mulheres muçulmanas e enfrentei a minha familia e colegas de trabalho que, talvez por serem europeus e apenas conhecerem a "versão" que os media apresentam do islão, criticavam a minha opção.
Converti-me na mesquita central de Lisboa, tendo depois oficializado esse passo no Cairo, em Al Azhar, e posso testemunhar que me sinto muito bem como mulher e esposa muçulmana.
ma'a'salama
wa'alaykum salaam
Obrigada por me ter respondido. Fiz-lhe esta pergunta, que considero bastante pessoal, porque neste momento também tenho muitas dúvidas. Tenho procurado estar mais informada e conhecer melhor o Islão. Nunca contactei com mulheres muçulmanas, portanto a primeira vez que o fiz foi hoje e consigo.
ma'a'salama
- o desejo de compreender e partilhar a fé do meu marido
A minha teoria ganha cada vez mais força
khadijah
18-02-2008, 09:46
Assalamu aleikum
E qual é a sua teoria?
Assalamu aleikum
E qual é a sua teoria?
Que a esmagadora maioria das conversões acontecem por razões sentimentais a alguém.
khadijah
18-02-2008, 11:58
Porque talvez essa seja a maneira mais fácil de tomar conhecimento acerca do Islão de uma forma positiva, porque a imagem transmitida pelos media é, por norma, negativa...se vamos a uma livraria encontramos inúmeros livros em que a mulher muçulmana é retratada como uma vitima, etc etc...
No meu caso nunca antes tinha falado com ninguém acerca do Islão, e as ideias que tinha eram as mesmas estereotipadas que a grande maioria dos portugueses têm e que estão muito longe da realidade.
Além disso foi muito importante para mim que antes de me converter tenha tido a hipótese de passar algum tempo no Egipto, um país islâmico, no seio de uma familia muçulmana, e ter podido ver o dia-a-dia destas familias, costumes, educação, tradições... a forma como a mulher é vista e respeitada, etc
Orlando, não importa o meio que leva muitas pessoas ao Islão.
Importa sim, a intenção com que se convertem e isso é uma coisa entre o crente e Allah.
Allah que saberá melhor ainda que o crente porque este se terá convertido, visto que Allah nos conhece melhor que ninguém e o seu conhecimento não tem quaisquer limites, e porque foi somente pela Sua graça e bondade que essa pessoa se converteu.
Eu converti-me antes de conhecer o meu marido, mas foi ele (com a permissão de Allah) quem me ajudou a superar os meus problemas com os meus pais, aquando o tal "choque inicial". Senão fosse ele, talvez eu até tivesse desistido... foi muito duro suportar e, de certa forma, ignorar o sofrimento dos meus pais, sobretudo, sabendo que fui eu a causa.
Allah sabe melhor!
Hajar não estou a criticar estou apenas a reflectir.
VaniaSof
18-02-2008, 18:49
Nem sempre é pra agradar a alguém...no meu caso vai-me trazer mais problemas...e não me vou casar com nenhum muçulmano (pelo que eu saiba...) até porque eu tinha namorado até uns dias atrás, ateu, e pronto...
É mais fácil passar por tudo isto se tiveres alguém ao teu lado...sem dúvida...o máximo k tenho é apoio moral...e de amigos...
Agora a razão pela qual eu me vou converter tem a ver com a resposta a dois pedidos que fiz...(um dos quais bem difícil de realisar) se não fosse assim era mais dificil tomar essa decisão porque era católica praticante e pela minha personalidade também... :D
Vânia, posso estar a confundir com outro membro mas não voce que disse estava em aprendizagem??? Já se quer converter ou esta a falar num futuro proximo :?
Todos continuamos a aprender um com outro e pelos nossos estudos.
VaniaSof
18-02-2008, 19:18
Estou em aprendizagem, sim... Não sei como te hei-de explicar... aconteceram umas coisas complicadas e ou a vida é cheia de coincidências incriveis ou então não e estou a fazer o que devo...
Não é num futuro próximo é quando estiver preparada para tal...
Exacto Vânia e não tem nada que nos dizer o que foi que lhe mostrou o caminho. É entre si e Deus.
Se quiser partilhar tudo bem mas cuidado que pode ser objecto de escárnio porque aqui há todo o tipo de membros e alguns sem fé do Islão.
Você dará o passo final com a permissão de Allah.
Estou em aprendizagem, sim... Não sei como te hei-de explicar... aconteceram umas coisas complicadas e ou a vida é cheia de coincidências incriveis ou então não e estou a fazer o que devo...
Não é num futuro próximo é quando estiver preparada para tal...
Já sabes que podes contar com o forum para esclarecer duvidas.
Miguel_Marques
06-05-2008, 19:36
Boa tarde a todos os presentes. Peço desculpa pela intromissão e todo este tema é novo para mim, mas gostaria de colocar algumas dúvidas quanto à religião islâmica, e sobretudo ao tema do casamento inter-religiões. Seria possível. Entretanto, creio ser justo informar desde já que sou católico e que surgiram-me umas dúvidas nos últimos tempos que acho muito importantes, internamente, que as resolva o quanto antes.
Boa tarde a todos os presentes. Peço desculpa pela intromissão e todo este tema é novo para mim, mas gostaria de colocar algumas dúvidas quanto à religião islâmica, e sobretudo ao tema do casamento inter-religiões. Seria possível. Entretanto, creio ser justo informar desde já que sou católico e que surgiram-me umas dúvidas nos últimos tempos que acho muito importantes, internamente, que as resolva o quanto antes.
Força aí amigo.
Cheira que vai haver debate.
Se quiser faça já as perguntas, se quiser pode fazer um topico.
Bem vindo ao Myciw :D
Peregrino
06-05-2008, 19:42
Bem vindo.
O muçulmano pode casar com cristãs e judias, já a muçulmana deve casar com um muçulmano.
Quaisquer duvidas exponha, cá estaremos para tentar esclarecer o melhor possível, se Deus quiser.
Bem vindo.
O muçulmano pode casar com cristãs e judias, já a muçulmana deve casar com um muçulmano.
Quaisquer duvidas exponha, cá estaremos para tentar esclarecer o melhor possível, se Deus quiser.
Uma muçulmana pode casar com um cristão e judeu.
(Já começa o debate)
O muçulmano deve casar com uma muçulmana porque é mais influenciável
Peregrino
06-05-2008, 19:54
Orlando fiquemos pela opinião dos sábios da religião, deixemos de lado as nossas opiniões pessoais.
Orlando fiquemos pela opinião dos sábios da religião, deixemos de lado as nossas opiniões pessoais.
Quais sabios??? Os que nos mandam bater nas nossas mulheres quando elas nos desobedecem???
Contra factos não há argumentos
Miguel_Marques
06-05-2008, 20:00
Uma muçulmana pode casar com um cristão e judeu.
(Já começa o debate)
O muçulmano deve casar com uma muçulmana porque é mais influenciável[/quote]
Reparei que antes tiveram um debate algo aceso, mas fora isso, a minha necessidada passa mesmo só por esclarecer todas as minhas dúvidas.
Desculpem a minha falta de conhecimento, mas a resposta que me deu está no Alcorão? Pergunto isto, e para que a relação seja honesta, as minhas dúvidas prendem-se com o facto de pretender saber se quiser manter uma relação séria, e com isso digo casamento e constituir família (para mim o mais importante), com uma mulher muçulmana, se é necessário eu converter-me ou se basta respeitar os canones da religião da outra parte. É que na verdade seria estar a renegar mais de 30 anos de crença.
Não é que pretenda casar-me já amanhã, mas a outra parte na relação tem muito receio, por ser devota ao islamismo, e não acreditar que por ser católico, que a relação possa evoluir pro futuro.
Mais uma vez peço desculpa pela questão, por ser um assunto particular, mas estes assuntos dão um nó na cabeças das pessoas e não são fáceis de conjugar.
Como digo, o mais importante é a família, e em todo o caso, os princípios bons e morais que cada religião transmita.
Peregrino
06-05-2008, 20:00
Quais sabios??? Os que nos mandam bater nas nossas mulheres quando elas nos desobedecem???
Contra factos não há argumentos
Você é de extremos Orlando.
É claro que não estou a falar dessas pessoas...
Se você quer defender outra possibilidade terá que usar o Alcorão e a tradição do profeta, caso contrário aceite as normas estabelecidas pelos líderes religiosos reconhecidos.
Miguel_Marques
06-05-2008, 20:03
Pedindo desculpa novamente, agradecia que efectivamente as respostas fossem "legais", não pessoais.
Respeito as opiniões de todos, obviamente, mas antes de partilhar a minha, preciso de saber a da religião.
Espero que me tenha feito compreender, não querendo entrar em conflito com ninguém.
Antes de gerar mais dúvidas na minha cabeça, precisava limpar as que já lá estão.
Obrigado
Peregrino
06-05-2008, 20:08
Você deveria ser muçulmano ( legalmente, mas o Molana talvez possa explicar melhor), contudo não penso que deva converter-se devido a um casamento.
Você acredita num só Deus, sem parceiros nem iguais?
Acredita que a trindade é uma inovação, um excesso não inclusa no evangelho?
Acredita que Jesus foi um milagre de Deus para a humanidade, o Messias, o enviado de Deus e não o próprio Deus?
Como diz o evangelho bem lido:
Marcos
10:17 E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
10:18 E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
9:7 E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.Um pouco de evangelho.
Mateus
36 Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
3:16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
3:17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
João 14
28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
5:30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.
Lucas
1:35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
Em João 5:37 Jesus diz que ninguém viu Deus:
"E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer. "
Então você é quase um muçulmano :lol:
Acreditar em Deus, uno, indivisível e todos os mensageiros como, Abraão, Ismael, Isaque, Moisés, Jesus...e o último Muhammad torna a pessoa num muçulmano.
Estude o Islão, pode ser que se surpreenda com a proximidade em muitos pontos com a sua crença actual...
Veja ainda o tópico sobre Jesus no Alcorão:
http://www.myciw.org/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=2017&highlight=jesus
Nota: Sou um convertido
O que??? Isto não é uma opinião pessoal!!!!
É baseado no Alcorão (As palavras de Deus).
Peregrino mas quer que lhe mostre opiniões de sabios???
Veja o que escrevi no meu blog... Não ha duvidas é um facto... A mulher pode casar-se com um judeu e cristão.
http://islamicmyths.wordpress.com/2008/01/04/muslimas-are-allow-to-marry-non-muslims/
Caro Miguel, felicidades para o casamento
Miguel_Marques
06-05-2008, 20:21
Agradeço-lhe a resposta.
Mas antes um pouco da minha história.
Fui baptizado, frequentei a catequese e fiz a 1º comunhão, até ao momento. Mais decisão dos meus pais, do que minha, mas honestamente não acredito que esta decisão deva ser deixada aos filhos, mas sim aos pais.
Nada me impediu até hoje de continuar outra religão, mas não são os canones da igreja católica que me mantiveram católico. Foi mais uma força interna ou externa, a que acredito que faz movimentar a Terra e o Sol. Deus, por assim falar. Obviamente que acredito em Jesus Cristo, tal como acredito no profeta Maomé. Mas acredito antes de tudo, em Deus, e que Ele e todos os meus próximos que já cá não estão, também olham por mim.
Em resumo, acredito que não estou sozinho, mas tudo isto dentro da religião católica.
Acredito em tudo o que de bom a religião possa oferecer para eu fazer crescer a minha família, em valor, em respeito, em boas práticas.
Mas agora, não quero que num futuro aparecesse face aos meus filhos, não com o pai íntegro e com princípios, mas com o pai que acredita em algo, e que pela família daria a vida, mas que não precisa se converter para isso.
Acho que o Amor, e a Família está acima de tudo.
Não queria era que uma relação em que acredito piamente, não possa evoluir, porque a outra parte tem medo, ou vê oposição por parte da sua religião, ou impossibilidade na consumação do casamento. Eu respeito os princípios e religião, dos outros, eu inclusivé não tenho qualquer objecção em que os meus filhos fossem muçulmanos, se a religião os formasse como boas pessoas.
Em todo o caso, só quero saber se o Alcorão impediria a minha relação, como católico, com uma muçulmana, e no futuro, a constituição de uma família.
Acredito que este tema dê a volta a muitas cabeças.
Não acredito é em conversões por necessidade, por serem vazias, para a parte convertida. Seria inferior para mim.
Peço desculpa pela mensagem extensa, mas as voltas na minha cabeça são mais compridas.
Obrigado
Peregrino
06-05-2008, 20:25
Vou esperar pelo irmão Molana, Orlando, precisamos de respostas e não de opiniões.
Vou ver se vejo alguma fatwa sobre o tema.
Agradeço-lhe a resposta.
Mas antes um pouco da minha história.
Fui baptizado, frequentei a catequese e fiz a 1º comunhão, até ao momento. Mais decisão dos meus pais, do que minha, mas honestamente não acredito que esta decisão deva ser deixada aos filhos, mas sim aos pais.
Nada me impediu até hoje de continuar outra religão, mas não são os canones da igreja católica que me mantiveram católico. Foi mais uma força interna ou externa, a que acredito que faz movimentar a Terra e o Sol. Deus, por assim falar. Obviamente que acredito em Jesus Cristo, tal como acredito no profeta Maomé. Mas acredito antes de tudo, em Deus, e que Ele e todos os meus próximos que já cá não estão, também olham por mim.
Em resumo, acredito que não estou sozinho, mas tudo isto dentro da religião católica.
Acredito em tudo o que de bom a religião possa oferecer para eu fazer crescer a minha família, em valor, em respeito, em boas práticas.
Mas agora, não quero que num futuro aparecesse face aos meus filhos, não com o pai íntegro e com princípios, mas com o pai que acredita em algo, e que pela família daria a vida, mas que não precisa se converter para isso.
Acho que o Amor, e a Família está acima de tudo.
Não queria era que uma relação em que acredito piamente, não possa evoluir, porque a outra parte tem medo, ou vê oposição por parte da sua religião, ou impossibilidade na consumação do casamento. Eu respeito os princípios e religião, dos outros, eu inclusivé não tenho qualquer objecção em que os meus filhos fossem muçulmanos, se a religião os formasse como boas pessoas.
Em todo o caso, só quero saber se o Alcorão impediria a minha relação, como católico, com uma muçulmana, e no futuro, a constituição de uma família.
Acredito que este tema dê a volta a muitas cabeças.
Não acredito é em conversões por necessidade, por serem vazias, para a parte convertida. Seria inferior para mim.
Peço desculpa pela mensagem extensa, mas as voltas na minha cabeça são mais compridas.
Obrigado
Caro Miguel, eu não o conheço pessoalmente mas já o admiro pelo que escreveu.
Concordo muito consigo, mas não se preocupe, com amor e repeito tem tudo para um casamento feliz.
Deus não é um opressor, alias não há nada que proibia a sua noiva de se casar consigo (quem descorda que use factos para contrapor).
Alias conheço varios casos pessoais como seu, e deram todos certo.
A conversão forçada é uma mentira que fazemos a Deus
Vou esperar pelo irmão Molana, Orlando, precisamos de respostas e não de opiniões.
Vou ver se vejo alguma fatwa sobre o tema.
Não tenha medo peregrino, leia o que escrevi no link...
http://islamicmyths.wordpress.com/2008/01/04/muslimas-are-allow-to-marry-non-muslims/
Miguel_Marques
06-05-2008, 20:31
Caro Orlando,
Obrigado pelo artigo.
Eu não me vou casar. Não agora, mas acredito nesta relação. Decerto já todos ouvimos isto em algum sítio, mas se é perante obstáculos que nos tornamos mais fortes, ou facilmente desistimos, eu nunca desisti de nada e não foi, seguramente por ser teimoso, mas por acreditar nas coisas.
E é por acreditar nesta relação que preciso de partilhar com a outra parte as minhas dúvidas, mas também o respeito pelo seu culto, e pelo facto de que este mesmo culto, muçulmano ou não, preza mais a família, permitindo o casamento inter-religião.
Com base na informação que me forneceram, acho que vou ler bastante. E espero que nos próximos dias possa contar com a vossa ajuda.
Não me vou já embora, mas vou começar a ler.
No meio desta confusão, alguma ajuda, ou pelo menos falar, ajuda sempre.
Obrigado a todos.
Caro Orlando,
Obrigado pelo artigo.
Eu não me vou casar. Não agora, mas acredito nesta relação. Decerto já todos ouvimos isto em algum sítio, mas se é perante obstáculos que nos tornamos mais fortes, ou facilmente desistimos, eu nunca desisti de nada e não foi, seguramente por ser teimoso, mas por acreditar nas coisas.
E é por acreditar nesta relação que preciso de partilhar com a outra parte as minhas dúvidas, mas também o respeito pelo seu culto, e pelo facto de que este mesmo culto, muçulmano ou não, preza mais a família, permitindo o casamento inter-religião.
Com base na informação que me forneceram, acho que vou ler bastante. E espero que nos próximos dias possa contar com a vossa ajuda.
Obrigado a todos.
Sinceramente a minha unica duvida é se a sua religião o permite. Isso voce sabe de certo melhor que eu se sim ou não
Peregrino
06-05-2008, 20:36
ilegal
fatwa sobre ilegalidade (http://www.islamonline.net/servlet/Satellite?cid=1119503545634&pagename=IslamOnline-English-Ask_Scholar%2FFatwaE%2FFatwaEAskTheScholar)
fatwa sobre o dever de não se converter por interesse em casamento (http://www.islamonline.net/servlet/Satellite?cid=1119503545636&pagename=IslamOnline-English-Ask_Scholar%2FFatwaE%2FFatwaEAskTheScholar)
Peregrino
06-05-2008, 20:38
Caro Orlando,
Obrigado pelo artigo.
Obrigado a todos.
Sinceramente a minha unica duvida é se a sua religião o permite. Isso voce sabe de certo melhor que eu se sim ou não
ilegal pela católica, só no civil...
Mas o nosso amigo Miguel não é idolatra ou um incrédulo, é um adepto do Livro.
Alterar as palavras de Deus é pecado e dos graves
Peregrino
06-05-2008, 20:41
Mas o nosso amigo Miguel não é idolatra ou um incrédulo, é um adepto do Livro.
Alterar as palavras de Deus é pecado e dos graves
bem visto isso :D
contudo a trindade deixa dúvidas...
como disse espero que o Molana se manifeste neste tópico 8)
Acho que o Amor, e a Família está acima de tudo. (...) Não acredito é em conversões por necessidade, por serem vazias, para a parte convertida. Seria inferior para mim.
(...)
Obrigado
Obrigado nós, Miguel.
Acho que a sua postura revela tudo: tolerância, amor, compreensão, respeito...
Gostava muito de lhe dar uma resposta de sábio, mas só lhe posso dar a minha, de homem e ser pensante.
Penso que uma religião com a profundidade e a beleza do Islão não deverá obrigar ninguém a converter-se por amor.
Caro Peregrino, não me vai levar a mal, mas acho que o Orlando está com a razão do lado dele. Sugiro que se lembre de uma máxima que aprendi aqui: "não há compulsão na religião"
Salams
ilegal pela católica, só no civil...
No civil é outra coisa, mas na católica acho que não, alias nem eu que tem baptismo oficial posso casar com uma catolica porque não tenho a 1ª cuminhão.
A Igreja Catolica é muito rigorosa.
Mas penso que o Miguel está mais preocupado com a esposa.
Peregrino
06-05-2008, 20:47
Acho que o Amor, e a Família está acima de tudo. (...) Não acredito é em conversões por necessidade, por serem vazias, para a parte convertida. Seria inferior para mim.
(...)
Obrigado
Obrigado nós, Miguel.
Acho que a sua postura revela tudo: tolerância, amor, compreensão, respeito...
Gostava muito de lhe dar uma resposta de sábio, mas só lhe posso dar a minha, de homem e ser pensante.
Penso que uma religião com a profundidade e a beleza do Islão não deverá obrigar ninguém a converter-se por amor.
Caro Peregrino, não me vai levar a mal, mas acho que o Orlando está com a razão do lado dele. Sugiro que se lembre de uma máxima que aprendi aqui: "não há compulsão em religião"
Salams
Exacto: "não há compulsão em religião"
É o que diz a fatwa, não se deve converter para casar. Só que isto não o faz tornar legal.
A minha opinião é igual à do Orlando, todavia estou a referir-me à legalidade da questão.
Miguel_Marques
06-05-2008, 20:48
Caro Orlando e restantes,
Não é aconselhável, é inclusivé desaconselhado o casamento inter-religião.
Mas todas estes "conselhos" partem de pessoas, reunidas de alguma forma, que vão alterando os seus conselhos. Infelizmente, tenho que concluir isto, mas não tiro, desta forma, o valor à minha religião, mas aos actos de algumas pessoas que não poderam experienciar tudo o que a Vida tem para dar.
Com isto quero dizer, é preferível deixar amar, ou condenar esse amor por não ser dentro da mesma religião.
Torno a dizer, de tudo o melhor, os princípios, a moral, os bons costumes, os pilares para uma boa família. De longe o descrédito e a falta de respeito pela relação entre duas pessoas, mesmo de que credos diferentes.
Eu sei que Deus está ao meu lado todos os dias, mas não minto, nem sou desonesto quando digo que 90% das pessoas só se lembra Dele quando estão em apuros ou com necessidades. Eu agradeço-Lhe por mim e pelos outros, diariamente, se for preciso, quando vejo um criança a sorrir na rua ou quando choro por ter perdido um ente querido, mesmo que anos depois.
Não admito é que não possa ser feliz porque não é permitido um casamento inter-religião ou porque a falta de informação ou a má-informação não permita a todas as pessoas ver que talvez seja ao contrário e seja mesmo permitido.
Enfim, dúvidas tenho muitas, certezas é que poucas. Mas, mesmo não estando para casar, tenho a certeza que gosto da pessoa porque me completa, porque estou feliz com ela e sobretudo porque sou um excelente amigo, nos bons e maus momentos, e é isto que se mantém para a vida, e que mantém a vida e a família para sempre.
Mais uma vez peço desculpa. Por vezes as pessoas pensam que sou cheio de garganta, quando apenas falo de coração e de cabeça, porque os dois para mim falam a mesma língua, ainda que não ao mesmo tempo.
Obrigado
Peregrino
06-05-2008, 20:51
Sei que um Sheikh Sudanês uma vez disse que o casamento de uma muçulmana com um não muçulmanos devia ser permitido.
Caro Miguel, siga sua relação, não deixe que a legalidade proposta por outros a entrave.
Aproveite para conhecer o Islão. 8)
Penso que neste caso trata-se de lei moral religiosa e não de Lei relegiosa escrita por uns. Se vocês mora-sem na Arabia Saudita isto seria um dilema, mas aqui é diferente.
Sim Miguel eu tambem nem me passa pela cabeça que Deus quisese impedir amor por causa do Credo de cada um.
Alias, até lhe digo mais, sobre a questão de o Alcorão dizer aos homens e mulheres para casar com um pagão, não creio que seja lei implacável mas sim um conselho porque na altura os idolatras queriam impor a sua crença dos deus a todos.
Basta ver o que tentar fazer ao profeta.
Caro Miguel, agora pessoalmente se ama, não deixe que algo tão bonito como religião o impeça de ser feliz.
Miguel_Marques
06-05-2008, 21:01
Não é por mal caro Peregrino e caro Orlando,
Estava de roda de ambos os links que me deram e das fatwa (leis penso...) e uma proibe e a outra permite.
Não está fácil.
Vou abandonar agora este fórum mas amanhã voltarei com mais questões ou pelo menos para ler quaisquer outras opiniões.
Entretanto, os meus sinceros agradecimentos.
Muito obrigado.
Estava de roda de ambos os links que me deram e das fatwa (leis penso...) e uma proibe e a outra permite.
Não está fácil.
Vou abandonar agora este fórum mas amanhã voltarei com mais questões ou pelo menos para ler quaisquer outras opiniões.
Muito obrigado.
Ok ficamos aguardar as suas questões.
Não tem de agradecer, é sempre bem vindo aqui.
Peregrino
06-05-2008, 21:05
Não está fácil.
Muito obrigado.
Numa refere o casamentos de homens muçulmanos com não muçulmanas e isto é permitido.
O problema só está quando é o contrário, muçulmana com não muçulmano.
No artigo que referi refere-se a ambos os casos.
Peregrino
06-05-2008, 21:09
No artigo que referi refere-se a ambos os casos.
Deve ser um daqueles casos sem unanimidade. Melhor assim :D
salam
Peço desculpas pela minha (longa) ausencia, mas a minha actividade profissional "ocupou-me" bastante ultimamente. :D
Sobre o assunto em questao:
1- Um muçulmano pode casar-se com uma judia ou cristã.? Sim
5.5 . Está-vos permitido casardes com as castas, dentre as fiéis, e com as castas, dentre aquelas que receberam o Livro antes de vós, contanto que as doteis e passeis a viver com elas licitamente, não desatinadamente, nem as envolvendo em intrigas secretas."
2- Uma muçulamna pode casar-se com um nao-muçulmano? Nao.
Porque o Alcorao so reserva essa abertura nos muçulmanos. Porque? 1- A mulher viverá com o marido e sua familia e "corre o risco" de nao conseguir praticar sua religiao (especialmente naquelas alturas em que a mulher vivia dependente do marido). 2- Os filhos corriam o "risco" de se influenciar ao pai e na sua religiao (principalemente os rapazes.)
Ha que notar que o Islao foi a primeira (e se calhar a unica) das tres religioes monoteistas que permitiu esse casamento "inter-religioso", pois antes do Islam ( e ate ainda hoje) nao se ve um muçulmano(a) a casarem numa igreja ou sinagoga sem terem de abandonar sua religiao.
No caso especifico do Sr. Miguel. Bem, existe uma maneira de "contornar" esse problema. O "nikah" (casamento islamico) esse nao acontece mas, para nao viver uma vida de "pecado", existe o casamento de Estado ( o civil) que aos "olhos" do Islam é considerado válido.
Allah sabe melhor!
No caso especifico do Sr. Miguel. Bem, existe uma maneira de "contornar" esse problema. O "nikah" (casamento islamico) esse nao acontece mas, para nao viver uma vida de "pecado", existe o casamento de Estado ( o civil) que aos "olhos" do Islam é considerado válido.
Grande ideia :ideia: não me lembrei dessa. É sem duvida uma solução perfeita ao seu caso Miguel. Valeu a pena esperar pelo molana :piscando: :D
No entanto:
2- Uma muçulamna pode casar-se com um nao-muçulmano? Nao.
Porque o Alcorao so reserva essa abertura nos muçulmanos. Porque? 1- A mulher viverá com o marido e sua familia e "corre o risco" de nao conseguir praticar sua religiao (especialmente naquelas alturas em que a mulher vivia dependente do marido). 2- Os filhos corriam o "risco" de se influenciar ao pai e na sua religiao (principalemente os rapazes.)
Ha que notar que o Islao foi a primeira (e se calhar a unica) das tres religioes monoteistas que permitiu esse casamento "inter-religioso", pois antes do Islam ( e ate ainda hoje) nao se ve um muçulmano(a) a casarem numa igreja ou sinagoga sem terem de abandonar sua religiao.
1- Na actualidade isso não existe, pelo menos na Europa o marido não é o dono da esposa.
1.1- Existe uma maior hipotese de ser o homem muçulmano a não conseguir praticar a sua religião quando casado com uma não muçulmana.
2- A maioria dos estudos mostram que a mulher é o grande motor de influencia nos filhos. Quando é o pai muçulmano muito dificilmente os filhos vão seguir a religião do pai.
Pode ver a tabela empírica na parte final.
Sempre tive curiosidade sobre isso molana. Por exemplo se for muçulmano e me quiser casar com uma judia como é que devia fazer?
Tinha de ir à mesquita e depois á sinagoga? Ou se fosse só a sinagoga é considerado valido????
Orlando
A lei coranica prevalece sempre...independetmente das circunstancias. Se fosse uma lei que o Profeta tivesse posto, ai tudo mudava.
Se fores muçulmano podes ir para uma Mesquita e casares com uma judia sim..existem muitos casos desses, se bem que com cristas. Agora se depois quiserem ir para a sinagoga, tudo bem.
Orlando
A lei coranica prevalece sempre...independetmente das circunstancias. Se fosse uma lei que o Profeta tivesse posto, ai tudo mudava.
Mas qual lei coranica??? Onde é que o Alcorão proibe tal coisa?
Orlando, nao vamos começar a discutir outra vez os mesmos termos, ta? O verso que mencionei acima demonstra que um muçulmano pode casar com uma judia ou crista, ja ao contrario nao diz. Outra coisa, nao existe nenhum registo na vida do Profeta onde um crsitao ou judeu tenha se casado com uma muçulmana sem ter se convertido, nem existe alguma directriz, no Alcorao ou no Hadith, que consinta.
Orlando, nao vamos começar a discutir outra vez os mesmos termos, ta? O verso que mencionei acima demonstra que um muçulmano pode casar com uma judia ou crista, ja ao contrario nao diz. Outra coisa, nao existe nenhum registo na vida do Profeta onde um crsitao ou judeu tenha se casado com uma muçulmana sem ter se convertido, nem existe alguma directriz, no Alcorao ou no Hadith, que consinta.
Então tudo que não esteja escrita no Alcorão é proibido? Humm... Isso faz me lembrar um certo grupo de pessoas.
Miguel_Marques
13-05-2008, 16:18
Boa tarde a todos,
Pelo que posso ver acima de tudo prevalece uma grande amizade entre todos.
Digo-o, porque só pode haver "picardia" e opiniões pessoais, quando todos se respeitam mutuamente. Assim, vale a pena obter opiniões e debater qualquer que seja o assunto.
Gostaria, antes de mais, de agradecer a continuação do assunto, e agradecer ao Molana por ter intervido na matéria.
Gostaria, contudo, de colocar uma questão.
O versículo que continuamente referem sobre o casamento ser proibido entre crentes e não-crentes, e sendo o islamismo uma religião não diferente da que pratico, mas bastante mais amplas e complementar, e tendo em conta que respeitamos muitos dos mesmos princípios, então somos todos crentes.
Em suma, não compreendo porque na lei, ou na interpretação da mesma, não se depreende que o casamento é permitido entre muçulmano e não-muçulmana crente, mas o contrário não é válido.
A hipótese legal, do casamento civil, é uma hipótese mas por respeitar a outra parte, gostaria de saber se existe algum outra lei religiosa que não o permita, isto é, entre a muçulmana e o não muçulmano, porque na prática somos todos crentes do Livro.
Pelo desculpa, mas do Alcorão pouco conheço, mas parece-me não estar a cometer nenhuma injúria ao fazer esta interpretação.
Eu por mim falo que se existe respeito entre duas pessoas para realizarem um casamento entre diferentes religiões, facilmente haverá respeito, quer do homem, quer da mulher, independentemente da religião, para saberem respeitarem hábitos e princípios. Sobretudo, quando existe uma "família", um futuro em jogo.
Em suma, o que quero dizer, é que nunca imporia aos meus filhos o consumo de carne de suíno, dado que não seria permitido pela religião da esposa. Eu acima de tudo quero construir uma família, não destabilizar-la.
Seria mais fácil para mim abdicar de coisas materiais, a impor-las a outras, e tal como já disse não haveria qualquer obstáculo da minha parte a que os meus filhos se tornassem muçulmanos. Nada os impede de o fazerem em graúdos.
A religião para mim não é obstáculo, é um valor acrescentado. Isto se não colocar em causa a vida de ninguém (ex.: - transfusões de sangue proibidas em algumas religiões). Acima de tudo a minha família.
Por isso, não é desrespeitar a lei religiosa, mas é respeitar ainda mais a minha família.
Como aqui já disse, a religião dá a base, os princípios, os valores, que actualmente não é na escola que se aprendem, de certeza, mas depois é a família que regra o dia-a-dia.
Espero que tenha compreendido a minha posição e a minha dúvida Molana.
Espero que também tenha compreendido que, não querendo, acabo sempre por escrever muito.
Obrigado
khadijah
13-05-2008, 16:37
Salamu aleikom irmãs e irmãos!
Não posso deixar de concordar com o Orlando pois também a mim, muçulmana (convertida há pouco mais de 2 anos), não me parece claro que tudo o que não conste no sagrado Alcorão seja proibido. Antes pelo contrário.
Penso que por vontade de ALLAH, o sagrado Alcorão é perfeito e completo e nada lhe falta nem está omitido. Penso que se assim fosse vontade de ALLAH estaria perfeitamente claro e explicito que tal seria aceite para o homem muçulmano mas não para a mulher muçulmana.
Como ex-estudante de sociologia, parece-me que estamos perante uma estratégia de auto-defesa da religião islâmica que terá feito todo o sentido quando o Islão surgiu e que é compreensivel nessa perspectiva.
Como ainda "aprendiz" do Islão, obviamente que posso estar em erro...
salam
Salam,
Concordo perfeitamente com o molana. Ainda que não existisse nada no Alcorão e hadice, prevaleceria a opinião unanime dos Ulamas(teologos).
Já assisti e ajudei casos parecidos ao do miguel, não se trata de dar carne de suino e respeitar os filhos..., mas o homem assume o papel de chefe de familia e os filhos tendem a segui-lo(minha opinião).
Salam,
Concordo perfeitamente com o molana. Ainda que não existisse nada no Alcorão e hadice, prevaleceria a opinião unanime dos Ulamas(teologos).
Já assisti e ajudei casos parecidos ao do miguel, não se trata de dar carne de suino e respeitar os filhos..., mas o homem assume o papel de chefe de familia e os filhos tendem a segui-lo(minha opinião).
E você venera os teólogos??? Os teóogos não são profetas... aposto se os teólogos fossem mulheres não havia tanta discriminação em alguns países islâmicos.
Querem a todo custo impor uma espécie de machismo religioso... mas não conseguem impor um único facto para tal.
Os taliban defendem que tudo que o Alcorão não permite é ilegal, ou seja cortar cabelo, ouvir musica, ver televisão, muçulmanas casarem-se com não muçulmanos.
Por favor sejam coerentes, abram os olhos, não deixem os outros pensarem por vocês, quem oprime são os Homens e não Deus. Já viram que não conseguem provar que a mulher muçulmana não pode ter um casamento inter-religioso?
Sejamos justos.
Miguel não tenho a mínima das duvidas que será um pai de familia para uma muçulmana e seus filhos. Força ;)
Salam,
E você venera os teólogos??? Os teóogos não são profetas... aposto se os teólogos fossem mulheres não havia tanta discriminação em alguns países islâmicos.
Querem a todo custo impor uma espécie de machismo religioso... mas não conseguem impor um único facto para tal.
Os taliban defendem que tudo que o Alcorão não permite é ilegal, ou seja cortar cabelo, ouvir musica, ver televisão, muçulmanas casarem-se com não muçulmanos.
Por favor sejam coerentes, abram os olhos, não deixem os outros pensarem por vocês, quem oprime são os Homens e não Deus. Já viram que não conseguem provar que a mulher muçulmana não pode ter um casamento inter-religioso?
Sejamos justos.
Miguel não tenho a mínima das duvidas que será um pai de familia para uma muçulmana e seus filhos. Força ;)
Salam,
Ora, bem vamos lá:
De acordo com o Alcorão, uma mulher muçulmana não se pode casar com um homem não muçulmano, mesmo que seja "adeptos do livro"(juseu ou cristão), enquanto ele não abraçar o Isslam, sobre isso Deus diz:
" Ó crentes, quando vos chegarem as crentes, como imigradas, examinai-as, muito embora Deus conheça a sua fé melhor do que ninguém. Então, se as considerares crentes não as restituas aos descrentes. Elas(as muçulmanas) não são lícitas para eles (os descrentes), e eles não são lícitos para elas". Cap.60, Vers.10
Se um não muçulmano se casar com uma muçulmana, tal casamento é inválido.
O facto de ambos serem muçulmanos, ajudará a unificar os seus corações, pois assim eles estudam junto o Alcorão, fazem junto o Salat(oração), jejuam juntos, etc. e tudo isso ajuda a formar um vínculo espiritual que os une ainda mais. O que é ainda mais importante é que resulta na benção de Deus. A devoção de ambos à Deus forma um vínculo uradoiro e promove a união de uma forma que nenhum outro factor faz. Os casamentos com os descrentes muitas vezes mostram-se desastrosos, pois adiferença entre eles na crença, nos valores e objectivos, pode ter um efeito prejudicial para a comunidade e para a felicidade no casamento.
Não venero nenhum Ulamah/ teologo, mas respeito o seus esforços em adquir o Ilm/conhecimento, luz necessaria no meio de tantas trevas.
Quanto a talibans, televisao, musica, etc., dou-te um conselho, faz o zikr(recordaçao de ALLAH diariamente com concentração,pede ao molana para te dar um zikr), deixa por algum tempo a tv e musica, depois volta a ver televisao e musica, vais começar a ver as coisas diferente...
O alcorão é uma luz para os que possuem outra luz, a luz da fé; tal como o sol é uma luz, para os que possuem outra luz, a luz da visão, um cego não conseguirá enchergar a luz do sol.
Wrong answer!!!!
Um incredulo é quem não acredita em Deus, um cristão é um adepto do livro.
Não vale a pena tentar ir por Alcorão, o molana já confirmou que não há nada sobre isto lá.
Aí voce é pro-taliban??? 8O 8O 8O Ainda o mes passado passei 3 dias sem TV e musica, senti-me um autentico ignorante por não poder ver o telejornal.
Acho impressionante as pessoas quererem a todo custo impor uma regra discriminatória cegamente, será uma questão de orgulho?
Wrong answer!!!!
Não vale a pena tentar ir por Alcorão, o molana já confirmou que não há nada sobre isto lá.
Aí voce é pro-taliban??? 8O 8O 8O Ainda o mes passado passei 3 dias sem TV e musica, senti-me um autentico ignorante por não poder ver o telejornal.
Acho impressionante as pessoas quererem a todo custo impor uma regra discriminatória cegamente, será uma questão de orgulho?
Salam,
Como já tinha mencionado antes, prevalece a opiniao unanime dos Ulamas(Teologos): Não é permitido, ponto final.
Talibans? quem são? ouvi dizer que quer dizer estudantes.
Olha, impor ideias cegamente??? és formado em teologia islamica? então não tentes mudar as coisas à tua maneira, se o molana disse que não se pode , é porque não se pode, não encontras nenhum ulama que diga o contrario, se encontrares apita sim?
Wrong answer!!!!
Salam,
Como já tinha mencionado antes, prevalece a opiniao unanime dos Ulamas(Teologos): Não é permitido, ponto final.
Talibans? quem são? ouvi dizer que quer dizer estudantes.
Olha, impor ideias cegamente??? és formado em teologia islamica? então não tentes mudar as coisas à tua maneira, se o molana disse que não se pode , é porque não se pode, não encontras nenhum ulama que diga o contrario, se encontrares apita sim?
Eu sigo ordens de Deus e dos profetas e não de um grupo de pessoas, em que muitas até exprimem mensagens de odio.
Como diz os Gato Fedorento: "Falas, falas, falas, falas mas eu não te vejo a fazer nada."
Força venha argumentos.
Estas a entrar no que em Filosofia se chama de Falacia de Apelo á Autoridade fora de Alvo.
Não sou teologo mas estou a fornecer argumentos factuais.
não encontras nenhum ulama que diga o contrario, se encontrares apita sim?
Hehe Vais te queimar com esta, espera um momento que mostro-te já :)
Não é preciso ir tão longe o link que postei, sobre os dados empíricos Drs. Nuryamin Aini é um especialista em Sharia e diz que esse"mito" tem de acabar
Assalamu Aleikum,
Sinto me na obrigação de intervir. Faço-o, convicto que cumpro o meu dever de transmitir o que a vida me esinou. Estou casado há 18 anos em segundo casamento, o primeiro durou 12 anos. Ambas são seguidoras do Livro.
Não funciona. E não é por falta de valores morais em relação à família e tudo o resto que o Miguel, indicou que deve haver. Porque valores, os ambos ( marido e mulher ) possuem e são bons. Não funciona por outros pequenos assuntos, que chocam no dia a dia.
Dou um pequeno exemplo, que até poderá não ser o melhor...mas é o que me ocorre neste momento..
Quando visito o meu sogro, onde sou tratado com respeito, existe vinho na mesa para o seu acompanhamento pessoal. Ele bebe e eu bebo água. Sem querer, a minha cunhada deixa entornar o vinho na mesa que me suja as calças. A hora do Salat está por um fio e eu não tenho outra roupa à mão. Fico calmo...porque não é o fim do mundo..entornar vinho. Mas fico perturbado e penso como seria bom se não houvesse vinho naquela mesa...e logo, o pensamento de tolerância para com a sua religião, invade o meu coração. Ao longo dos anos, atritos banais como estes vão surgindo, também no relacionamento directo com a mulher, que escuso de referir. E acreditem, que são verdadeiros dilemas e angústias para pessoas tolerantes, quer sejam muçulmanos, cristãos ou judeus.
Caro Miguel, o amor tem sempre altos e baixos, que podem ser contornados, mas se existirem outros conflitos e formas de vivências diferentes, esse amor tem um sabor amargo.
As crianças também ficam divididas entre o pai e a mãe, na questão da educação religiosa. Uma das partes, acaba por ceder por impotência ou para evitar atritos.
Tenho coisas muito positivas no meu relacionamento...mas um vazio surdo não nos larga...e é por essa razão que digo a quem quer dar esse passo, evitar é o melhor.
E Allah Sabe Melhor.
khadijah
14-05-2008, 10:09
"O amor tem sempre altos e baixos que podem ser contornados (...)"
Ponto final!!!
Tudo o resto apenas acontece na ausência do amor, sendo que o amor a ALLAH será a suprema forma de amor.
Não está fácil.
Muito obrigado.
Numa refere o casamentos de homens muçulmanos com não muçulmanas e isto é permitido.
O problema só está quando é o contrário, muçulmana com não muçulmano.
De facto existem, fatwas que dizem que os homens muçulmanos não devem casar com mulheres dos Povos do Livro, e deram muitas razões lógicas incluindo o facto de não haver falta de mulheres muçulmanas. Eu falei deste assunto ao irmão molana deste fórum, que me disse que a injunção que permite está no Alcorão, e por isso desde que a mulher seja dos Povos do Livro, mesmo sem crer na sua religião, a permissão mantém-se.
A mulher muçulmana está definitivamente proibida de casar com homens dos Povos do Livro e outros não muçulmanos. Qualquer tentativa de fatwa no sentido contrário desobedece o Alcorão e a tradição do profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) e o que se manteve até a data em todas as escolas de jurisprudência sunitas e xiitas.
Salams,
Na minha opinião, e tenho exemplos de resmas de casos desses na minha familia e amigos, o amor é muito bonito e tal..., mas o que faz segurar firme uma familia é o amor/temor por ALLAH e seguir o profeta(saw), ou seja o Islam verdadeiro, não o de nome. Tanto entre muçulmanos, muçulmanos e adeptas do livro.. etc.
A fé é a fonte de esperança nas trevas e nos momentos de desespero na vida, pois segundo o Alcorão:
" O crente nunca perde esperanças da misericordia de Deus"
Cap. 12, Vers.87
Segundo o Iman Ahmad Ibn Hambal, não é correcto um casamento entre um muçulmano moralmente recto com uma muçulmana promíscua, e o mesmo aplica-se ao casamento entre uma muçulmana casta com um muçulmano desviado enquanto ele/a não se arrepender.
O alcorão diz:
"Aa mulheres más(impúdicas) são para os homens maus(impúdicos), e os homens maus são para as mulheres más, as mulheres virtuosas são para os homens virtuosos e os homens virtuosos são para as mulheres virtuosoas."
As pessoas casam-se pela beleza, amor, riqueza etc, mas o mais importante é o temor por ALLAH, a proximidade a tradiçao do profeta(pece), analisem bem esses factores antes de meter o pé na argola...
A mulher muçulmana está definitivamente proibida de casar com homens dos Povos do Livro. Qualquer tentativa de fatwa no sentido contrário desobedece o Alcorão e a tradição do profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) e o que se manteve até a data em todas as escolas de jurisprudência sunitas e xiitas.
Pena é que ninguém consegue provar isso... Os machistas islâmicos vem que tenta mas não conseguem uma razão racional para tal proibição daí haver cada vez mais casamentos entre muçulmanas e não muçulmanos.
Sobre os homens essa fatwa aplica-se no Medio Oriente porque em Portugal encontra uma muçulmana é um desafio infinito
O alcorão diz:
"Aa mulheres más(impúdicas) são para os homens maus(impúdicos), e os homens maus são para as mulheres más, as mulheres virtuosas são para os homens virtuosos e os homens virtuosos são para as mulheres virtuosoas."
O problema é quem ama nunca acha o\a companheiro(a) mau
A religião no casamento é importante, pois é mais um factor que o une o casal.... mas se não há respeito mútuo e amizada.... é um casamento falhado à nascença.
Conheço casos de casais misto, que já estão juntos a 20 anos.
Para mim o casamento ideal é o dos meus pais, junto à mais de 30 anos, e que tomam conta um do outro até hoje.
Conheço alguns paises árabes, e não verifico que um casamento no qual o casal seja ambos muçulmanos não é garantia de felicidade! Pode até não haver tantos divorcios lá como cá... mas também o seu modo de vida é diferente do nosso, começando pela poligamia.
Lá por que uma mulher nasceu muçulmana, não significa que essa vai fazer o seu casamento mais feliz, do que outra que não o é!
Eu até sou muçulmana, mas convertida!, Mas antes de me converter, verificava que eu respeitava mais as regras da sociedade muçulmana do que outras.
Mas o facto é que as coisas são como Deus quer!
Lá por que uma mulher nasceu muçulmana, não significa que essa vai fazer o seu casamento mais feliz, do que outra que não o é!
Eu até sou muçulmana, mas convertida!, Mas antes de me converter, verificava que eu respeitava mais as regras da sociedade muçulmana do que outras.
Pode ter a certeza absoluta disso. Eu conheço cada uma :lol: 8)
Os muçulmanos convertidos/revertidos são a grande esperança da sociedade muçulmana. O Islão é religião de convertidos. Os companheiros do profeta eram convertidos/revertidos.
Os muçulmanos convertidos/revertidos são a grande esperança da sociedade muçulmana. O Islão é religião de convertidos. Os companheiros do profeta eram convertidos/revertidos.
Daí não devia haver de maneira nenhuma descriminação aos novos(as) muçulmanos(as).
Enriquece mais o Islão ter muçulmanos de diferentes culturas.
Daí não devia haver de maneira nenhuma descriminação aos novos(as) muçulmanos(as).
Enriquece mais o Islão ter muçulmanos de diferentes culturas.
Eu, irmão molana e outros lutam contra qualquer discriminação. Islão é para todos.
Miguel_Marques
14-05-2008, 17:54
Boa tarde,
Entre todas as coisas que disseram, uma eu já comentei aqui há dias.
No dia-a-dia, existem alguns que continuamente agradecem a Deus, e a grande maioria que só se lembra dele nas alturas de mais aperto.
Entre esses existem os que acreditem que Deus ajuda e facilita, imperando a justiça, e outros que creêm que existem regras para impedir.
Não digo que constitituir uma família seja fácil, mas entre todas as coisas, se eu quisesse uma pessoa igual a mim, não me casava, ficava sózinho a vida inteira, mas ficava infeliz.
A outra metade existe por aí, e não acredito que seja a religião que nos atrai. E no momento em que começa a estragar a relação, desde que não seja por motivos mesmo contrastantes e nefastos, então temos de ponderar se Deus assim o escreveu, ainda que por outrém, ou se ouve um homem, imperfeito, a fazer uma interpretação imperfeita.
Deus ajuda, não estraga.
Em todo o demais, os meus pais estão casados há muitos anos, tal como muitos outros, e não é a religião que os separou, nem a comida.
Reparei que comentaram a questão do alcool. Para mim o problema é a responsabilidade. Eu consumo alcool, em moderação, não para ficar bêbado. Para acompanhar uma refeição esporadicamente. Isso não faz de mim uma pessoa menos boa.
O que faz de uma pessoa menos boa, é beber até ao ponto de perder o controlo sobre as suas capacidades, e nesse processo prejudicar alguém.
Além disso, peço desculpa pelo meu desconhecimento, mas creio que o Islão já tenha permitido e proibido, e permitido novamente, e presentemente proibido o consumo de alcool.
Estou enganado? Disseram-me, gostaria de comprovar este facto.
Os meus cumprimentos.
O alcool era permitido no início da mensagem do profeta. Foi mais tarde proibido e por boas razões. O que se pode beber em moderação pode-se beber exageradamente dai a proibição. A proibição é contra todos os intoxicantes ou substâncias que afectam a mente que inclui drogas ligeiras com marijuana.
O alcool era permitido no início da mensagem do profeta. Foi mais tarde proibido e por boas razões. O que se pode beber em moderação pode-se beber exageradamente dai a proibição. A proibição é contra todos os intoxicantes ou substâncias que afectam a mente que inclui drogas ligeiras com marijuana.
O Tabaco tambem devia ser
Uma ou mais das escolas de jurisprudência islàmica proibem o tabaco porque faz mal. Não é considerado intoxicante por isso não é haraam mas é desaconselhado. Muitos dos devotos muçulmanos que conheçp são não fumadores, não só pelo cheiro que incomoda, mas também porque faz mal.
Uma ou mais das escolas de jurisprudência islàmica proibem o tabaco porque faz mal. Não é considerado intoxicante por isso não é haraam mas é desaconselhado. Muitos dos devotos muçulmanos que conheçp são não fumadores, não só pelo cheiro que incomoda, mas também porque faz mal.
Eu não sou fumador, a pouco tempo para celebrar decidi fumar dois cigarros e deu logo aquele efeito de cabeça leve e tonta como quando se bebe umas copadas de vinho.
O efeito nevoeiro. Dizem que isso é normal para quem nao fuma... ou seja é um intoxicante, fraco mas é
O cigarro não afecta a mente. É adictivo claro e faz mal à saúde. Ninguém que eu saiba depois de fumar ficou estonteado, ou começou a fazer disparates devido ao cigarro. A faculdade de pensar e raciocinar não são afectadas daí o de não ser haraam.
O cigarro não afecta a mente. É adictivo claro e faz mal à saúde. Ninguém que eu saiba depois de fumar ficou estonteado, ou começou a fazer disparates devido ao cigarro. A faculdade de pensar e raciocinar não são afectadas daí o de não ser haraam.
O cigarro é uma droga.. logo ninguém devia fumar...
Se eu beber umas 5 cervejas não me afecta as faculdades... então posso beber moderadamente nesse caso
Errado de acordo com o Islão. Cerveja é haraam porque inclui alcool. Alcool é uma substância tóxica. A proibição é para qualquer quantidade de alcool. Se você fumar 10 cigarros e se não estiver habituado ficará com dor de cabeça. Se beber 10 cervejas ficará bebado ou pelo menos terá menos controle sobre as suas faculdades mentais. Se você fumar 20 cigarros ou mesmo 50 não afactará o seu raciocino.
Errado de acordo com o Islão. Cerveja é haraam porque inclui alcool. Alcool é uma substância tóxica. A proibição é para qualquer quantidade de alcool. Se você fumar 10 cigarros e se não estiver habituado ficará com dor de cabeça. Se beber 10 cervejas ficará bebado ou pelo menos terá menos controle sobre as suas faculdades mentais. Se você fumar 20 cigarros ou mesmo 50 não afactará o seu raciocino.
Está enganado... o cigarro faz nos perder faculdades se não ficaria com os mesmos efeitos do álcool.
tenho vindo a ler mutia coisa que voces a ki escrevem e tenho-me interesado em saber mais, até pk casei recentemente com um muçulmano e clr ke os chokes de ponto de vista acontecem frekentemente.
no caso do casamento sempre falamos em faze-lo apenas no civil, visto sermos de religiões diferentes. note-se ke eu moro em portugal e ele na argélia.
Com o tempo e a aproximação de entrar com o processo de casamento a coisa foi mudando de figura. Começou por me dizer ke tinha de fazer a Fatiha, ao kal eu lhe perguntei o ke era e me respondeu ke era uma coisa entre muçulmanos homens ke nada tinha a ver com o casamento, perguntei mesmo se isso era o casamento deles, ke ma respondeu ke n.
Como ja o tinha "apanhado" a mentir fui descobrir do ke se tratava. e clr ke descobri ke é o casamento muçulmano, deperando-me com isso confrontei-o, além de ter ficado muito chateado comigo por não ter acreditado nele e de ter descoberto sozinha do ke se tratava.
Apenas lhe disse se keres fazer o teu casamento apos de estares em portugal fazes o catolico, clr ke me disse de imediato ke n. Mas se ele kis ter o direito ao casamento muçulmano pk me tirou o meu de me casar na catolica ??
Coisa vai e coisa vem, acabou por me dizer ke sim ke depois aki faziamos o mesmo. Pronto descansei a cabeça e acabei por concordar com todas as tradições e com tudo como ele e a familia kiseram fazer. Agora depois de tudo feito me diz ke n pode se casar cmg na igreja pois a sua religião n deixa, clr ke me caiu tudo.... depois de eu ter feito tudo como ele e a famili akiseram agora diz-me ke n posso fazer o mesmo kando ele estiver aki, clr ke isto me deixa revoltada por me ter mentido deslavadamente.
A coisa complica ainda mais kando se fala de filhos, evidente, acabo por ser tolerante coisa ke ele n é, sempre lhe disse já ke cada um tem a sua religião kanto aos filhos podemos deixa-los escolher a sua religião kando o poderem fazer, e kanto a nós cabenos de lhes ensinar a nossa religião tu a tua e eu a minha. Na opinião dele, nem pensar, eu sendo muçulmano so tenho filhos muçulmanos não catolicos, ora onde se verifica aki a tolerancia ke eu tento ter com ele ke ele n tem comigo ???
Mais uma coisa onde acabamos sempre por discutir.
Nomes dos filhos, ora ja se sabe ke em portugal os sobrenomes dos filhos tem de ter sobrenome de mãe e de pai. como lhe disse ke em portugal a lei obriga a ser assim n contestou, mas kanto aos nomes proprios voltamos ao mesmo, nem seker pensa em admitir em colocar um nome num filho ke n seja arabe, eu como mãe tb tenho direito de dar um nome proprio a um filho ke seja portugues. Funcionando outra vez a minha tolerancia, disse-lhe. Tu dás-lhe o nome arabe eu dou o portugues. Ora aki cai o carmo a trindade o palacio os clerigos e mais alguma coisa ke exista pra cair. Nem pensar, existem nomes comuns ás duas religiões e sendo assim eu ke escolha um de lá e n um portugues. Ora voltamos ao mesmo, onde está a tolerancia de ke tanto se fala dos muçulmanos ???? Como ele sabe ke a nivel de sobrenomes em portugal é obrigatorio ter os dois n se pronunciou, mais kanto aos nomes proprios voltamos aos arabes, apenas.
Aqui nisto tudo verifico uma grande mudança nele , antes do casamento e apos o casamento, antes do casamento falamos nisto tudo e nunca houve problemas, pk agora, depois do casamento, ele ker mudar tudo o ke disse antes do casamento ?
Olá Beatriz
Acho que antes de casarem deviam ter esclarecido certas coisas visto serem de culturas diferentes, expôr as vossas dúvidas.
Eu nunca tive vontade de casar pela religião católica, casei apenas pelo civil. Não me converti (ainda) e por isso não sou casada pela lei muçulmana, mas quando casei já tinhamos conversado sobre certas coisas, claro que com o tempo vão surgindo outras coisas que têm que ser compreendidas de parte a parte.
A minha filha, por exemplo, tem um nome que dá para as duas religiões, apenas ao escrever difere um pouco.
É preciso entenderem-se mais um bocadinho para que o casamento seja feliz, é preciso haver alguma harmonia.
Desculpa perguntar, porque é que ele está na Argélia? Assim ao longe torna-se mais difícil.
olá
Tudo isso foi falado e combinada por nos os dois antes do casamento, mais agora ele ker ke tudo volte a ser como ele tinha idealizado, ou seja ke os filhos sejam kase completamente a pertencer ao " lado" dele.
Ele está na argélia porque é de lá e apenas espera ke eu registe o casamento em portugal para vir.
Ma sinceramente com esta volta de ele deu depois do casamento n sei se registarei o casamento.
Eu tb pensava ke ia apenas casar pelo civil, pois foi assim ke tinhamos falado e ficamos de acordo com isso, precisamente pela diferença das nossas culturas e religiões, mas com o tempo e com tudo a aproximar-se kiz ir mudando as coisas e acabou por concordar comigo em fazer o casamento depois em portugal, ao kal ele agora depois do casamento feito lá diz ke n pode fazer o casamento cá pk a religiã dele n permite, ora se n permite agora tb n permitia antes, então pk me mentiu ?
Peregrino
26-06-2008, 21:22
O Islão permite ao muçulmano casar com uma não muçulmana, já a religião católica obrigaria o muçulmano a ter que se converter. Tendo isto em consideração não vejo problema em fazer-se um casamento religioso muçulmano, desde que ambos de acordo, visto que o contrário é impossível.
Beatriz diz que ainda não registou o casamento, de facto deve pensar bem antes, ou seja colocar os pontos nos is. Ninguém a deve coagir a seguir normas árabes, não religiosas, pois nem sequer se trata de religião, visto que o Islão respeita o seu direito de manter a sua religião e suas tradições cristãs.
Quanto aos filhos, devem ser educados na religião, de ambos os pais, mais tarde serão eles a decidir no que crêem, os pais não têm o direito de obrigar os filhos a serem muçulmanos ou o quer que seja. Infelizmente isto não é respeitado na maioria das vezes...
Aconselho que tenha uma conversa séria com ele, é preciso exigir franqueza e honestidade...
Qualquer dúvida sobre religião islâmica disponha, cá estaremos para tentar ajudar.
olá Peregrino
obrigada pela ajuda. A minha ideia também seria essa, educar os filhos em ambas as religiões e depois quando eles crescessem eles proprios escolheriam a sur religião.
Tudo isto foi falado muitas vezes e sempre chegamos á mesma conclusão ou seja, ser assim mesmo
Ele nunca me pediu para mudar de religião assim como eu nunca sequer isso me passou pela cabeça que ele mudasse. Para não haver mesmo conflitos devido a religiões sempre falamos em apenas fazer o casamento no registo, mas depois pouco a pouco foi mudando de ideias e acabando por me convencer que depois de estar me portugal que ele também o faria aqui, enganou-me bem.
Os filhos na minha opinião apenas ficariam com uma riquesa religiosa que poucos tem, pois iriam conhecer bem .
as duas religiões e assim depois em consciencia poderiam escolher.
Na minha opinião a religião tem influência na compreensão entre um casal.
Até estar casada com um muçulmano não tinha esta noção, é uma das partilhas mais importantes.
Na minha experiência (curta) acho que ensinar 2 religiões a uma criança pode fazer-lhe confusão já que não têm as mesmas ideias em alguns aspectos. Por exemplo, a minha filha esteve no ano lectivo que passou no 1.º ano básico, deixei que fosse para regilião e moral mas para o ano já vou pensar 2 vezes, as ideias que em casa lhe transmitimos por exemplo em relação a Jesus não são as mesmas que a professora lhe ensinou.
Claro que uma pessoa poderá sempre escolher a sua religião quando adulta, mas a base é muito importante.
olá Peregrino
obrigada pela ajuda. A minha ideia também seria essa, educar os filhos em ambas as religiões e depois quando eles crescessem eles proprios escolheriam a sur religião.
Tudo isto foi falado muitas vezes e sempre chegamos á mesma conclusão ou seja, ser assim mesmo
Ele nunca me pediu para mudar de religião assim como eu nunca sequer isso me passou pela cabeça que ele mudasse. Para não haver mesmo conflitos devido a religiões sempre falamos em apenas fazer o casamento no registo, mas depois pouco a pouco foi mudando de ideias e acabando por me convencer que depois de estar me portugal que ele também o faria aqui, enganou-me bem.
Os filhos na minha opinião apenas ficariam com uma riquesa religiosa que poucos tem, pois iriam conhecer bem .
as duas religiões e assim depois em consciencia poderiam escolher.
Um coisa é conhecer as suas religiões, outra coisa é praticar ambas. Aí se for pela prática de ambas as religiões criar-se-á confusão na cabeça da criança. O Cristianismo e o Islão são incompatíveis quanto à crença sobre Jesus e ao conceito da Trindade.
Eu conheço as duas religiões desde pequeno e não fiquei em nada empobrecido. Frequentei um colégio católico quando jovem e não deixei de ir às aulas de religião e moral embora eram dadas por um padre católico. Mas a minha prática religiosa quotidiana era o Islão.
Ma'a-salaama,
Eu tb pensava ke ia apenas casar pelo civil, pois foi assim ke tinhamos falado e ficamos de acordo com isso, precisamente pela diferença das nossas culturas e religiões, mas com o tempo e com tudo a aproximar-se kiz ir mudando as coisas e acabou por concordar comigo em fazer o casamento depois em portugal, ao kal ele agora depois do casamento feito lá diz ke n pode fazer o casamento cá pk a religiã dele n permite, ora se n permite agora tb n permitia antes, então pk me mentiu ?
Olá Beatriz,
Agradeço que não use abreviações tipo "tb" "ke" "kiz" etc como se faz em mensagens instantâneas.
khadijah
27-06-2008, 12:11
Salam Aleikom,
Penso que a Beatriz deverá analizar bem os seus sentimentos pelo seu marido, porque certamente um casamento entre 2 pessoas de religiões diferentes não é fácil, tal como a Sarah referiu, e para que haja harmonia e felicidade entre o casal é necessário, pelo menos, que conheçam mutuamente o que cada uma das religiões defende e se lhes é possivel aceitar e conviver com esses factores.
Percebo que na sua exposição do que aconteceu a Beatriz parte um pouco da posição de que ambos têm direitos absolutamente iguais quanto às decisões da vida em comum e tal é de algum modo imcompatível com a visão islâmica do casamento.
O meu marido é muçulmano, nascido e criado num país islâmico, eu sou portuguesa e convertida ao Islão há 2 anos. Tenho tentado ler e aprender o máximo possivel sobre a religião islâmica bem como sobre a cultura em que o meu marido foi criado para perceber as nossas diferenças assim como ele, agora a viver cá, também se tem esforçado por aceitar coisas naturais na nossa cultura mas que lhe eram totalmente estranhas.
Pessoalmente, penso que é importante perceber que no casamento islâmico os papeis do homem e da mulher são diferentes. Não é uma questão de um ter mais direitos do que o outro, mas cabe ao homem o papel de "lider" do casal, daí que para o seu marido lhe seja perfeitamente natural pensar que tem todo o direito a decidir todos os assuntos referentes aos filhos e etc...claro que cabe à Beatriz fazer uma pausa e pensar se consegue conviver com isso ou não, enquanto ainda nem estão a viver juntos nem existem filhos que poderão vir a sofrer com estes desentendimentos entre os pais.
Agradeço todos os esclarecimentos....
Estou a ver que apenas tenho duas soluções, ou realmente não registo o casamento e ele arranja uma mulher muçulmana ou então uma catolica que aceite ter filhos apenas muçulmanos ou então não temos filhos, sei que é uma solução radical, fui tolerante até onde me foi possivel e quando noto que não tenho um retorno dessa mesma tolerância não posso continuar a ser tolerante com quem não é comigo.
Tinha ficado decidido que os filhos iriam decidir sua religião quando fossem grandes, não disse que teriam de praticar as duas religiões. Até porque não sendo nem duma nem doutra n podem pratica-la sem pertencer a penas a uma, apenas a minha ideia era dar a conhecer as duas religiões e depois que escolhesse a que quer seguir.
Até porque se ele for duma ou doutra ele fica impossibilitado de conhecer aquela a que não pertence.
O que torna também confuso numa criança é como depois o pai lhe vai explicar que não tem natal, pai natal, até porque nas escolas no regresso depois das férias de natal é costume escrever sobre isso nas aulas e as crianças falarem umas com as outras a contar como foi tudo e os presentes que receberam, claro não so no natal, Páscoa, tudo isto em portugal é muito vivido e claro que a minha casa não é excepção. Os santos populares por exemplo é outra coisa que também se festeja imenso, no meu caso que sou do porto, o S. João é muito festejado. Como tudo isto é explicado á criança e o porque de não poder participar, visto que não é catolico não entende o porque destas coisas todas e sem ter ninguem que o ensine nesse sentido sem estar preso a uma religião, neste caso sendo muçulmano.
Assim como quando o assunto é relacionado com alimentação, todos sabemos que muçulmano não come porco, como é explicado á criança que não pode comer uma coisa que a mãe, eu, está a comer.
Ora eu vendo estas coisas todas não queria ter uma criança presa a uma religião sem poder ter a libardade de também lhe ensinar a minha ou o pai a dele, é apenas uma questão de lhe dar a conhecer para depois poder escolher em consciencia e não ficar numa porque é a unica que conhece.
olá khadijah
Claro que entendo muito bem os papeis diferentes defenidos pelo islão dados á mulher e ao homem, mas qual a razão pela qual tem que ser a mulher, sendo, catolica, a ceder em tudo e ao marido ceder em nada, claro que amo o meu marido não é isso que está em causa, mas porquê é que tenho de ser eu a ter que me reger pelas leis islamicas e não ele pelas catolicas ?
Sempre fui da opinião em que não deveriamos colocar as nossas religiões entre nós, cada um praticava a sua religião como entendesse e nem um nem o outro deveria criticar isso, está na liberdade de cada um.
Eu apenas pedia ao meu marido que fosse tolerante comigo como eu sou com ele relativamente á religião dos filhos, porque eu jamais lhe disse que os meus filhos tinham de ser catolicos, como ele agora me diz que jamais aceita ter filhos não muçulmanos. Ora vejamos se não é obrigar uma criança, que não pode escolher a ter que pertencer a uma religião, assim como obrigar-me a mim ter de o aceitar, quando poderiamos mediar as coisas pelos dois. Tenho lido muita coisa sobre o alcorão e sobre a cultura do Islão, isso não faz de mim uma muçulmana, assim como não faria dum filho conhecer o alcorão assim como a biblia.
Peregrino
27-06-2008, 16:23
Beatriz, convido-a a estudar o Islão, deverá ajudar a compreender o seu companheiro. Nós muçulmanos acreditamos em Jesus...
Exponha suas dúvidas aqui ou visite a mesquita no Porto para um aconselhamento personalizado.
Peregrino
27-06-2008, 16:35
Os filhos devem praticar o Islão é o melhor :lol:
Aqui não sou nada parcial, ah pois não :revirando:
Mais a sério,
praticar o Islão não impede tomar conhecimento de outras formas de pensar. Ninguém garante que em adulto o filho não mude de religião. Todavia considero importante dar uma base religiosa sólida à criança e o Islão é quem melhor faz esse papel numa sociedade cristã actual que mais parece ateia (um montão de católicos não praticantes).
Beatriz, espero que consiga encontrar solução :)
Peregrino
Também sei qual a visão do Islão quanto a Jesus. E entendo muito bem a visão de cada religião. Mas quanto á visão do Islão considerar quem "manda" é o marido, quando o marido tem uma mulher catolica e tenta impor-lhe essas regras não acho muito justo, visto ser catolica porque tenho de seguir regras Islamicas ?
Mas para mim o que me aborreceu em tudo isto é que foi tudo falado e entendido pelos dois antes do casamento e ele agora tenta mudar tudo e tenta mudar-me a mim, ora não está certo, ele sabia á partida que eu era católica e que não iria mudar de religião, mas noto que aos poucos tenta que eu siga as regras deles, sem falar apenas de religião assim como de cultura. Não acho que ele esteja mesmo a ser compreensivo comigo como eu sou com ele, eu não lhe falo da minha religião e nem tento que ele venha a ser, isso depende de cada um. Agora fazer uma vida de casal uma vida regida pelo Islão, acho que não, entendo a vida religiosa que ele tem e proporciono-lhe todas as condições para que continue a ter uma vida religiosa como sempre fez, mas não lhe admito que tente impor-me a mim essa vida.
Acho que vocês nunca se vão entender, desculpa a minha sinceridade.
Apesar de o meu marido ser muçulmano e eu não (mas também não pratico a religião católica, confesso), não acho que ele ?mande?, ?mandamos os dois?, decidimos os dois, tem que haver sintonia. Até porque nós não vivemos numa ilha, vivemos uma vida fora de casa, também com pessoas de diferentes opiniões, tem que se conciliar as coisas, sei é que nem sempre é fácil, tenho tido também alguns problemas, o que é bom é dar-mos a volta por cima. :D
Peregrino
27-06-2008, 16:51
Peregrino
Também sei qual a visão do Islão quanto a Jesus. E entendo muito bem a visão de cada religião. Mas quanto á visão do Islão considerar quem "manda" é o marido, quando o marido tem uma mulher catolica e tenta impor-lhe essas regras não acho muito justo, visto ser catolica porque tenho de seguir regras Islamicas ?
Mas para mim o que me aborreceu em tudo isto é que foi tudo falado e entendido pelos dois antes do casamento e ele agora tenta mudar tudo e tenta mudar-me a mim, ora não está certo, ele sabia á partida que eu era católica e que não iria mudar de religião, mas noto que aos poucos tenta que eu siga as regras deles, sem falar apenas de religião assim como de cultura. Não acho que ele esteja mesmo a ser compreensivo comigo como eu sou com ele, eu não lhe falo da minha religião e nem tento que ele venha a ser, isso depende de cada um. Agora fazer uma vida de casal uma vida regida pelo Islão, acho que não, entendo a vida religiosa que ele tem e proporciono-lhe todas as condições para que continue a ter uma vida religiosa como sempre fez, mas não lhe admito que tente impor-me a mim essa vida.
Compreendo. Também acho que ele não tem o direito de impor-lhe a religião, até acho que desse modo acabará por afastar o seu possível interesse.
Contudo, penso que determinados hábitos podem e devem ser mudados. Falo de coisas simples como a alimentação, nada mais.
Vou deixar que as mulheres do nosso fórum se manifestem, pois têm bem mais experiência do que eu, neste assunto.
Também acho que o que é imposto pode fazer a pessoa regeitar, eu pelo menos sou assim.
É fácil não comer carne de porco e não beber alcool, há muita comidinha boa de origem muçulmana ou de outra origem com alimentos mais saudáveis.
O meu marido gostava muito que eu fosse muçulmana mas eu acho que ainda não estou preparada, se calhar também não convivo o suficiente com muçulmanos, gostava também que a minha filha tivesse contacto com a religião, mas com a correria da vida o tempo para estas coisas acaba por faltar.
Cara sarah
Acabo por chegar á mesma conclusão, jamais isto vai para a frente, já lhe falei disso várias vezes ao que me reponde que quando vivermos juntos as coisas mudam. Acho dificil :lol: . Também á mudança de habitos alimentares, falam da minha parte não é ?? Deve ser, acho que temos outro problema, eu não como carne de bovinoou outro tipo de carne, as unicas que como são: Frango e porco, quanto ao resto prefiro peixe, mas acho que também não será por ai, pois actualemnte sou eu que cozinho em casa e nunca tive problemas em mexer e cozinhar o tipo de carne que não como. Portanto acho que o facto de eu comer carne de porco e ele não isso irá trazernos problemas, como tou habituada a fzer mais do ke um prato diferente devido aos meus gostos alimentares, não tenho problema nenhum em fazer pra ele uma coisa e outra pra mim.
Quanto ao alcool, não bebo e nem fumo, coisa que gostaria que ele deixa-se de fazer. Bebo apenas em festas e será mesmo muito pouco.
Desde já as minhas desculpas quando abrevio palavras, é a força do habito.
Eu bem tento dar a volta por cima e deixar que as nossas diferenças fiquem de lado, mas ele não deixa :( . Ainda não á muito tempo estava em casa na parte da manha sem ter nada que fazer, estava calor e por isso decidi ir até á praia, sou muito branca por isso não posso ficar esticada ao sol tipo sardinha :lol: . contando o tempo de ida e vinda mais o tempo que lá fiquei foi coisa de 2h ou 2h e meia, á noite falamos sempre pela internete, se não fosse isso não sei como aguentaria até ele estar ao pé de mim. Por habito falamos o que fizemos nesse dia, falei-lhe que tinha ido á praia, e ele perguntou, com quem, eu disse sozinha. Não tem mal nenhum, porquê ?? e ele diz-me não voltas para a praia sozinha, e eu muito espantada perguntei porquê, que me responde, eu não quero. Ora aqui caiu-me tudo. Tendo nascido e crescido no porto ora a ida á praia por uma mulher sozinha não tem problema nenhum, mas pela maneira dele ver, tem muitos problemas, mas não mos explicou, apenas disse, eu não quero.
Isto pra mim já não é uma questão de religião, é uma questão de machismo, vamos lá separar as coisas.
Enviei-te uma mp. Felicidades.
Peregrino
27-06-2008, 21:37
Isto pra mim já não é uma questão de religião, é uma questão de machismo, vamos lá separar as coisas.
É uma questão cultural.
Pode ser que vivendo ele em Portugal a mentalidade mude, pois ficará a conhecer novos costumes e não dará tanta importância ao facto de ir à praia sozinha...entre outras coisas...
Em todo o caso espero que consiga encontrar a melhor solução possível e que seja feliz.
khadijah
27-06-2008, 22:51
AL Salam Alykum .. Brothers and sisters in ISLAM,
accept my apologize to write in english,and we will post a link for a translator,it may helps!
First..
i am Khaled Mahrous,Muslim,Egyptian;and the most important to know that i am the husband of my Muslim Lady: Khadija,may ALLAH bless her& always guide all of you to the good path in this short life.
Here i go...i agreed with my wife that we couldn't know all the evidence in this relation between the portugues lady and the algerian muslim man .. because as a matter of fact she should be aware of all the rights she can ask this who she will choose him as her husband and partner in her life.
Based on what i have been reading and making a alittle conversation with Khadijah .. i see that HE also must share this discussion because basically we can not offend him and we can not judge both of them because .. the question is going to be like this:What was that make her agrees to have such a marriage ?
and not to make you get bored ..
allow me simply to describe in breif how was it between me and my wife ..
We gathered on the islam and the way of islam .. so the clear step to take was the conversion to islam and it happened in Al'Azhar Mosque in Cairo,with witnesses and islamic Qiran = Civilian marriage and according to islamic "shari'aa" and "sunnah"..thanks ALLAH
Clearly we could follow what we really felt inside our hearts through a time we could know about each others well,,
my advice to her and to such a kind of relations .. what can not come with clear understanding do not accept it.
And if she is not accepting all of these things ... she simply can give up and every one can have his own life with respect !!
Forgive me if i have talked alot and if my ideas were not clear to you.
[ for being sure that my english is not a perfect one ..
here you can have some help with a link of a translator
:http://translate.google.com/translate_t
** :chorando: a tradução não é lá muito correcta]
Peregrino
27-06-2008, 23:53
What was that make her agrees to have such a marriage ?
Boa pergunta. Bom lembrar o que os levou a unir, esperando que isto possa ajudar a ultrapassar turbulência passageira.
what can not come with clear understanding do not accept it.
Apoiado.
Beatriz, converse muito com o seu companheiro, oxalá acabem se entendendo...
Estou torcendo por vocês :piscando:
And if she is not accepting all of these things ... she simply can give up and every one can have his own life with respect !!
E porque tenho que ser eu a aceitar as condições da religião dele quando ele não aceita as condições da minha ??
A base da nossa relação nunca foi e nem nunca será a religião, ela é baseada pelo amor e pelo respeito. Não estou aqui para o julgar, apenas recorri a este forum porque me senti muito sozinha no meio do meu desespero em que estou casada nem faz 2 meses e estou a ver que foi o maior erro da minha vida porque o meu marido não entende ou não quer entender que eu não vou jamais aceitar que me imponham leis costumes e religião ao qual não me identifico e ao qual não quero pertencer. Apenas lhe peço que seja tolerante comigo como sou com ele.
Neste momento me sinto muito sozinha, pois não falo deste tipo de problemas com a minha familia, pois eles foram a maior força para que eu não me casasse com ele, devido á diferença de nossas vidas, culturas, religiões.
Claro que acredito que com tempo e com a vivencia dos dois tudo se irá resolver.
O que nous uniu não foi religião, foi o amor mutuo um pelo outro, claro que á partida eu sabia que ele era muçulmano assim como ele sabia que eu era catolica.
Não tem problema nenhum em escrever em ingles.
Desde já agradeço a vossa atenção e compreençãoe também aproveito para me desculpar por vos "chatear" com a minha privada.
Peregrino
28-06-2008, 07:26
Olá Beatriz
Não precisa pedir desculpa, não nos está a chatear.
Partilhamos a sua angústia, todavia é facto que não seremos nós a encontrar a solução milagre, no final terá que ser você a decidir.
Gostava de encontrar as palavras certas para a tranquilizar e ajudar a suportar angústia que sente, mas é você quem se pode ajudar a si mesma...lembre-se do amor que os uniu...
Pessoalmente, penso que a distância entre vocês só aumenta os problemas, talvez quando estiverem juntos, onde o dialogo se fará de forma mais pessoal e humana, possam chegar a um melhor entendimento.
Mostre-lhe o quanto se sente pressionada e angustiada perante as pressões dele em querer transforma-la em algo que não é.
Peço desculpa por não ser mais eloquente, nem conseguir encontrar melhores palavras...
Olá Peregrino
Agradeço as suas palavras, estava a precisar de as ler, pois sinto-me isolada e meio que perdida no meio disto tudo.
Tenho o precesso de registo parado sem saber o que fazer, mas por outro lado também penso que quando vivermos juntos e com dialogo mais pessoal ele acabará por entender que não é o facto de sermos de religiões e culturas diferentes que o nosso casamento não poderá resultar, desde qua haja conpreenção e respeito um pelo outro, não so um tem que respeitar e entender e ter que acabar por se submeter á vontade do outro para o casamento ser feliz, senão então do que seria de casamentos entre brancos e negros ?
Por isso se mais tarde me arrepender não será por não ter tentado, pelo menos faço de tudo o que me é possivel, assim depois não ficarei com a consciencia pesada de não ter feito o que podia ter feito para fazer com que o casamento resultasse.
Muito obrigada mais uma vez.
Cumprimentos
Imaginemos que ele até consegue o que pretende ??
Notese que a religião dele não permite que os seus fieis façam isso.
Eu nunca serei uma boa muçulmana, pelo simples facto de não acreditar, eu nunca me irira cobrir, nunca faria as orações diárias, nunca faria ramadão e o pior de tudo nunca seria feliz, será que isso o faria feliz a ele, apenas o facto de eu me converter sem ter que fazer tudo aquilo que o Islão manda que um muçulmano faça ??
Claro que não vão ser vocês a dar-me uma solução, mas o simples facto de poder ter um sitio onde posso falar e sei que me vão entender e não me vão apontar o dedo a dizer-me, a culpa é tua, nós avisamos. Já é uma grande ajuda. Ou mesmo do tipo, mas se casas-te com ele e sabias que ele era muçulmano agora faz o que ele te manda fazer, ou aceitas ou desistes. Será que é tudo assim tão radical ??? Afinal se assim for não existe a tolerancia e o respeito pelas escolhas dos outros, impoem-se e pronto, caso resolvido.
Peregrino
28-06-2008, 15:41
No Alcorão 2:256 diz: " Não existe compulsão em religião"
É um erro obrigar alguém a tornar-se muçulmano.
É também errado converter-se para fazer alguém feliz.
Ele não respeita a religião que aparentemente lhe é tão importante...
Mas, diga-me o seu companheiro quer que você se converta?
Não sabe ele que no Islão a mulher pode ser cristã?
Pequenos desencontros culturais é normal existirem e podem ser ultrapassados, porém exigir que uma pessoa mude de religião sem convicção
é injusto e abusivo. É anti-islâmico.
Peregrino
28-06-2008, 15:43
Acho que a Beatriz deve dizer ao seu companheiro o que espera dele.
PatriciaMartins
28-06-2008, 23:14
Olá Beatriz,
eu vou ser sincera contigo, pois é assim que gosto que façam comigo.
Eu consigo, em parte, compreender a tua posição, porque ninguém pode nem deve impor a sua vontade a ninguém, principalmente em termos de crenças e em termos culturais.
Por outro lado, penso que existe alguma teimosia da tua parte.
E vou explicar porque, pedindo que não levas a mal aquilo que te digo.
Meu namorado é Marroquino/Muçulmano e já nos conhecemos à 5 anos, foram tempos de algumas dificuldades, adaptações, cedências, etc...
Ao inicio não foi fácil, porque eu venho de uma familia cristã, muito apegada à religião eeu sabia que nao ia ser fácil, mas com o tempo comecei a pensar no que seria melhor para o meu futuro. Ficar ligada a uma religião ou ficar ligada a um amor, que nos une até hoje.
Na verdade não considero que as nossas cedências ao longo destes anos sejam assim tão grandiosas.
Ele teve de ceder em aspectos que não achava muito naturais, ir à praia e usar biquini à frente de outros homens, ter grandes amigos homens, ir a casamentos católicos de amigas, usar algumas roupas menos tapadas, em ocasioes mais especiais (mas sempre com o cuidado de não exagerar, aliás ja tinha esses cuidados antes), etc.
É logico que eu tambem tive de ceder em alguns aspectos, mas friso, tudo porque EU DECIDI QUE PRETENDIA PASSAR A FAZER ASSIM, nunca por imposição: deixei de comer carne de porco, simplesmente. Não tive de mudar mais nada.
A partir dai começamos a pensar tudo em conjunto, casar apenas pelo registo, até porque nunca tive intenção de me casar na igreja; educar os filhos através de uma boa educação, sempre seguindo algumas regras (o ramadão, não comer carne de porco, etc), mas sem grande rigidez porque em adultos são donos e senhores da sua vida; enfim nada de extraordinário.
Em relação ao ramadão, apenas passei com ele o ramadão do ano passado em Marrocos e confesso que foi das coisas mais bonitas que alguma vez vivi, senti uma paz imensa, uma sensação maravilhosa.
Mas, uma coisa é certa, quando casarmos faço questao que se cumpra este costume na nossa casa e pretendo que os meus filhos percebam que é importante e explicar-lhes-ei porque.
E olha que eu ainda não sou muçulmana... mas acho maravilhoso.
Eu não percebo porque é que para ti é tao dificil mudar determinados aspectos no teu comportamento. Será que é tao dificil deixar de beber alcool?! Será que é tão mau deixar de comer carne de porco? Será que é tao impensável fazer o Ramadão? Será que tem logica estarem os 2 à mesa e estarem a comer pratos diferentes?
Reflecte um pouco nisto... vais ver que não é tao dificil
E outra coisa, quando ele viver entre nós, vai perceber determinados comportamentos, vai achar natural fazeres determinadas coisas que agora fazes e lhe causam alguma confusão...
Eu digo isto por experiencia propria. O meu namorado ja nao repara em coisas que antes de vir para a Europa lhe faziam confusao. Vais ver que contigo vai acontecer o mesmo.
Desculpa a frontalidade, mas tenta reflectir sobre isto, senao a vossa relaçao vai sair fracassada.
Qualquer coisa, podes perguntar. Eu ja levo essa experiencia à 5 anos, e olha que ja passamos por muito.
Beijinhos
Pessoal, salam
Depois de ler tudo o que foi dito...tenho so dois apontamentos:
1- A patricia falou muito bem. Cedencia tem de ser feita pelos dois lados.
2- Esses casos entre religioes diferentes devem ser tratados pessoalmente e julgados depois de ouvirmos ambas as versoes. Tambem deve ser pesado o ambiente e o pais onde vivemos.
Allah sabe melhor!
olá Patricia
Eu não percebo porque é que para ti é tao dificil mudar determinados aspectos no teu comportamento. Será que é tao dificil deixar de beber alcool?! Será que é tão mau deixar de comer carne de porco? Será que é tao impensável fazer o Ramadão? Será que tem logica estarem os 2 à mesa e estarem a comer pratos diferentes?
Quanto ao estar á mesa e comermos pratos diferentes para mim isso já não é novidade, pois neste momento os meus pais vivem comigo e eu não como carne de vaca, de cabra, de coelho, de cordeiro e eles sempre comeram e nunca foi por eu não comer que eles a deixaram de comer ou eu deixei de lha fazer, nunca me passou pela cabeça sequer de lhe pedir a ele que comece carne de porco pelo simples facto de eu comer, porque tenho eu de deixar de comer carne de porco porque ele não come ?
Quanto ao alcool, não bebo por norma, apenas o faço em festas e mesmo assim com bastante moderação, apenas me cingindo á taça do brinde, mas ele fuma e eu não, será que tenho de começar a fumar porque ele fuma ?
Apenas não entendo o porquê destes meus comportamentos o podem afectar a ele na pratica da sua religião ?
O ramadão não faz parte da minha religião qual a razão de eu o fazer ? Também não lhe peço a ele que não coma carne á sexta-feira na quaresma.
Eu apenas quero que ele não meta entre nós a religião, ele pratica a dele conforme ele entende que o deve fazer, eu não tenho o direito de lhe dizer nada ou mesmo de o criticar nesse sentido, assim como eu pratico a minha como eu entender, não tendo ele o direito de me dizer se o faço bem ou não.
O comportamento cultural entre nós isso é verdade que é enorme, e ele desculpasse com a religião para me tentar impor um comportamento que não faz parte da minha cultura, nem da minha religião, isso vai-se resolver claro quando ele viver comigo e se adaptar á maneira de nós vivermos cá.
Quanto á teimosia, existe de parte a parte, da parte dele de tentar impor-me um comportamente da mulher argelina, da minha parte não deixar que ele o faça.
As cedencias claro que têm que existir de ambos os lados.
É verdade que ele vem viver comigo aqui em Portugal em contrapartida o casamento foi feito na Argélia da maneira como ele bem quiz sem sequer me perguntar se eu o queria assim. Não tive a sorte da Patricia de me poder casar apenas no civil, ele fez o casamento na religião dele, porque me disse que tinha que ser assim, porque era assim. Eu casei com ele praticamente sozinha, não tive a familia comigo o processo de casamento na Argélia de casamento não tem nada a ver com o casamento, mesmo que civil, em Portugal. Apenas lhe dou um exemplo, quando fizer o seu casamento acha normal casar sem vestido de noiva ?? Não ter bolo de noiva?? Não poder estar na sua festa de casamento com o seu marido ?? Não ter fotos do casamento com o seu marido ? Isto é apenas alguns exemplos que me vieram á cabeça assim mais marcantes que tive em todo este processo de casamento feito na Argélia. Todos sabemos que as mulheres, falando por mim :piscando: , gostam de ter uma cerimonia, festa e fotos de casamento lindissimas para poder ver e rever quando tiver vontade.
Ora vejamos no meio disto tudo que é o mais teimoso e o mais intolerante ??
Beijinhos
Peregrino
29-06-2008, 15:44
Olá Beatriz
Você é católica praticante?
Você é bastante persistente, diria mesmo teimosa. Espero que não leve a mal minha franqueza.
Imagine que o seu marido está a fazer o Ramadão e você mete-se a comer na frente dele...bastante desagradável...
As outras questões culturais resolvem-se com hábito de morar em Portugal, ele irá fazer as concessões, por isto considero que as bebidas, carne de porco e quiça partilhar o momento do Ramadão é o mínimo que pode fazer, serão talvez as suas concessões...
Acho que no final só o Amor importa, só este irá derrubar as barreiras...
Peregrino
29-06-2008, 15:48
Quanto a casamento tradicional ( católico), não é possível porque a igreja católica não permite que um muçulmano case na igreja.
Faça uma festa com a sua família, case de novo na mesquita no Porto, com vestido de noiva :D
O casamento na mesquita em Portugal é validado no civil. Acho eu.
Peregrino
29-06-2008, 15:59
Enquanto buscava por musica islamica encontrei este video com um casamento misto. Ainda não pude ver porque não abre :x (http://www.dailymotion.com/relevance/search/Mariage%2BMusulman%252FCatholique/video/x19hye_mariage-musulmancatholique_news)
Olá Peregrino
Acho que têm uma ideia erronia a meu respeito quando digo que tabém quero que ele me respeite a mim e á minha religião.
Nunca lhe faltaria ao respeito fazendo isso no Ramadão e nunca também disse que queria casamento na igreja, pois sei que a religião dele não permite, a minha também não. Mas no entanto entendi, visto que o casamento foi realizado na Argélia e claro também para lhe agradar a ele.
O que o Peregirno quer dizer com isso do "catolica praticante " ?? isso existe ?? Quer dizer se vou á missa se me confesso e essas coisas todas ? Então também deve haver muçulmanos praticantes, porque no caso do meu marido ele não faz as orações diárias e olhe que estive 3 vezes na Argélia em periodos de 2 semanas cada. Por isso eu digo que cada um pratica a sua religião como entende e ninguém tem nada que criticar para depois não ser criticado.
Quanto ao casamento na mesquita do Porto na opinião dele, nem pensar o casamento está feito, está feito, não se pode fazer segunda vez. Visto que ele já o fez na religião dele e também o informo que eu não fui permitida a assistir ao casamento. Mais tarde é que tive de assinar um papel no registo.
Tenho uma leve sensação que ninguem, a não ser quem já passou por isso, sabe como os casamentos são feitos na Argélia.
Vi o video e gostei muito se o meu casamento tivesse sido assim nunca me estaria a lamentar agora :x . Assim como também relacionado com os filhos.
Peregrino
29-06-2008, 16:25
Olá Beatriz
É de facto complicado saber exactamente como são as coisas, visto que só os próprios as vivem. Daí já ter dito que só os próprios podem resolver.
Compreendo a sua apreensão, acho que devia tentar relaxar e não continuar a soprar, ou seja criar tempestades num copo de água ( não estou a minimizar seu sentimento).
Dê tempo, acho que só o tempo acabará por esclarecer suas dúvidas e anseios.
Até pelo que entendi o seu marido nem sequer pratica a religião, limita-se a manter algumas tradições. O entendimento deverá ser facilitado com o tempo.
Deixe o Amor florescer :piscando:
Peregrino
29-06-2008, 16:28
Vi o video e gostei muito se o meu casamento tivesse sido assim nunca me estaria a lamentar agora :x . Assim como também relacionado com os filhos.
É preciso não ficar-se pelo passado, este só nos trás mágoas devido arrependimentos dos "ses"...e se tivesse sido assim...e se...e se...
Vá anime-se e construa o futuro :D
Tem razão, por isso mesmo me decidi em fazer o registo de casamento em Portugal, para mais tarde não me arrepender e ficar a pensar " e se eu o tivesse feito ??? como teria sido ?".
Mas a vida também se faz de recordações, por isso neste momento é assunto ecerrado entre nós, filhos e novo casamento ou não, evitando assim discuções, ainda por cima estamos longe um do outro, não estamos juntos faz 2 meses, depois de ter casado e começado a ter uma vida de casal que apenas durou 1 semana. No meio disto tudo tento ser a mais madura, visto ser mais velha ( ele 26, eu 32) e mulher. Mas quando do outro lado não existe a tentativa de entender também o meu lado chega a uma altura que rebenta tudo pelas costuras, desculpe o termo.
Mas de momento estou muito mais calma, graças também a vós que me ouviram e me ajudaram da melhor forma possivel, desde já agradeço. :D
khadijah
30-06-2008, 12:05
Olá Beatriz!
Fico feliz por saber que te sentes melhor.
Não deves levar a mal ao teu marido por a cerimónia lá na Argélia não ter sido como tu gostarias.
Penso que nos países Islâmicos em geral o casamento se processa desse modo. Há a assinatura do contracto de casamento, como podes ler em qualquer artigo sobre o casamento em países que se regem pela lei islâmica. Nessa altura a noiva não tem obrigatoriamente de estar presente. Posteriormente pode ou não haver uma festa de casamento, semelhante à nossa, mas apenas semelhante :D e que não tem lá muito de Islâmico, por motivos que te posso explicar se estiveres interessada mas com os quais não te vou aborrecer para já :lol:
Eu casei no Egipto, a assinatura do contrato (Quiran) foi no Cairo, no registo civil, e tivemos a nossa festa de casamento na cidade do meu marido.
porque não fazem a festa aqui? É até uma maneira de celebrares a chegada do teu marido. Porque a festa lá também é apenas umas 2 horas em que alugas um restaurante e abres o bolo e atiras o bouquet :lol: tudo isso ainda podes fazer e não ficas com essa "mágoa".
salam
olá
É verdade a minha grande mágoa é que ele não me explicou como as coisas se faziam na argélia porque se ele o faz eu não tinha aceite fazer as coisas desta forma. Porque pelas palavras dele, as estrangeiras que vão lá casar não fazem festa, tem apenas a assinatura no registo civil e mais nada. A feste dum casamento na argélia consiste em que alugam um salão de festas, a noiva passa a tarde a passar vários vestidos, normalmete, tradicionais, da algélia, e em ultimo veste o vestido de noiva, durante tudo isto ela apenas bebe água se tiver sede. passa a tarde num vai e vem e troca de vestidos que nem sequer fala com ninguem. Não existem homens na festa, nem pensar. No fim qiando a noiva veste o vestido de noiva é que vem o marido busca-la, dão uma volta ao salão e vão embora, não existe isso de abrir bolo, pois nem bolo de noiva têm, muito menos atirar o bouquet. As fotos que existem sou apenas eu com aqueles vestidos todos e mais nada.
A festa não é feita no mesmo dia do casamento, no meu caso foi passado 3 dias.
Olá Beatriz
Eu também não tive uma festa de casamento, casei com procuração passada ao meu pai, não foi um dia muito feliz para mim, foi feliz porque depois de montes de burocracia consegui casar, mas não foi porque fui à conservatoria e pronto, aí estavamos casados.
Confesso que gostava de fazer um casamento em Marrocos como aqueles a que tenho assistido, só que isso também implica uma grande despesa, mas olha? já lá vão quase 9 anos com um balanço positivo.
khadijah
30-06-2008, 14:49
:D
Afinal sempre tiveste festa Beatriz, não foi como tu esperavas mas vê isso como uma experiência única de poderes viver o casamento tradicional de uma cultura completamente diferente da nossa.
Eu achei muito bonito só tive pena de não poder ter tido mais tempo para preparar e participar nos preparativos. Foram as minhas cunhadas que me ajudaram em tudo
:lol:
Já agora tenho de te perguntar como reagiram as familias??
salam
A dele muito bem, foi a mae dele que preparou tudo, com a ajuda das tias. A minha muito mal. ninguem la esteve
khadijah
01-07-2008, 08:48
deixa lá, também ninguém lá esteve da minha
:(
No meu casamento também só estiveram os meus pais, a minha avó e um amigo, mas eu também nunca sonhei com um casamento cheio de convidados e uma grande festa. :D
PatriciaMartins
02-07-2008, 11:25
Olá Beatriz, vou tentar responder às questões que me colocaste?
?Quanto ao estar á mesa e comermos pratos diferentes para mim isso já não é novidade, pois neste momento os meus pais vivem comigo e eu não como carne de vaca, de cabra, de coelho, de cordeiro e eles sempre comeram e nunca foi por eu não comer que eles a deixaram de comer ou eu deixei de lha fazer, nunca me passou pela cabeça sequer de lhe pedir a ele que comece carne de porco pelo simples facto de eu comer, porque tenho eu de deixar de comer carne de porco porque ele não come ??
Sabes Beatriz, uma coisa é estarmos a comer pratos diferentes por gostos deste ou daquele alimento, outra coisa é estarmos à mesa a comer uma coisa que sabemos que a outra não pode comer, por esta ou por aquela razão. Eu jamais seria capaz de estar a comer com o Hamid e estar a comer carne de porco à frente dele, porque acima de tudo respeito as opções dele e a cultura dele e, por isso jamais o faria?
?Quanto ao alcool, não bebo por norma, apenas o faço em festas e mesmo assim com bastante moderação, apenas me cingindo á taça do brinde, mas ele fuma e eu não, será que tenho de começar a fumar porque ele fuma ?
Apenas não entendo o porquê destes meus comportamentos o podem afectar a ele na pratica da sua religião??
É evidente que não deves começar a fumar só porque ele fuma, ele também não vai furar as orelhas para usar brincos, porque tu usas, por exemplo.
Isso são gostos pessoais e não posições culturais ou religiosas. A meu ver, uma coisa não tem nada a ver com a outra?
Mas é evidente que os teus comportamentos o podem afectar e afectar a prática da religião dele. Vê por exemplo isso na forma de vestir. Se tu usares uns grandes decotes e fores com ele à terra dele, não achas que isso o vai afectar, no seio da sua família e dos seus amigos?!
?O ramadão não faz parte da minha religião qual a razão de eu o fazer ? Também não lhe peço a ele que não coma carne á sexta-feira na quaresma.
Eu apenas quero que ele não meta entre nós a religião, ele pratica a dele conforme ele entende que o deve fazer, eu não tenho o direito de lhe dizer nada ou mesmo de o criticar nesse sentido, assim como eu pratico a minha como eu entender, não tendo ele o direito de me dizer se o faço bem ou não.?
Certo que o Ramadão não faz parte da tua religião, mas não vejo o porque de tu não o poderes cumprir. Achas natural estarem a viver juntos e tu estares a comer à frente dele nas horas de jejum? Aqui não se trata de lhe impor um comportamento a outro, trata-se de teres o bom senso de ver que esse comportamento é completamente incorrecto da tua parte.
É provocar um desconforto desnecessário entre vós, um a jejuar e o outro a deliciar-se à frente do outro, não acho esse comportamento razoável, mas de facto não é obrigada a fazê-lo. É apenas uma opção consciente?
?Quanto á teimosia, existe de parte a parte, da parte dele de tentar impor-me um comportamento da mulher argelina, da minha parte não deixar que ele o faça.?
Não veja isso como tentar impor o comportamento da mulher argelina, trata-se de ele querer ter ao lado dele uma Mulher, uma boa mãe para os seus filhos, uma mulher que a família dele e os amigos vejam como correcta e que seja um orgulho para ele. Certamente que quando ele vier para Portugal, tu vais quererer que ele seja um orgulho para ti, que todos o respeitem com as diferenças que ele possa ter. E concerteza que vais gostar que ele se adapte ao nosso pais e aos teus amigos e família. Ou não?!
?Não tive a sorte da Patrícia de me poder casar apenas no civil, ele fez o casamento na religião dele, porque me disse que tinha que ser assim, porque era assim. Eu casei com ele praticamente sozinha, não tive a família comigo o processo de casamento na Argélia de casamento não tem nada a ver com o casamento, mesmo que civil, em Portugal. Apenas lhe dou um exemplo, quando fizer o seu casamento acha normal casar sem vestido de noiva ?? Não ter bolo de noiva?? Não poder estar na sua festa de casamento com o seu marido ?? Não ter fotos do casamento com o seu marido ? Isto é apenas alguns exemplos que me vieram á cabeça assim mais marcantes que tive em todo este processo de casamento feito na Argélia. Todos sabemos que as mulheres, falando por mim , gostam de ter uma cerimonia, festa e fotos de casamento lindissimas para poder ver e rever quando tiver vontade.?
Eu não sou casada, mas penso apenas casar-me pelo civil, mas fazer uma festinha pequena, nada de exageros?
Em vez de te estares a queixar agora do casamento que tiveste, devias ter feito essas exigências antes disso acontecer, não agora. Agora é tarde demais.
Se estavas a fazer uma coisa que não querias, explica-nos porque o fizeste.
Porque cedeste? Não achas que deviam ter combinado isso antes?
E agora, estás disposta a esquecer tudo isso, e começar uma vida feliz ao lado dele? Deves pensar nisso antes de dares qualquer passo.
Beijinhos, qualquer coisa pergunta. Posso partilhar contigo dificuldades que vais passar e pelas quais eu já passei, mas no final, acredita que vale a pena!
olá Patricia
Tudo foi falado e combinada antes de tudo acontecer, disse-me que sim a tudo encontramos um meio termo para fazer tudo e agradar ás duas partes. Mas no entanto quando chego para o casamento estava tudo feito como ele e a familia quizeram fazer sem sequer pensar naquilo em que eu e ele tinhamos combinado fazer, apenas responderam , aqui é assim e tens que engolir.
Na terra dele é na terra dele e sempre fiz o que me disse na terra dele.
Quanto á comida, não como carne de vaca por opção e não me faz diferença nenhuma ele estar ao pé de mim a come-la, o mesmo acontece com ele com a carne de porco é opção dele, devido á sua religião não comer carne de porco. Assunto resolvido.
A questão do Ramadão já respondi a isso anteriormente.
NUnca pensei em fazer uma festa de casamento exagerada, mas diga-me uma coisa, imagine que tinha combinado em fazer uma coisa com o seu namorado para o seu casamento e depois chega a altura e ele juntamente com a familia muda tudo, como se sentia ?
Se é para esquecer a festa de casamento e o casamento então porque se faz ?
Faz-se então como muitos casais agora fazem, vivem juntos.
Desculpa perguntar, mas estando cada um em seu país, como se conheceram?
Pergunto isto por curiosidade, eu também casei cá e o meu marido lá, mas conhecemo-nos aqui, só depois de alguns anos de amizade e conhecimento nos casámos.
PatriciaMartins
02-07-2008, 16:45
[b]"Na terra dele é na terra dele e sempre fiz o que me disse na terra dele.
Quanto á comida, não como carne de vaca por opção e não me faz diferença nenhuma ele estar ao pé de mim a come-la, o mesmo acontece com ele com a carne de porco é opção dele, devido á sua religião não comer carne de porco. Assunto resolvido.
A questão do Ramadão já respondi a isso anteriormente.
NUnca pensei em fazer uma festa de casamento exagerada, mas diga-me uma coisa, imagine que tinha combinado em fazer uma coisa com o seu namorado para o seu casamento e depois chega a altura e ele juntamente com a familia muda tudo, como se sentia ?
Se é para esquecer a festa de casamento e o casamento então porque se faz ?
Beatriz, desculpa mas as coisas noa sao tao lineares como dizer : na terra dele é na terra dele. Pelo amor de Deus as coisas não são assim.
A tolerância é uma virtude e há pessoas que não sao tolerantes e ponto, talvez seja esse o teu caso. Não me pareces nada tolerante...
O facto de nao comeres outro tipo de carnes é porque nao gostas, mas no caso deles a questao da carne de porco é completamente indiferente, mas nao vou voltar a explicar porque nao julgo que vá mudar em nada a tua opinião.
Quanto ao casamento, casaste porque quiseste, tinhas sempre a oportunidade de chegar la e se as coisas não eram como tu querias, tinhas desistido. Casaste porque quiseste.. ou foste obrigada a casar quando chegaste la?
Eu, chegada la se nao me agradasse a situaçao vinha embora e não casava. Nunca faria o contrário, casar e depois massacrar a outra pessoa porque as coisas nao foram como nós quisemos. Isso nao é justo.
Quando casaste assumiste um compromisso e aceitaste a situaçao. Nao tens o direito de criar estes constrangimentos agora.
Porque casate nessas condições?! Já nao sabias que ele nao comia carne de porco? Ja nao sabias que ele fazia o ramadao? Já nao sabias os costumes dos muçulmanos? Ja nao sabias que a Argelia nao era Portugal?
Antes de partirmos para um casamento devemos pensar bem na mentalidade dos envolvidos e nas consequencias dessas diferenças...
Apesar de eu te compreender em parte e de nao gostar de ser obrigada a nada, tambem percebo a parte dele. Se aceitaste casar naquele dia, nao podes cobrar isso toda a vida.
E mais, eu se fosse muçulmana, jamais admitiria comportamentos desses à mesa, alguem a comer carne de porco à mesa. Jamais admitiria tar a fazer o ramadao e estarem a comer à minha frente. Sao ate questoes de boa educação e nao de tolerância ou submissão.
Fica bem, beijinhos
Por exemplo eu, quando o meu marido está no Ramadão não como na presença dele, se ele está na sala eu vou para a cozinha, não deixo de comer mas não estou ao pé dele. Até ele está sempre na presença de comida, é cozinheiro, só que não a come.
Quando estou em Marrocos também não sou diferente do que sou aqui, a roupa é a mesma, como gosto de boa comida lá tou super bem.
Para casa não compro carne de porco, mas quando vou a casa da minha mãe, se ela fizer eu como, apesar do meu marido não comer. Pode ser que um dia deixe mesmo de a comer.
Claro que às vezes há choque, mas temos que tentar ser felizes com as nossas diferenças.
Acho que devias ter conhecido melhor os costumes, a família e a ele, antes de decidires casar.
Parece-me que também não gostarias que te mudassem tudo á ultima da hora. Eu também não gostei, mas foi-me prometido, assim como já disse em posts anteriores quando ele viesse que fariamos aqui também, coisa que agora, depois do casamento, se alterou.
O Ramadão também já se falou anteriormente ao qual também já respondi.
Quanto ao não ser tolerante não sei a que aspecto que te referes ! Ele tem a religião dele e eu a minha, nunca lhe tentei impor formas de pensar nem costumes, como ele já o fez.Sem pre ouvi dizer, na terra ondes for ter faz o que vires fazer. E sempre assim fiz, cada vez que fui á argélia, tive um comportamento que se espera duma mulher, independetemente da sua religião.
Quanto á comida, cada um come do que gosta ou do que pode comer, quando vamos a um restaurante não comemos todos a mesma coisa.
Não ando a massacrar ninguem, até porque ninguem te obriga a responder o que aqui está postado no forum, apenas responde se quiseres.
Ele também sabia que eu era catolica, como o aceitei como ele é, apenas peço do volta o que dou, ele que me aceite como sou.
Se não gostei dele agora ter voltado com a sua palavra atrás quando ele me diz que depois fazemos tudo como se faz ai, sem problema, ao qual me jurou, por Deus.
Vamos lá ver quem está a ser intolerante, quando me dizes se fosses tu e se não te agradasse que vinhas embora sem casar, onde está a tua tolerancia?
O que peço é que ele seja verdadeiro aquilo que me prometeu, o que me faz pensar que apenas o fez para eu aceitar aquelas condições, e que agora não quer saber do resto, dizendo está feito, está feito e não se faz mais nada. Tudo foi muito bonito antes de casar. Não tem problemas seres doutra religião não és obrigada a mudar de religião, fazes a tua vida normal como fazias até aqui e agora quer mudar-me nos aspectos que não lhe agradam.
"E mais, eu se fosse muçulmana, jamais admitiria comportamentos desses à mesa, alguem a comer carne de porco à mesa. Jamais admitiria tar a fazer o ramadao e estarem a comer à minha frente. Sao ate questoes de boa educação e nao de tolerância ou submissão."
Mais uma vez onde está a tua tolerancia ???
" A liberdade dos outros começa quando acaba a nossa". E isso de não admitires que á mesa jamais alguem comesse porco, porque é que te incomoda tanto aquilo que está no prato dos outros, ninguem to obriga a comer a ti. A tua religião é tua opção, assim como aquilo que os outros comem ou deixam de comer não te diz respeito a ti, como já disse não se trata agora de ramadão. Não disse que me punha a comer á frente de alguem durante o ramadão. Assim como também não lhe digo que não coma carne, á sexta-feira, quando eu estiver a fazer a quaresma.
Será apenas exiges tolerancia para os muçulmanos ?? os outros não tem direito a ela ? Apenas os não muçulmanos tem de ter tolerancia com os muçulmanos e o contrario não é necessário vereficar-se ?
Como já disse e volto a repetir a questão do ramadão ja foi falada.
Sarah a questão agora aqui não é falta de conhecimento ou de costumes. Apenas não posso deixar que me transformem naquilo que não sou e naquilo que não acredito para agradar ou para tentar que ele seja feliz, quando isso a mim não me faz feliz, sempre comunicamos e sempre fomos da opinião que as coisas deveriam ser mediadas pelos dois, para ficarmos no meio termo, se ter que prejudicar ninguem. As nossas diferenças em relação a religião, são superadas sem problema, desde que nenhum impeça o outro de a praticar ou de lhe tentar impor comportamentos que não fazem parte de cada um.
Como já dise:
" A nossa libardade acaba quando começa a dos outros"
Desculpem-me se estou errada, mas a questão principal que a Beatriz tem colocado não se prende com o ser tolerante, a falta de conhecimento da cultura argelina, a teimosia, a diferença religiosa, etc. Acho que a questão principal é mesmo a mudança de atitude do marido após o casamento, o não respeitar o que havia prometido à sua noiva. Isto nada tem haver com cultura ou religião mas sim com a personalidade de cada um. Ninguém me diga que não há homens ( e mulheres) que, após o casamento, mudam o seu comportamento, ou melhor, antes de casarem ocultam a sua personalidade porque mudar ninguém muda. Depois de estarem casados (ou juntos, ou por vezes numa faze consolidada do namoro), o seu sentimento de posse deixa de estar oculto e é o "eu quero, posso e mando porque tu és minha mulher". Logicamente a Beatriz terá de fazer cedências para a sua relação vingar, só que as cedências terão de ser feitas de ambos os lados, não apenas do lado dela. O contrário, o ser só ela, não é sinal da sua tolerância, mas sim de submissão. E desculpem de novo, acho que não está escrito em lugar nenhum que a mulher tem de ser submissa. De certeza que ninguém no seu casamento não cedeu à outra parte para que a relação fosse funcional, mas de certeza que a outra parte também cedeu nalgumas partes: o ser humano ama a reciprocidade e só vive com ela. A menos que não queira ser feliz ou retir prazer da submissão.
Uma Mulher deverá ser um motivo de orgulho para o seu Homem assim como um Homem deverá sê-lo para a sua mulher. Com honestidade, esse é o grande motivo de orgulho do ser humano. Se for-mos honestos connosco próprios somos honestos para com o outro. E penso que a Beatriz é uma mulher honesta, logo deverá ser um motivo de orgulho para o seu marido.
Desculpem a minha sinceridade, mas é a minha opinião.
PatriciaMartins
02-07-2008, 20:54
Eu continuo a pôr uam questão: PARA QUE FOSTE PARA A FRENTE COM ESSE CASAMENTO?
SE nao concordavas com o que se estava la a passar para que casaste?
Eu nao concordo que se case com um muçulmano e que nao se respeite os seus costumes, para isso nao casem. Esta é a minha opinião.
Outra coisa importante Beatriz: eu nao sou muçulmana, sou namorada de um muçulmano, é diferente.
Quanto a nao permitir que comecem carne de porco à mesa comigo, isso acontece simplesmente porque na minha casa nunca se comerá porco e se porventura formos comer à casa de alguem, os meus amigos e os meus familiares respeitam a nossa opçao e servem outro alimento qualquer, menos porco.
Ha tanta cerne para comer, porque eu fazer um obstaculo a nao comer carne de porco.
Quanto ao comer na altura do ramadão eu nao concordo com isso, isso nao da bom ambiente em casa, mas é apenas a minha opinião. E a Sarah sabe disso, ja conversamos sobre isso, nao é amiga :-)?!
Quanto ao resto, se estivesse no teu lugar nao seguiria com esse casamento pra frente ainda para mais quando ja se põe à partida a questao de nao ter filhs por causa de todas essas diferenças... enfim, sao so opinioes.
Eu nao gostaria de ter um casamento envolvido em tantas questoes controversas e em tantas diferenças entre vós. Acho isso do pior que um casal pode ter: mau ambiente em casa. É que estas questoes que estamos aqui a falar vao surgir todos os dias da vossa relação. Vale a pena ter este ambiente?!
Diz-me sinceramente, tu amas o teu marido apesar do comportamento que ele tem contigo, apesar dessa trocas de palavras?!
Beijinho, Patricia
PatriciaMartins
02-07-2008, 21:04
Olá Joana,
nao é pela internet que sabemos se as pessoas sao honestas ou nao. Como pode saber se eu estou a ser honesta nas minhas palavras? Nunca poderá saber, nao entre por ai.
Eu tambem nao gostaria de ser submissa a nada nem a ninguem e nao sou, e acho que ninguem o deve ser.
Devemos é pensar bem nas coisas antes de as fazer, para depois nao nos andarmos a lamentar, percebe?
Eu pesei muitas coisas antes de me envolver emocionalmente com um muçulmano, ou pensa que o fiz de animo leve? Não o fiz com tod a certeza, porque sabia que depois era tarde demais.
No post anterior esqueci-me de dizer que na altura da quaresma, se formos visitar alguem o Hamid respeitará a nossa opçao de nao comer carne, isso nao tenho duvidas. Ele tambem respeita o natal e a Páscoa na casa da minha familia.
Somos inteligentes ao nao ciar conflitos em coisas tao basicas. Ha tanto com que nos preocupar-mos, nao podemos perder tempo com subtilezas...
Bj
:lol: Acredita Patricia, se não falarmos de religião não existem problemas entre nós, nunca houve alias, apenas divergimos nisso.
Agora vê lá uma coisa, porque é que eu sendo catolica tenho de deixar de fazer coisas que sempre fiz e agora apenas porque o meu marido é duma religião e cultura em que exigem é mulher ser duma certa forma, eu tenho de ser?? E ainda nem indo viver nessa cultura nem nessa religião ?
O que me chateou for ele agora, após o casamento ter mudado á palavra dada, sobre o que me tinha prometido, tenho conhecimento de casais nas mesmas condições em que nós estamos e vivem bem e felizes, pelo simples facto de mediarem as coisas pelos 2.
Conheço um casal que vive em frança, casados á 4 anos, ela catolica ele muçulmano, fizeram um casamento no meio duma quinta, numa tenda arabe, quem presidiu ao casamento foi um Imane e um padre.
Ela come porco ele não, quando ele faz Ramadão ela não come á frente dele.
Quando falam de filhos ambos estão de acordo em lhes ensinar ambas as religiões, irao ser batizados e se for rapaz será circuncisado, terá a sua festa de batismo e festa da circuncisão. Quando tiverem idade para escolherem em consciencia, escolhem a sua religião. Ora diz-me Patricia qual é o mal nisto ?
Peregrino
02-07-2008, 21:30
Beatriz que tal esperar para se juntarem e resolverem o assunto juntos :piscando:
e
Se não for abusivo perguntar. Que coisas o seu marido terá exigido para a deixar assim tão recalcitrante :?:
Caro Peregrino
O facto de me ter prometido por Deus que depois tudo se faria em portugal, mas apenas se eu o fizesse como a mãe queria fazer e sonhou para o 1 filho que se casasse. Ora após o casamento ele acaba por me dizer que depois não podá fazer, pois a sua religião não permite. Ora ista caiu-me como um balde de água fria, depois de tudo o que tinha acabado de fazer por ele e pela familia ele agora não queria cumprir com a sua palavra a sim como a promessa que me fez diante de Deus. Senti-me traida, foi isso.
Beatriz, podes continuar a ser católica estando com o teu marido e fazer o que sempre fizeste e não acho que a mulher tenha que ser de uma ?certa forma?, tem que ser igual ao que sempre foi mas com as devidas adaptações que temos que fazer quer o marido seja muçulmano ou de outra religião qualquer. Eu pelo menos não me sinto obrigada a ser desta ou daquela forma.
khadijah
03-07-2008, 13:49
Concordo absolutamente com a Sarah: qualquer casamento exige adaptações de ambas as partes.
Se ambos o desejarem realmente, certamente poderão encontrar um equilibrio em que ambos se sintam felizes porque afinal importa reter que ambos acreditam no mesmo e único Deus!!
Sinto-me triste quando vejo guerras e discussões do género "o meu profeta é melhor que o teu..." em torno de algo que deveria ser tão simples e bonito como a fé.
PatriciaMartins
03-07-2008, 14:30
Conheço um casal que vive em frança, casados á 4 anos, ela catolica ele muçulmano, fizeram um casamento no meio duma quinta, numa tenda arabe, quem presidiu ao casamento foi um Imane e um padre.
Ela come porco ele não, quando ele faz Ramadão ela não come á frente dele.
Quando falam de filhos ambos estão de acordo em lhes ensinar ambas as religiões, irao ser batizados e se for rapaz será circuncisado, terá a sua festa de batismo e festa da circuncisão. Quando tiverem idade para escolherem em consciencia, escolhem a sua religião. Ora diz-me Patricia qual é o mal nisto ?
Olá Beatriz, nao vejo mal nenhum isso, aliás fico feliz em saber que ha casais que se entendem assim.
Eu apenas acho que nao custa nada cedermos quando a relaçao é posta em causa por causa de pequenas coisas, que para mim sao pormenores, so isso.
Quem sabe se quando ele vier para Portugal, longe da familia dele, ele nao aceitará realizar o casamento como tu pretendes?! Eu julgo que isso é possivel, se ambos nao forem tao intransigentes um com o outro.
Quem sabe se tu nao cederes um centimetro, ele nao ceda tambem...
Bjs
:D olá Patricia
Diz-me uma coisa . Como consegues ter uma relação tão longa (5 anos) com um marroquino/muçulmano?
Apenas pergunto isto visto que pela cultura dele e pela sua religião pessoas de sexo diferente não se podem tocar antes do casamento, como consegues tu, estar 5 anos sem sequer lhe dar um beijo ?? Como isso é possivel ?
Sendo tu uma pessoa tão defensora da cultura arabe e da religião muçulmana.
Essa preservação, pelo que tenho observado mesmo em Marrocos, apenas é considerada por pessoas que por exemplo vivam em meios mais pequenos, mais tradicionais, o que até acho bastante importante.
Em cidades grandes com um desenvolvimento mais ?ocidental? não é bem assim, podes encontrar casais de namorados juntinhos, etc., em outros países muçulmanos não sei.
khadijah
04-07-2008, 14:05
Mas de facto o "namoro ocidental" não é aceite nem permitido pelo Islão.
PatriciaMartins
04-07-2008, 15:06
"olá Patricia
Diz-me uma coisa . Como consegues ter uma relação tão longa (5 anos) com um marroquino/muçulmano?
Apenas pergunto isto visto que pela cultura dele e pela sua religião pessoas de sexo diferente não se podem tocar antes do casamento, como consegues tu, estar 5 anos sem sequer lhe dar um beijo ?? Como isso é possivel ?
Sendo tu uma pessoa tão defensora da cultura arabe e da religião muçulmana."
Beatriz, em primeiro lugar foste tu que pediste aqui no forum uma opiniao e as pessoas aqui responderam-te porque tu pediste.
Por outro lado, jilgo que nunca te pedi nenhuma opinião acerca daquilo que devo ou não fazer. Mas se alguma vez te pedi a opinião relembra-me que eu nao me lembro de isso ter acontecido.
Eu tambem nunca a questionei de como se apaixonou pela Internet, nem como decidiu casar com um homem com quem não teve anos de convivência. Tenha mais respeito pelos outros.
Aqui so demos a nossa opinião, porque você a pediu...
A minha vida nao te diz respeito, quem és tu para me fazer uma pergunta dessas? E se eu decidi ou não estar sem contacto fisico com o Hamid, o que te interessa? São opçoes que tomamos em conjunto(porque respeitamos a diferença), seja a resposta à tua pergunta sim ou não... Penso que alguém responsável pelo forum devia ter mão neste tipo de questoes,que invadem a nossa privacidade. Julgo nao ser esse o proposito do forum...Sinto que estou a ser provocada e não costumo entrar em provocações hipocritas e de pessoas que nao sabem respeitar as opções dos outros.
E mais eu não sou defensora de nada, eu e o Hamid, sendo um "casal" conversamos e decidimos sempre em conjunto, ao contrário do que acontece com algumas pessoas, que depois vêm para o forum falar de quem nao se pode defender.
E mais, se eu e o Hamid decidissemos ter relações antes de casarmos o problema era nosso enquanto casal. Ao contrário de ti, que não conseguem encontram um meio termo e não se entendem.
Aquilo que sempre defendi aqui, é o entendimento do casal (em assuntos religiosos ou nao), independentemente daquilo que manda a religião. Nunca me ouviu dizer: NÃO COMA CARNE DE PORCO PORQUE MANDA A RELIGIÃO. Eu simplesmente lhe disse, tente respeitar as opções do seu marido, para haver harmonia no casal.
PatriciaMartins
04-07-2008, 15:14
Pois é Sarah, ja se vê em Marrocos muitos casalinhos de namorados...
O que nao quer dizer que isso esteja correcto ou errado, sao opçoes de cada um... DECISÕES QUE O CASAL DEVE TOMAR EM CONSENSO...
Beijinho amiga
Peregrino
04-07-2008, 16:16
Olá Patrícia
Acalma-te, a Beatriz só fez perguntas que tu podes ou não responder...
s3 a todos,
Peço calma e que os assuntos não se tornem pessoais. Comprendo que se discutem aqui assuntos que dizem respeito a casais.
Inxa-Allah manteremos a calma e discutiremos tendo sempre em conta que este espaço é islâmico, embora aberto a todos quer sejam muçumanos ou não.
Ma'a-salaama,
Salam Aleikum!
Calma! O que é preciso é ter calma.... :D
Discutir assuntos na net é sempre diferente que pessoalmente, ficam sempre mal entendidos, palavras por escrever.... etc.
A minha modesta opinião:
1º Pelo que entendi e já foi dito por outra pessoa, a questão da Beatriz, embora não se prenda com diferenças, sejam elas quais forem, mas com mudança de opinião do marida dela, ou seja, mais concretamente uma promessa quebrada.
2.º Beatriz, o que estás a passar é uma questão delicada. Pois o ser humano é imperfeito e logo nunca se conhece uma outra pessoa até ela se mostra.
3.º Para alem da promessa quebrada... há resentimentos.
4.º Há quanto tempo conheces o teu marido? Será que realmente foste para esse casamento com "olhos abertos"? Eu recomendo que não ninguem case com o muçulmano, principalmente estrangeiro, sem primeiro conhecer bem a religião e a cultura. A cultura, sim, porque é diferente de país para país e faz com que a religião seja vivida diferentemente. Marrocos, Argélia, Egipto, etc, vivem o Islão, por influência das suas culturas de uma maneira diferente. (estou a falar porque conheço bem Marrocos e indirectamente o Egipto).
5.º Será que nessa promessa quebrada, já não haria indicios disso? Eu acho que sim, só que as vezes quando se gosta... não se vê tudo.
Bom se quiseres falar comigo, contacta-me: geral@hanifaponte.net
Patrícia, "Dear take with easy", dá noticias, qd vens cá ao Porto?
O que eu apenas quiz frisar é que pelo que vejo gostas de apontar o dedo e deizer que os outros não são tolerantes com isto ou com aquilo, mas quando a questão se vira para ti, já não gostas assim tano, é como se costuma dizer, faz o que eu digo e não o que eu faço.
Eu sempre estive calma, passei por uma altura em que isso não fazia parte de mim, mas de momento estou traquila, mesmo depois de ter lido algumas opiniões aqui postadasque não gostei muito, mas somos todos diferentes e claro com opiniões diferentes.
"Não se deve atirar com pedras se se tem telhados de vidro."
PatriciaMartins
04-07-2008, 21:14
Olá a todos,
eu estou calma, alias calmissima, não tenho porque nao estar. Apenas considero que este forum nao serve para questionarmos individualmente sobre a vida privada de alguém.
Beatriz, se eu tive relações ou não com o Hamid, só nós e Deus é que sabemos, mas a questão aqui não está em fazermos ou não o que diz a Biblia ou o Corão.
Mais uma vez repito, o que está aqui em causa é o consenso entre o casal, as opções que tomam juntos sejam elas a favor ou contra aquilo que diz a religião. O que está em causa aqui é que tudo aquilo que fazemos na nossa relação é sempre acordado pelos dois. E se em algum momento algum de nós tenta fugir à palavra dada, tentamos um acordo para que ninguem saia magoado.
Pelas queixas que apresentas não é isso que acontece contigo e com o teu marido. Conheceram-se, casaram-se e agora PARECEM nao estar em acordo em questoes basicas de convivencia... É apenas isso.
Eu nao tenho telhados de vidro, eu não cheguei aqui a dizer que o hamid me prometeu mundos e fundos e que não cumpriu, aquilo que eu sempre disse aqui, nas poucas vezes que me referi a ele (porque ele nao participa no forum e nao tem oportunidade de se defender), sempre falei no Hamid como alem de uma bom companheiro, um bom amigo, fiel às suas palavras e que pelas suas atitudes bonitas me fez aproximar do Islão.
E hoje vejo que é possivel convivermos felizes com as nossas diferenças religiosas e culturais e que afinal a mulher nao é tao submissa no Islao como tanto se fala. E afinal é maravilhoso, PARA MIM, fazer o jejum do ramadão (que eu ADOREI, me senti muito feliz), não comer carne de porco, nao usar roupas extravagantes ou pelo menos exageradamente destapadas, e que para ele nao é tao dificl passar o Natal ou a Páscoa com a minha familia, sem misturar-mos os nossos pontos de vista.
Isto tudo porque é maravilhoso estar com ele e estarmos felizes, sem discussoes inuteis. Porque no momento em que a nossa relaçao ja nao resultar e quando os nossos pontos de vista nos afastarem, talvez nao valha a pena estarmos a massacrar-mo-nos com a presença do outro.
Hanifa, realmente não temos conversado muito, mas estás sempre no meu pensamento e nas minhas conversas com o hamis sobre Marrocos e os amigos que eu fiz pela aproximação a ele e ao Islão.
Sarah, sabes que és uma amiga que ganhei, obrigada pelas tuas palavras na mensagem que me enviaste, tou feliz, tu sabes!
"O que eu apenas quiz frisar é que pelo que vejo gostas de apontar o dedo e deizer que os outros não são tolerantes com isto ou com aquilo, mas quando a questão se vira para ti, já não gostas assim tano, é como se costuma dizer, faz o que eu digo e não o que eu faço."
Beatriz, nunca te quis apontar o dedo, quis apenas tentar fazer-te ver que devias ter pensado antes de te casares e se quando chegaste la nao estavas de acordo com o que la se estava a passar nao devias ter casado. Antes isso do que agora estares nesse dilema.
Tenta conquistar o teu marido com um bocadinho mais de tolerância e vais ver que vais conseguir alcançar deles coisas, que pensas serem impossiveis neste momento.
Acho que com este concelho nao te estou a apontar o dedo...
Bj Hanifa e Sarah, cumprimentos a todos
Bem... Vou entrar nesta discussão á "penetra"
Antes de mais nada gostava de usar uma frase que o meu pai disse ao meu irmao á uns anos atras quando ele conheçeu uma namorada pela net:
"O que é esperavas? É o que dá conhecer alguém por catalogo"
Isto está certíssimo... Pela net é roleta russa... não há nada como conhecer frente a frente sem horas combinadas e sem um computador a esconder.
Patricia acho que nao tem mal nenhum comer uma coisa que o outro nao pode comer com excepção de doces.
Isto é chato falar de assuntos pessoais... mas Beatriz só te dou o conselho para teres muito cuidado porque conheço muita gente de varias raças e religiões que sao capazes de tudo para ter uma vida melhor(nacionalidade europeia).
Gostava só citar um caso na França de um, por coicidencia argelino, que tinha outra mulher na Argelia...
Isto para reforçar a ideia que é preciso ter cuidado, a net serve para muita coisa... mas para casar....
Seja como for Beatriz não cedas... ambos têm que se adaptar... Não parte só de um.
PS: Honra também engloba honestidade
PatriciaMartins
06-07-2008, 21:13
Olá a todos!
"O que é esperavas? É o que dá conhecer alguém por catalogo"
Isto está certíssimo... Pela net é roleta russa... não há nada como conhecer frente a frente sem horas combinadas e sem um computador a esconder."
Olá Orlando, o teu pai não podia estar tão certo!
"Isto é chato falar de assuntos pessoais... mas Beatriz só te dou o conselho para teres muito cuidado porque conheço muita gente de varias raças e religiões que sao capazes de tudo para ter uma vida melhor(nacionalidade europeia). "
Isto acontece em muitos casos, mas nem todos sao oprtunistas. Eu ja quis legalizar o hamid por esta via, por diversas vezes, mas o Hamid nunca quis. Quer que esse seja um momento de felicidade para ambos, e que nao seja lembrado como um dia, em que tivemos mesmo de o fazer.
Ele diz sempre: quando tiver de ser, é porque chegou o momento e nao porque as leis deste país nos obrigaram a isso!
"Patricia acho que nao tem mal nenhum comer uma coisa que o outro nao pode comer com excepção de doces."
:D e eu respeito a tua opinião, mas continuo a ser da opinião que não é de muito bom gosto, esta atitude, quando ha imensos tipos de carne para comer.
É a mesma coisa que quando vou a uma churrasqueira e estao a assar frangos e carne de porco no mesmo assador. Simplesmente não compramos nada e vamos a outro lugar qualquer. Fica aquela sugestão de estar a comer uma coisa que esteve em contacto com a carne de porco.
Será que estas situaçoes não encomodam nenhum dos muçulmanos aqui do forum?!
E que eu nao sou muçulmana , e encomoda-me...
Cumprimentos a todos
olá Patricia
São situações que em Portugal se fazem sempre, quem te garante indo a outro sitio a carne de frango não é assada no mesmo sitio onde já foi assada a de porco ou mesmo ao mesmo tempo ?
Num pais onde se consome imenso porco é dificil para um muçulmano comer fora de casa e saber que está a comer carne que é abatida pelos costumes muçulmanos e que não esteve em contacto com carne de porco. Esse tipo de coisas fora dum pais muçulmano é muito de dificil de manter, não impossivel. Aqui no porto por exemplo pelo que conheço so existe um talho onde comprar carne para um muçulmano. E isso não depende de nós Portugal onde a nossa religião nos permite comer carne de porco e onde a forma como é abatida nunca foi questionada pela religião, isso depende de quem é muçulmano e tem que seguir certos ritos que a sua religião lhes impoe é que têm de arranjar forma de a arranjar ou então pura e simplesmente é coisa que tem que se habituar ao pais onde vivem, se não houver mesmo outra solução. Eu por acaso tive sorte de morar numa cidade onde pelo menos tem um talho onde comprar carne para o meu marido, sei que em Lisboa existem mais e mais variedade de escolha, mais isso tambem porque existam mais muçulmanos a viverem em Lisboa, agora imagino como vivem então os muçulmanos que viem em Portugal que não moram em cidades como Lisboa ou Porto, ou se deslocam até la para a comprarem , ou deixam de comer carne ou pura e simplesmente é coisa que não fazem porque não tem acesso a ela.
Beijinhos
ola, meu nome e tania e sou casada a 5 anos com um mulçumano. no começo do nosso relacionamento ninguem da familia dele aceitava porque eu era brasileira e eles nao queriam permitir o nosso casamento por diferença de cultura e religiao. ficamos juntos num longo tempo de 8 anos entre namoro e noivado ate conseguimos casar. nos casamos na religiao mulçumana como acontece com todos filhos de mulçumanos, hoje graças a deus somos muitos felizes e conseguimos vencer todas as barreiras que a vida pos em nossa frente. hoje graças a deus sou frequentadora da religiao mulçulmana e me considero mulçumano de coraçao pois frequentamos eu ele e nossa filhinha de 3 anos, a mesquita todos os dias, graças a nosso bom deus conseguimos vencer juntos e hoje somos muitos felizes. hoje nao sou mais vista como brasileira, mais sim como um pessoa como outra qualquer nao me seinto mais discriminada mais confesso que no começo me senti muito discriminada por todos , mais hoje sou um vencedoro todos da familia dele que me olhava torto hoje me olham com carinho e muito respeito... :lol:
khadijah
24-07-2008, 14:48
Olá Tania!
Fico muito feliz por ler as tuas palavras. Tenho a certeza que quando Deus assim o quer conseguimos ultrapassar todos os obstáculos.
Vives em Portugal?
ola para todos....
e claro que o filho vai ser mulçumano sabe porque . porque e a melhor religiao que deus colocou no mundo onde o respeito pelo ser humano e grandioso e o afeto para com as pessoas e multuo...
com toda certeza do mundo eu quero com a graça de deus poder criar minha filha na religiao islamica. pois sou brasileira mais convertida ao islan e sou frequentadora da mesquita minha filha dez que estava dentro da minha barriga ja ia pra mesquita entao o alcorao pra ela soa como musica pra seus ovidos hoje ela tem 3 aninho e ja faz os movimentos da oraçao junto comigo e posso garantir que nao tem coisa mais bonita nesse mundo de ver minha filha fazendo os movimentos da reza....
ola para todos....
e claro que o filho vai ser mulçumano sabe porque . porque e a melhor religiao que deus colocou no mundo onde o respeito pelo ser humano e grandioso e o afeto para com as pessoas e multuo...
com toda certeza do mundo eu quero com a graça de deus poder criar minha filha na religiao islamica. pois sou brasileira mais convertida ao islan e sou frequentadora da mesquita minha filha dez que estava dentro da minha barriga ja ia pra mesquita entao o alcorao pra ela soa como musica pra seus ovidos hoje ela tem 3 aninho e ja faz os movimentos da oraçao junto comigo e posso garantir que nao tem coisa mais bonita nesse mundo de ver minha filha fazendo os movimentos da reza....
Tambem existe discriminação á novas muçulmanas para casar com um muçulmano... Pensava que era só no vice versa, afinal o racismo é para todos os sexos.
mensagem modificada por erro.
ola pra todos
eu sei perfeitamente o que e um casamento com um homem que e mulçumano e uma mulher crista ou vice versa.
no meu caso eu era catolica nao praticante e depois que conheci o isla me apaixonei por essa religiao
que trata a mulher com dignidade e respeito
eu quero muito poder com a graça de allah poder criar e educar minha filha na religiao mulçumana...
inchallah...
ola irmao
eu resido no brasil eu meu esposo e minha filha
vc e de onde e mulçumano :!:
Para quem é esta pergunta?
olá tania
Espero que seja muito feliz ;)
bom dia para todos
hoje e um dia muito especial para nos mulçumanos
hoje e sexta feira , todas as sextas feiras eu meu marido e minha filha vamos pra mesquita assistir a oraçao e muito gostoso ver os amigos e sentir uma paz imensa depois que saimos de la e maravilhoso....
beijos pra todos
salam
SALAM
Ola queridos irmaos gostaria que voces que frequenta o forum e sabem de historias relacionadas ou profeta que divulguem pra que nos possamos aprender mais sobre o isla ...
obrigado :lol:
Assalamu Aleikum,
Depois de um longo período de ausência, resolvi hoje ligar-me ao forum.
Vi o título sem ler as participação e quero dizer a todos os seguinte:
Há três semanas que o meu casamento de 18 anos com uma mulher cristã está a chegar ao fim, sem nada o prever, ( espero que Allah ainda o Salve ) por opção dela e por aparecimento de uma teceira pessoa escolhida para me trocar.
Tenho duas filhas, uma com treze anos, que optou de imediato a ficar comigo e outra de oito que ainda está bastante ligada pelo cordão umbilical à mãe.
Neste momento tenho um conflito interior, sem precedentes na minha vida em relação às minhas filhas.
Como será encarada pela minha filha mais pequena a presença de um homem estranho e diferente nas convicções do pai, que ela estava costumada a ver quando fazia as orações...
Não consigo escrever mais...as minhas desculpas...tentarei fazê-lo nos próximos dias...porém cá fica um alerta que as coisas complicam-se na hora do desfecho.
Antes de desligar, peço aos meus irmãos Duas ( Preces) para que o meu lar seja salvo, quem sabe Allah aceite de alguém que Lhe é querido. Amin
w3 irmão,
É uma triste história. Que Allah lhe dê consolo e força para ultrapassar estes momentos.
De facto é doloroso e já testemunhei uma situação semelhante de um amigo que se separou também de mulher não muçulmana.
Ma'a-salaama,
selam aleykum!
este topico esta a gerar uma grande conversa!
ja voltei a Portugal! Felizmente nao tive grandes problemas com a minha familia em relaçao a minha conversao (a parte de quase ter comido um crepe com queijo que por acaso continha pedacinhos d fiambre, por distraçao da minha mae e minha tambem, mas ainda fui a tempo de me aperceber e nao comi).
Mas andei a pensar numa coisa, em relaçao ao casamento e pensei "como vou encontrar alguem?". Sei que ainda sou muito jovem mas para mim o casamento e algo muito importante mas nao sei bem como encontrar alguem para mim porque nao ha la muitos muçulmanos na minha zona, pelos menos que eu saiba, e parece-me que ainda fico por aqui durante alguns anos... Quero mesmo muito casar-me! :D
Quer dizer primeiro vou estudar ou assim sao os meus planos.
Bem seja como for, Allah sabe melhor, se e suposto que eu me case Allah encontrara uma maneira. :)
Acho que acabei de me responder a mim mesma! :lol:
Assalamu Aleikum,
Há três semanas que o meu casamento de 18 anos com uma mulher cristã está a chegar ao fim, sem nada o prever, ( espero que Allah ainda o Salve ) por opção dela e por aparecimento de uma teceira pessoa escolhida para me trocar.
Tenho duas filhas, uma com treze anos, que optou de imediato a ficar comigo e outra de oito que ainda está bastante ligada pelo cordão umbilical à mãe.
Neste momento tenho um conflito interior, sem precedentes na minha vida em relação às minhas filhas.
Como será encarada pela minha filha mais pequena a presença de um homem estranho e diferente nas convicções do pai, que ela estava costumada a ver quando fazia as orações...
Não consigo escrever mais...as minhas desculpas...tentarei fazê-lo nos próximos dias...porém cá fica um alerta que as coisas complicam-se na hora do desfecho.
Antes de desligar, peço aos meus irmãos Duas ( Preces) para que o meu lar seja salvo, quem sabe Allah aceite de alguém que Lhe é querido. Amin
Irmao rezarei por si, espero que tudo se resolva plo melhor... :)
Salams irmão AC,
Na vida nunca sabemos o que nos espera no dia seguinte, mesmo quando uma relação dura 18, 20, 50 anos. Tudo pode mudar de um dia para o outro.
Nessas alturas, resta-nos pedir a Allah o seu "consolo" e mais que fazer Duá, é preciso implorar a Allah que ACEITE o nosso Duá. Ele está sempre connosco e nos guiará pelo caminho mais certo impedindo que desgraças aconteçam.
Faço Duá para que tudo se resolva e que não haja uma separação, pois essa seria não unicamente entre duas pessoas, mas 4. Amin
Salams
salam a todos...
estou a pouco tempo nesse forum e ja me expressei por varias vezes e tenho percebido que algumas pessaos so estao a criticar ao invez de ajudar... por que isso meu allah, eu sou mulçumana mais antes era catolica, sera que as pessoas nao sabem que pra ser mulçumana e preciso agreditar em JESUS CRISTO e em todos os profetas envidos por DEUS e acreditar nos tres livros enviados por deus que e TORAR, BIBLIA E CORÃO, meu allah pq tudo parece ser tao dificil quando e tao facil, a gente tem o direito de escolher o melhor pra gente mais eu acho que nao e pq a mulher que casa com um mulçumano e se converte tambem ao isla, eu nao acho que isso e falta de fe muito pelo contrario pq poucas pessoas sabem mais um religiao completa a outra o isla e o complemento do cristianismo entao porque nao seguilo?
quero inchala poder participar por mais vezes de assuntos relacionados a religiao... e aprender com todos os irmaos desse forum
salam maleikun...
Assalamu Aleikum,
É a vida... pena é que nos divorcios os filhos é que se... lixam.
Tayeb não diga que se a esposa fosse muçulmana já não se divorciava???
Jael, se a sua terra for como a minha... a probablidade de encontrar uma muçulmana e solteira são tão baixas que se considera impossivel.
Tayeb não diga que se a esposa fosse muçulmana já não se divorciava???
Eu disse isto?
uma situação semelhante de um amigo que se separou também de mulher não muçulmana.
Só o questionei???
Orlando, eu sou a unica muçulmana na minha aldeia, e o que da viver no campo... Talvez, quando for pra universidade este ano, conheça mais alguem. :)
As vezes e dificil, sou do tipo de pessoa que precisa de apoio, preciso de alguem a dar-me força senao tenho medo de começar a ficar desleixada... :( Mas inshallah terei força suficiente para que isso nao aconteça. :D
Ou seja, e mais facil quando se tem alguem para nos lembrar o que devemos fazer e que nos entende.
Orlando, eu sou a unica muçulmana na minha aldeia, e o que da viver no campo... Talvez, quando for pra universidade este ano, conheça mais alguem. :)
Sem a querer disuludir acho dificil... Eu no meu caso devo em principio ir para França daqui a 3 anos, lá ha muçulmanas que se farta 8)
As vezes e dificil, sou do tipo de pessoa que precisa de apoio, preciso de alguem a dar-me força senao tenho medo de começar a ficar desleixada... :( Mas inshallah terei força suficiente para que isso nao aconteça. :D
Ou seja, e mais facil quando se tem alguem para nos lembrar o que devemos fazer e que nos entende.
Eu compreendo porque eu sou exactamente assim :D Já sei que não posso casar consigo se não ficamos á espera um do outro e desleixamo nos os dois :lol: :lol: :lol:
ja nao tenho ilusoes dessas. Sei que e muito dificil. Inshallah, vou encontrar alguem, talvez na minha proxima viagem a alemanha, tambem ha la muçulmanos que se farta. :)
ja nao tenho ilusoes dessas. Sei que e muito dificil. Inshallah, vou encontrar alguem, talvez na minha proxima viagem a alemanha, tambem ha la muçulmanos que se farta. :)
Não tantos como na França mas tambem os há que sa farta...
Se não encontrar ninguem vou ter de optar por não muçulmana. :chorando:
nem isso posso fazer. E nem quero, para mim se nao encontrar muçulmano, fico solteira. Nao ha ca festas! Como se diz ca na minha terra. :D
nem isso posso fazer. E nem quero, para mim se nao encontrar muçulmano, fico solteira. Nao ha ca festas! Como se diz ca na minha terra. :D
Poder pode... Agora se não quer isso é outro assunto... fica encalhada como se diz aqui.
Peço a Deus que encontre alguém do seu agrado.
Inshallah, farei o mesmo para si.
salam a todos....
gostaria de falar para as mulheres que sao casadas com mulçumanos e nao sao convertidas, em primeiro lugar o relacionamento quando vc e da mesma religiao do seu esposo e muito melhor, as conversas, as duvidas vcs podem tirar um com o outro e muito gostoso, e acima de tudo o amor parece crescer a cada dia e maravilhoso... falo isso por experiencia propria... vcs mulheres que sao catolicas o isla e a continuidade do cristianismo entao porque nao seguilo... que deus esteja com todas vcs.
salam aleikum
Peregrino
29-07-2008, 21:28
s3 irmão AC
Espero que Deus os guie pelo melhor
salam a todos...
O papel da mulher no islamismo(FONTE;REVISTA VEJA)
A lista de horrores já soa, a esta altura, familiar. Meninas proibidas de ir à escola e condenadas ao analfabetismo. Mulheres impedidas de trabalhar e de andar pelas ruas sozinhas. Milhares de viúvas que, sem poder ganhar seu sustento, dependem de esmolas ou simplesmente passam fome. Mulheres com os dedos decepados por pintar as unhas. Casadas, solteiras, velhas ou moças que sejam suspeitas de transgressões - e tudo o que compõe a vida normal é visto como transgressão - são espancadas ou executadas. E por toda parte aquelas imagens que já se tornaram um símbolo: grupos de figuras idênticas, sem forma e sem rosto, cobertas da cabeça aos pés nas suas túnicas - as burqas. Quando o Afeganistão entrou no noticiário por aninhar os terroristas que bombardearam o World Trade Center e o Pentágono, essas cenas de mulheres tratadas como animais voltaram a espantar o Ocidente. Elas viviam em regime de submissão absoluta havia muito tempo, mas a situação ficou ainda pior desde que a milícia Talibã tomou o poder no país, em 1996.
O cenário de Idade Média não era uma prerrogativa afegã. Trata-se de uma avenida permanentemente aberta aos regimes islâmicos que desejem interpretar os ensinamentos do Corão a ferro e fogo. A isso se dá o nome de fundamentalismo. Há países de islamismo mais flexível, como o Egito, e outros de um rigor extremo, como a Arábia Saudita. Para o pensamento ortodoxo muçulmano, a mulher vale menos do que o homem, explica Leila Ahmed, especialista em estudos da mulher e do Oriente Próximo da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. "Um 'infiel' pode se converter e se livrar da inferioridade que o separa dos 'fiéis'. Já a inferioridade da mulher é imutável", escreveu Leila num ensaio sobre o tema, em 1992.
Por trás dessa situação há uma ironia trágica. A exclusão feminina não está presente nas fundações do islamismo, mas apenas no edifício que se erigiu sobre elas. O Corão, livro sagrado dos muçulmanos, contém versículos dedicados a deixar claro que, aos olhos de Alá, homens e mulheres são iguais. O mais importante deles é o que está reproduzido nesta página. Ele mostra que Deus espera a mesma fidelidade de ambos os sexos, e que a premiará de forma idêntica. O Corão é o mandamento divino, e não uma interpretação qualquer da vontade de Deus. Como se explica, então, que idéias tão avançadas tenham se perdido, para dar lugar a Estados religiosos em que as mulheres têm de viver trancafiadas e cobertas por véus, em pleno século XXI? As respostas têm de ser buscadas muito longe, no próprio nascimento do Islã.
TEMOS QUE MUDAR ESSA VISAO DO ISLA... SO NOS MULÇUMANOS PODEMOS MUDAR O QUE A MIDIA DIVULGA DE ERRADO SOBRE O ISLA E MOSTRAR QUE O ISLA NAO E NADA DISSO E SIM UMA RELIGIAO MARAVILHOSA, DE RESPEITO PARA COM TODOS E PRINCIPALMENTE COM AS MULHERES... NAOS MULHERES MULÇUMANAS NAO SOMOS DISCRINIMADAS E NAO TAO POUCO SUBMISSAS A HOMEM NENHUM SOMO SIM SUBMISAS A ALLAH...
Esses esterotipos vêm herdados pela cultura nos países arabes, as pessoas passam a interpretar cultura arabe com Islão. Errado
Em países não árabes e não islâmicos também há mulheres submissas, é a lei dos homens não da religião.
Em países não árabes e não islâmicos também há mulheres submissas, é a lei dos homens não da religião.
Mas são casos isolados e não é a sociedade toda como nos países árabes islâmicos
No único país islâmico que conheço já encontrei os dois casos (submissas e não submissas), aqui também conheço alguns.
No único país islâmico que conheço já encontrei os dois casos (submissas e não submissas), aqui também conheço alguns.
Mas quando a Lei as obrigam... deixa de haver lugar para a liberdade
khadijah
30-07-2008, 15:00
Concordo com a Sarah que há mulheres submissas em todo o lado... mas o que me parece triste é quando essa é a imagem da mulher muçulmana...
Irmã é o estereotipo que se cria. Diga-me este rapaz parece-lhe terrorista?
http://english.aljazeera.net/mritems/Images//2008/7/29/2008729172641209738_5.jpg
Foi morta ontem na Palestina ocupada quando se manifestava contra o Muro de Vergonha.
Se fosse uma criança judaica tinham feito um grande alarido. Uma criança morta pelo tiro certeiro de um soldado israelita, que ficará certamente impune. Nem Aljazeera deu importância à morte desta criança.
Infelizmente esta é a realidade que devemos denunciar.
Mas são casos isolados e não é a sociedade toda como nos países árabes islâmicos
Que perito é você Orlando para generalisar?
Realmente é pena a imagem da mulher muçulmana ser apontada assim na negativa, mas o que tenho visto é que, no caso em Marrocos, elas têm mais direitos que nós aqui. Se trabalharem podem ficar com o dinheiro delas só para elas, o homem é que tem obrigação de sustentar a casa, podem também não trabalhar e ficar em casa e ter filhos em maior número, coisa que aqui além de caro não temos tempo porque temos mesmo que trabalhar e passamos a maior parte do tempo longe da familia.
khadijah
30-07-2008, 15:56
O único país islâmico que conheço é o Egipto, que pelo que me apercebo é até considerado "moderno" :lol: mesmo assim a grande maioria das jovens muçulmanas, mesmo após concluirem uma licenciatura, não conseguem ou não lhes é permitido arranjar trabalho (e na maioria dos casos que conheço não é por não quererem, é porque a familia não permite ou nos casos em que conseguem são assediadas pelos seus superiores ou patrões, também eles muçulmanos).
Parece, pelo que leio e falo com amigas egipcias, que em grandes cidades como o Cairo a situação tende a mudar, mas a mulher está ainda muito dependente de ter a sorte de arranjar um bom casamento.
Não conheço nenhum caso em que a mulher trabalhe e fique com o dinheiro para si, embora saiba que o Islão nos dá esse direito... hoje em dia elas partilham as despesas da casa, tal como se faz aqui em Portugal.
Realmente é pena a imagem da mulher muçulmana ser apontada assim na negativa, mas o que tenho visto é que, no caso em Marrocos, elas têm mais direitos que nós aqui. Se trabalharem podem ficar com o dinheiro delas só para elas, o homem é que tem obrigação de sustentar a casa, podem também não trabalhar e ficar em casa e ter filhos em maior número, coisa que aqui além de caro não temos tempo porque temos mesmo que trabalhar e passamos a maior parte do tempo longe da familia. :lol: :lol:
Atreva-se a dizer isso uma marroquina.
Porquê Orlando, já disse até mesmo a marroquinas no seu próprio país, acha que aqui somos mais livres? Temos sair super cedo de casa para apanhar 2 ou 3 transportes para ir trabalhar com os filhos atrás para a escola, chegamos a correr para arrumar as coisas e fazer o comer e tentar ajudar os filhos nos trabalhos, tudo a correr, isso é o que eu acho prisão.
Porquê Orlando, já disse até mesmo a marroquinas no seu próprio país, acha que aqui somos mais livres? Temos sair super cedo de casa para apanhar 2 ou 3 transportes para ir trabalhar com os filhos atrás para a escola, chegamos a correr para arrumar as coisas e fazer o comer e tentar ajudar os filhos nos trabalhos, tudo a correr, isso é o que eu acho prisão.
E se voce não trabalhar vai presa??? Alguem a obriga???
Enquanto estive na Turquia dava aulas de ingles num infantari. Durante uma aula com um dos grupos dos 5anos ouvi a seguinte conversa entre os meus alunos (parte dela teve de me ser traduzida, porque nao percebia tudo):
Aluna - A minha mae trabalhava mas o meu pai nao queria que ela trabalhasse, por isso foi falar com o patrao dela e ela foi despedida :!:
Aluno - E pa, o teu pai e esquisito!! :lol:
Na altura ri-me, porque o rapaz deu aquela resposta tao naturalmente que teve mesmo piada. Obviamente que a situaçao em si (da mae da rapariga) nao tem piada nenhuma. Nao se faz!
Orlando, não se vai presa porque se trabalha mas tem que se trabalhar para comer e ter as nossas coisitas. Não acha? Aqui precisamos de trabalhar. De certa maneira somos obrigadas.
Orlando, não se vai presa porque se trabalha mas tem que se trabalhar para comer e ter as nossas coisitas. Não acha? Aqui precisamos de trabalhar. De certa maneira somos obrigadas.
Sabia que em Marrocos, as pessoas prendem-se debaixo dos camiões para vir para aqui... E sabe porque??? Por causa da economia, as marroquinas ate gostavam de trabalhar para vir mais dinheiro para casa mas lá nao conseguem, nem eles.
Voce esta se a queixar de uma coisa que é um luxo para muito, tente comunicar com imigrantes que ira pensar duas vezes antes dizer isso.
salam a todos...
estou a le os dilemas que foram aberto por causa do que publiquei pra vc... olha aqui no brasil as coisas graças a allah nao sao nem um pouco parecida com as dai e de outros paises citados... eu trabalho mais por conta e o que fica tirando o que pagos das despesas do comercio fica pra mim... e meu marido ainda me da alguns pra que eu possa compra tudo que preciso... e ele que paga todas as contas, e ele que arca com todas as despesas da casa e se fosse pela vontade dele eu nao trabalharia, nunca ele me obrigou a da todo o dinheiro que ganho em suas maos, eu trabalhei e o dinheiro e meu ,,,, poxa vendo essas historias eu dou graças a allah em ser brasileira e principalmente em morar no meu amado brasil....
salam aleikum...
salam a todos...
estou a le os dilemas que foram aberto por causa do que publiquei pra vc... olha aqui no brasil as coisas graças a allah nao sao nem um pouco parecida com as dai e de outros paises citados... eu trabalho mais por conta e o que fica tirando o que pagos das despesas do comercio fica pra mim... e meu marido ainda me da alguns pra que eu possa compra tudo que preciso... e ele que paga todas as contas, e ele que arca com todas as despesas da casa e se fosse pela vontade dele eu nao trabalharia, nunca ele me obrigou a da todo o dinheiro que ganho em suas maos, eu trabalhei e o dinheiro e meu ,,,, poxa vendo essas historias eu dou graças a allah em ser brasileira e principalmente em morar no meu amado brasil....
salam aleikum...
E quem vive na Europa ainda tem de dar mais graças a Deus e sempre que nos queixar mos devemos nos lembrar dos outros que estão lá fora
khadijah
31-07-2008, 08:59
Salam Aleikom irmãs e irmãos,
Penso que o que a Sarah quer dizer é que hoje em dia, aqui em Portugal e se calhar no Ocidente em geral há momentos em que invejamos aquela imagem da mulher muçulmana que está em casa, acorda à hora que quer, deita-se à hora que quer e não tem qualquer preocupação de nível financeiro porque não lhe é dada sequer a oportunidade de trabalhar... porque me parece obvio que aquelas que podem trabalhar e guardar o salario para si pertencem a uma classe social alta e não à classe média ou média baixa que penso ser aquela a que nos referimos de uma maneira geral.
Quando estou mais cansada tenho momentos em que também as invejo, não pela sua situação (de não poderem trabalhar) mas pelo "descanso"... por poderem fazer o Ramadão sem a sensação de exaustão que experimenta quem trabalha todo o dia em jejum, por poderem fazer as orações a horas certas e ainda sunnah... ler o Alcorão... enfim, por uma série de coisas que são muito dificieis a uma mulher que trabalha pelo menos 8 horas por dia, chega a casa e ainda tem as limpezas, os filhos e a comida à sua responsabilidade, à parte das orações que também tentará fazer.
Mas penso que tudo é uma questão de opção pessoal. Não podemos mudar as "cartas" que Deus nos dá, mas podemos escolher como "jogá-las". Aqui em Portugal assiste-se a um endividamento das familias que as torna "escravas" do trabalho.
Talvez isso esteja ligado a uma fé cada vez mais fraca?
Talvez as pessoas preencham o seu vazio espiritual com bens materiais?
Talvez nos países mais pobres mas com fortes crenças religiosas as pessoas se sintam felizes sem os bens materiais de que a maioria dos europeus não prescinde? Ou será apenas a resignação por não os poderem ter?
No Egipto as pessoas são de longe muito mais alegres que os portugueses :D
salam
É exactamente como diz a Khadija, a mulher em paises islamicos pode não trabalhar, pelo que vejo não têm necessidades materiais que nós temos por exemplo aqui.
A vida delas não vai além de fazer pão (coisa que aprendem muito cedo), fazer comer, olhar pelos filhos que também é muito diferente de como nós olhamos aqui pelos nossos, é menos complicado, têm as tias, as avós, as irmãs e por aí fora para ajudar. Vivem mais descansadas, não sofre com stress, não têm que correr para lado nenhum.
Não ?perdem? tempo com coisas como aqui, não se importam se a roupa tá ou não passada, têm sempre escolas públicas para os filhos até à universidade onde não pagam nada e podia continuar aqui até mais não a enumerar situações.
Sr. Orlando, falo do que já vi, do que sei e tenho visto em familiares, amigos e conhecidos.
salam para todos....
bom dia... e irma sarah realmente em paises islamicos as mulheres felizmente ou infelizmente tem essa vida pacata que estavos lendo nessas mensagens que foram abertas... mais nos mulheres que conseguimos nossa independecia financeira muito bom vc nao acha? agora quando vc falou em mulheres que trabalham pra entregar o dinheiro no final do mes nas maos do marido isso eu achei um absurdo, eu trabalho mais o dinheiro que ganho e meu eu faço dele o que eu quero e quem paga todas a dispesas da casa e meu marido... nao entendo como tem mulheres que se submetem a isso...aqui no brasil graças a allah nao tem essas coisas... realmente e gostoso poder cuidar da casa dos filhos do marido etc... mais e uma vida rotineira e sem graça nenhuma, e a minha opniao....
salam aleikum....
É exactamente como diz a Khadija, a mulher em paises islamicos pode não trabalhar, pelo que vejo não têm necessidades materiais que nós temos por exemplo aqui.
A vida delas não vai além de fazer pão (coisa que aprendem muito cedo), fazer comer, olhar pelos filhos que também é muito diferente de como nós olhamos aqui pelos nossos, é menos complicado, têm as tias, as avós, as irmãs e por aí fora para ajudar. Vivem mais descansadas, não sofre com stress, não têm que correr para lado nenhum.
Não ?perdem? tempo com coisas como aqui, não se importam se a roupa tá ou não passada, têm sempre escolas públicas para os filhos até à universidade onde não pagam nada e podia continuar aqui até mais não a enumerar situações.
Sr. Orlando, falo do que já vi, do que sei e tenho visto em familiares, amigos e conhecidos.
O que??? A minha mãe não trabalha... e não veio a GNR a casa manda-la trabalhar...
Se voce tem que trabalhar para sustentar os seus vicios é um problema seu... Ninguem a obrigado a ser consumista. É tudo opções.
Não perdem tempo porque não querem e\ou muita vezes não podem...
Sr. Orlando, se não se importa seja educado e não fale assim, ninguém disse que ia preso se não trabalhasse. Parece-me que tem um problema de entendimento com o que os outros dizem, não vou mais falar deste assunto, principalmente com quem não quer entender.
E já agora, eu não tenho que trabalhar para sustentar os vícios, tenho sim que trabalhar para comer e viver dignamente.
Sr. Orlando, se não se importa seja educado e não fale assim, ninguém disse que ia preso se não trabalhasse. Parece-me que tem um problema de entendimento com o que os outros dizem, não vou mais falar deste assunto, principalmente com quem não quer entender.
E já agora, eu não tenho que trabalhar para sustentar os vícios, tenho sim que trabalhar para comer e viver dignamente.
O quero dizer com a GNR é que ninguém é obrigado a trabalhar.
Se não precisa é uma coisa...
Eu também tenho vícios, todos temos, uns mais caros que outros, nao leve a mal.
Na nossa sociedade as mulheres costumam ter o vicio da roupa...
Se voce mora-se em Marrocos (sem trabalhar para o Estado) queria ver se o dinheiro lhe chegava.
Não nos podemos estar sempre a queixar... há pior
salam a todos...
Evidentemente, temos em nosso Profeta SAAS, um maravilhoso exemplo de ser humano.O islam é um conjunto,seu mecanismo harmonioso provém de seus peculiares ensinamentos.Al Hamdulillah tenho uma família muçulmana feliz e saudável.Insh'Allah,os irmãos sejam ótimos pais,maridos,genros,profissionais e etc. Tudo isso está no conceito de ser um temente a Deus. O muçulmano deve ser exemplo saudável onde quer que ele esteja.
assalamu aleikum...
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.